sábado, 4 de dezembro de 2010

Redes neutras? (uma reflexão...)


Pense comigo: a construção de redes de fibra óptica demanda consideráveis investimentos por parte das empresas provedoras de infraestrutura de banda larga. Assim, por que motivo essas empresas deveriam ser impedidas de cobrar, de acordo com o que o mercado está disposto a pagar para trafegar seus conteúdos?

Ora, se há quem deseje que conteúdos sejam entregues de forma mais rápida e segura, há quem queira pagar mais por isso. Mas se não houver a possibilidade de um serviço diferenciado, ninguém irá querer pagar mais, pela mesma coisa! Essa é uma lei de mercado que, a meu ver, configura-se como justa e racional.

Talvez isso ainda não esteja, no entanto, muito claro no mundo virtual. Então, pensemos no mundo físico, que as pessoas conhecem mais e onde essas leis são exatamente as mesmas:

Vamos supor que, de uma hora para outra, os Correios fossem proibidos (por alguma lei ou regulamento) de cobrar mais para entregarem certas encomendas mais rapidamente do que outras. Assim, por exemplo, não haveria mais o "Sedex-10", sendo que toda a remessa passaria a ser feita na categoria "Simples", normal, que é bem mais lenta e mais insegura. Isso seria um absurdo, não é mesmo?

Sim, seria! Principalmente considerando que os Correios investiram muito, ao longo dos anos, na construção de um sistema de logística e transporte com capacidade para fazer atendimentos diferenciados. E os Correios devem ter (e de fato é assim!) todo o direito de cobrar de acordo com aquilo que o mercado pode pagar para transportar uma encomenda em consonância com a qualidade com que o mercado escolher!


Com relação aos Correios, ninguém tem dificuldade de entender um tratamento diferenciado, para o qual se cobra mais. E no mundo físico há muitos exemplos iguais a esse, que são perfeitamente compreendidos e muito bem aceitos pelo mercado. Na verdade, os usuários querem ter a opção de escolher entre diferentes tipos de serviços, de acordo com a suas necessidades.

Então, por que motivo há tamanha dificuldade quando passamos a tratar do mundo virtual? Por que tanta confusão quanto ao entendimento da neutralidade das redes de banda larga? O conceito é absolutamente o mesmo!

Só há uma reposta que explique isso: o interesse particular de alguns.

Quem advoga a neutralidade das redes são aqueles que não vendem canais! Eles não investiram maciçamente na construção das redes (necessárias para o transporte de conteúdos).

Os defensores da neutralidade gastaram quantias significativas na produção dos conteúdos. Deste modo, é óbvio que eles desejam que seus bits sejam transportados da forma mais barata possível (assim como aqueles que estão no ramo de livros querem que esses sejam transportados pelos Correios da forma mais barata possível). Portanto, o que ocorre é que cada um está olhando para o seu próprio interesse econômico.

A análise da neutralidade deve ser tão simples quanto a que estou fazendo aqui. E veja: não há nada de errado com o fato de cada um estar olhando para o seu interesse econômico, pois todo empresário faz a mesma coisa!

Como conclusão, portanto, entendo que a questão da neutralidade das redes não deve ser levada para o lado moral ou da justiça, como tem sido feito. Vimos aqui que não tem nada disso! Quem leva para esse lado, o faz simplesmente para, erroneamente, induzir as pessoas a pensarem assim, levando-as a defender uma causa que elas, de fato, não compreendem totalmente.

Em resumo: a questão é absolutamente econômica!





De quem é essa frase espetacular?


"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar
a vida com paixão, perder
com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser
insignificante".


(DICA: é de um dos dois que estão na foto).


Está no Aurélio





Empreender:
"deliberar-se a praticar, propor-se, tentar".

O valor dos seus sonhos

Um dia aquilo que você sonha existirá no mundo real; e quando isso ocorrer, não apenas a sua vida, mas também a de muitas outras pessoas, será melhor.

Os fins e os meios



Acredito plenamento que aquele que coloca o foco no dinheiro, NÃO O GANHA, pela sua incapacidade de sonhar.

Sem dinheiro, porém, nada é realizado, pois ele geralmente é O MEIO necessário para a concretização de muitos SONHOS.


Visão sistêmica




Gerente: lembre sempre que todo especialista só consegue enxergar uma parte DO TODO que faz a realidade.


Pensamentos





Nunca se deixe abater pela crítica azeda.

Nunca se deixe encantar pelo elogio doce.

Nunca se engane: o bajulador é mais perigoso do que o crítico.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fatores de sucesso

Um estudo realizado ao longo de 20 anos em diferentes países, por um pesquisador Americano focado em O QUE FAZ A DIFERENÇA NO SUCESSO DE CADA UM, teve o seguinte resultado, após analisar inúmeras famílias que tiveram filhos com a mesma educação:

[FATORES] [% ATINGIR SUCESSO]

Genética: 10%
Educação: 20%
Capacidade de agir: 70%

Isso nos leva a refletir sobre o seguinte:

1. Quantos de nós já não pensamos em algo que podia ser fantástico, mas colocamos a ideia na gaveta à espera de termos "as condições perfeitas"?

2. E quantos de nós já acabamos vendo a nossa mesma ideia ser um sucesso nas mãos de outra pessoa?

Conclusão:

O MUNDO NÃO É CARENTE DE IDEIAS, MAS DE EMPREENDEDORES.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fala-se de distribuição, mas...

...a REVOLUÇÃO FRANCESA deu LIBERDADE à maioria?

...a REVOLUÇÃO VERDE deu COMIDA à maioria?

...a REVOLUÇÃO DIGITAL nos deu REDE à maioria?

Homem brasileiro


Nunca se imaginou que haveria tantos homens impotentes no Brasil. O sucesso do Viagra é que revelou.

Nunca se imaginou que haveria tantos homens carentes no Brasil. O sucesso do Twitter é que revelou.

Geografia do Brasil




Na região do Rio de Janeiro, o homem mata.

Na região do Rio Amazonas, o homem desmata.

Nosso Presidente é realmente genial...





...ele conseguiu viabilizar o CAPITALISMO dirigido por SOCIALISTAS.