sábado, 24 de fevereiro de 2007

Um robô-segurança



Esse robô, chamado Spyke, possui conexão WiFi, câmera de vídeo e MP3 player.

E o mais sensacional é que ele funciona como um equipamento de vigilância, tirando fotografias quando algum movimento é detectado no ambiente em que ele se encontra, enviando as fotos automaticamente para o seu e-mail.

Pode ainda ser usado como telefone VoIP e ser controlado pela Internet. E quando a bateria começa a enfraquecer, o Spyke volta automaticamente até a sua base e se coloca em posição de recarga!

Ele custa US$ 269.00 (EUA) ou £199.95 (UK). Saiba mais sobre o robô no site SpykeWorld e, também, assista a este vídeo do Spyke em ação.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

TV sob demanda


O Joost™, que é uma nova maneira de assistir TV na Internet, tem se aperfeiçoado rapidamente.

O objetivo é que se tenha a melhor aproximação possível das facilidades que podem ser hoje obtidas, nos EUA, por meio de um aparelho de TV.

Além disso, está em teste um sistema para se fazer buscas de programações e também um dispositivo de chat.

Novos canais também estão sendo adicionados, como é o caso da recente incorporação do NatGeo.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Efeitos colaterais da Internet


Ninguém duvida que a Internet nos trouxe um mundo de novas facilidades.

No entanto, há problemas, também.

Um deles é, certamente, a questão da auto-medicação. Saúde é um tema de interesse geral e, assim, sites nessa área começaram a proliferar por todos os cantos virtuais, como uma verdadeira epidemia.

Com isso aumentou a auto-medicação, que é totalmente condenada por ser um prática bastante perigosa. Some-se a isso o fato de que há “sites e sites”, sendo que nem sempre é possível avaliar a confiabilidade da informação que é colocada na Internet.

Um outro problema tem sido com a Wikipédia. Para quem não conhece, trata-se de uma enciclopédia livre e colaborativa, que é editada por internautas voluntários. Aqui acontece a mesma coisa: não se pode ter certeza de que determinada informação é absolutamente confiável.

E o que está acontecendo é que muitos alunos, para fazerem seus trabalhos escolares, têm simplesmente consultado a Wikipédia e adotado o procedimento do control-c-control-v (copiar e colar), sem qualquer discernimento ou preocupação com a veracidade (ou não) daquele material. Inúmeros erros têm ocorrido por meio desse procedimento, que tem deixado muitos professores de cabelo em pé, como pode-se ver neste interessante artigo sobre o assunto.

Relogiofone: sai dos filmes e vira realidade


Relógio que também funciona como telefone? Parece coisa de 007!

Mas agora ele já existe na vida real, chama-se “M300” e é um celular tri-band GSM/GPRS com uma série de funções: speakerphone, Bluetooth e MP3 player, agenda de telefones. Também possui uma antena interna e uma porta USB para transferir arquivos e músicas do PC para o seu pulso. A tela OLED é pequena e colorida.

Você pode usá-lo com um headset Bluetooth ou falar diretamente no telefone, igualzinho ao Bond (“James” Bond).

Ele é o menor celular do planeta. Custo aproximado: US$ 500. Veja fotos do aparelho e outras especificações aqui.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A alma do negócio


Foi feita uma análise, com duração de 3 semanas, comparando a quantidade de banners voltados para desenvolvedores da Sun versus da Microsoft.

A Sun exibiu 1 milhão de banners, dos quais 20 mil foram sobre a tecnologia Java.

A Microsoft, no mesmo período, exibiu 11 bilhões de banners!

A astronômica verba de publicidade da empresa de William Henry Gates III (o "Bill Gates") explica muitas coisas, como por exemplo, o por quê de não existirem mais Macs do que PCs no mundo, ou a razão pela qual o software livre não deslancha na proporção em que alguns haviam imaginado.

Só não pode na Internet?


O Google Earth tem registrado algumas pessoas nuas, tomando banho de sol.

O mais incrível, entretanto, foi encontrar esta matéria, dizendo que “se algum cidadão brasileiro for flagrado, é possível tomar algumas medidas, como entrar com uma liminar de tutela inibitória, na qual o Juiz impede que tais imagens continuem disponíveis, e também com pedido de indenização por danos morais”.

E pensar que isso tudo está sendo publicado em época de Carnaval, onde (é claro!) ninguém é visto sem roupa, nem na rua e nem na tv...