quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para que pensar com qualidade?



Outro dia, estava em um grupo de reflexão, sendo que reproduzo aqui (com algumas considerações pessoais) alguns dos assuntos que foram abordados:

1. Compreender o valor da opinião contrária é aprender com ela. Aproveitar as diferenças é sinal de inteligência.

2. Com a sua capacidade infinita de criar e renovar-se, o homem tem o poder de mudar a si mesmo e ao mundo que o rodeia. Aí reside a responsabilidade da quebra de paradigmas (isto é, da "cultura geral vigente"), pois podemos mudar o comportamento através da mudança do pensamento!

3. Engana-se quem diz que o homem é um animal que sabe pensar. Na verdade, a inteligência é uma dádiva divina, mas cabe ao homem continuamente investir em aprender a pensar.

O ato de pensar não é uma dádiva apenas; depende também da vida social!

Podemos, sim, afirmar que o que difere o homem dos demais animais é a inteligência (além da afetividade, mas essa é conversa para outra ocasião), porém não se deve esquecer que o que difere os homens uns dos outros é a qualidade do pensamento.

Das sagradas escrituras, aprendemos que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, na inteligência e na vontade. Da biologia, aprendemos que o pensamento é uma reação química, própria dos neurônios e de suas sinapses. Da sociologia, retiramos que o pensamento é um atributo a ser aprendido através do convívio. Já a filosofia nos diz algo como "pensamento é o outro nome que se dá ao destino".

Todas as definições estão corretas, sendo sua principal virtude instigar-nos à relevância do assunto, para a vida de cada um de nós.

Hoje, creio que a qualidade humana mais desejada para profissionais de todas as áreas é a capacidade de pensar adequadamente (ao contrário do que já foi em outras eras, em que se desejavam pessoas que não pensassem, mas que fossem apenas capazes de realizar trabalhos repetitivos. Pensamento atrapalhava, pois desenvolvia a crítica).

4. O ato de pensar com qualidade resulta em comportamentos capazes de construir um trabalho dotado de dois componentes: produção e felicidade. Produzir sem ser feliz lembra a escravidão dos primeiros séculos de nosso país. Por outro lado, tentar ser feliz sem produzir resvala para a futilidade e para a ilusão.



Nenhum comentário: