quinta-feira, 19 de junho de 2008

Uma GRANDE (r)evolução nos valores!


Antigamente, as pessoas tinham uma GRANDE atração por GRANDES empresas, de GRANDE orçamento.

Hoje, as novas gerações preferem empresas onde haja GRANDE visão, GRANDE vontade, GRANDE oportunidade de crescimento; e (muito importante!) que sejam lideradas por GRANDES seres humanos.


Um pensamento...


As empresas com
clientes inteligentes
são indiscutivelmente vencedoras!





Monólogo já era. A era é do diálogo.

Penso que marketing será cada vez mais entendido como diálogo, e não simplesmente como monólogo.

Além disso, com as tecnologias hoje disponíveis, já não se pode mais pensar em comunicação puramente assíncrona. Explico:

No meu entendimento, o melhor da Internet é a possibilidade que ela oferece para as pessoas se comunicarem (nesse sentido, basta olhar para o estrondoso sucesso das redes sociais!).

Nos sistemas tecnológicos voltados à comunicação, há os que possuem características assíncronas, como e-mail, fóruns e blogs. E há as formas síncronas, que são caracterizadas pela simultaneidade, como chats, VoIP e videoconferências.

É certo que a comunicação assíncrona possibilita uma maior reflexividade, realçando mais a distância. Por outro lado, a comunicação síncrona é mais espontânea e propicia uma sensação de maior proximidade.

Assim, as duas são importantes! No entanto, as empresas ainda projetam seus sites de forma puramente assíncrona e fazem seus planos de marketing na filosofia do monólogo!



(PS - por favor, acreditem que isso é verdade, pois de "monólogo" eu entendo como ninguém!)


As próximas práticas



"As melhores práticas" é a expressão da moda. Ela está em todos os cantos.

As melhores práticas disso, as melhores práticas daquilo...

Sobre isso, aqui vai uma breve reflexão:

AQUELE QUE QUER FAZER A DIFERENÇA
TEM QUE CRIAR
AS "PRÓXIMAS PRÁTICAS"

AO INVÉS DE, SIMPLESMENTE, SEGUIR AS "MELHORES PRÁTICAS".



quarta-feira, 18 de junho de 2008

A "Geração Y" está chegando. Quais as conseqüências?

Ao contrário do que alguns de meus amigos e colegas acham, dificilmente eu me entusiasmo com alguma tecnologia. Por outro lado, sou completamente fascinado pelas transformações sociais que as tecnologias proporcionam, isto é, as modificações que produzem nos comportamentos, nas formas de pensar e de agir.

Está começando a chegar às empresas a chamada Geração Y, constituída por aqueles que nasceram entre 1979 e 1995, cresceram com computadores e celulares, e são tão familiarizados com as tecnologias que estas lhes passam despercebidas. Tecnologia, para eles, é simplemente parte de suas vidas, ou parte "de tudo"!


Acontece que, muito em breve, esses jovens vão passar a conhecer os departamentos de informática e telecomunicações das suas empresas. E aí começarão os conflitos, pois logo perceberão que não poderão fazer inúmeras coisas de que gostariam, e vão constatar que receberão milhares de justificativas e desculpas bem-intencionadas, do tipo:

"é preciso entrar com o seu pedido na fila"

"quem estabelece a prioridade é o Conselho"

"isso não é possível, pois afetará a segurança do sistema"

"esse aplicativo que você desenvolveu pode estar resolvendo algum problema no seu setor, mas precisaremos desativá-lo, porque está fora dos padrões estabelecidos pela empresa"

"você não pode acessar tal site por causa dos filtros que colocamos... Você sabe, eles são para aumentar a produtividade empresarial"

"não podemos aumentar o seu espaço em disco, é preciso que o seu gerente aprove isso antes"

"essa é a maneira com que sempre trabalhamos... E sempre deu certo!".

Prevejo que a Geração Y simplesmente não suportará esse tipo de coisa! E, como conseqüência, posso também prever que algumas novas atitudes passarão a ser brevemente verificadas nas empresas, como por exemplo:

1. Vários usuários passarão a levar para o trabalho os seus notebooks (conectados por GPRS, 3G, Wi-Fi, etc) e os seus smartphones. Assim, usarão ao máximo seus próprios equipamentos; e os da empresa, somente quando isso for estritamente necessário.

2. Os usuários passarão a escolher e utilizar os seus próprios aplicativos e ferramentas.

3. As empresas não acharão outro meio senão o de aumentar a flexibilidade de horário de trabalho. Como resultado, mais "profissionais móveis" passarão a existir (aqueles que não mais trabalharão em um ponto fixo, como numa "mesa de trabalho", mas "em qualquer lugar").

4. As empresas perderão muito em controle de recursos (a menos que se trate de um ambiente onde haja uma elevadíssima preocupação com segurança, o que não ocorre na maioria dos casos).

5. Segurança, privacidade e confidencialidade serão muito mais difíceis de se gerir.

6. Em pouco tempo, as TICs serão descentralizadas. E, se a "velha guarda" desses departamentos resistir a isso, certamente perderá na queda de braço.

Então, finalmente, quando a Geração Y passar a assumir postos gerenciais, aí teremos empresas completamente diferentes das que conhecemos hoje!

O tempo mostrará...

Sintetizando voz com melhor qualidade

Didu mandou este link.

Passe o mouse em volta da cabeça do personagem e tanto os olhos como a cabeça vão acompanhar os movimentos

Em "Language", escolha a opção "Portuguese".

Em "Voice", escolha uma das opções "Brazilian"

Em "Enter Text", escreva uma palavra ou um texto, usando pontuação (. , ?).

Agora, clique em 'Say It', para que o personagem fale o que você escreveu.

Constate, com isso, como os sintetizadores de voz melhoraram, tanto na cadência da fala, como no sotaque!

Com isso, várias aplicações passam a ser possíveis. Por exemplo, você pode passar a "ouvir" as suas mensagens de e-mail, ao invé de lê-las.

Isso já era possível em alguns sistemas (nos Macs, por exemplo), mas não com essa qualidade de voz na língua Portuguesa do Brasil.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Suas idéias vão circular!








Antônio Carlos mandou este link, da Copyleft.