sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Imagem da modernidade

Fortaleza, segundo Erikson



O alemão Erik H. Erikson, famoso na área da psicanálise, particularmente no estudo do "ego", trabalhou diretamente com a filha de Freud, chamada Ana, sendo ele mesmo um seguidor de Freud.


Erikson declarava que as pessoas são programadas a desenvolver algumas virtudes, ou seja, uma orientação ao bem e à evolução.


Uma das virtudes explicitadas por ele é a Fortaleza (que alguns chamam de força interior). Erickson dizia que quem é dotado ou desenvolve essa virtude tem plenas condições para reagir às adversidades da vida e alcançar os objetivos estabelecidos.


E Erikson explica que o desenvolvimento dessa virtude depende de fatores psicossociais, sendo cada um relacionado com cada fase da vida humana.


Em cada período da vida, o ser humano desenvolve virtudes que lhe permitirão enfrentar as agruras e dificuldades. E como esses períodos são também psicológicos e sociais, o ambiente e as interrelações pessoais (por exemplo, com a família, os colegas de trabalho e os amigos) são determinantes na formação dessa virtude.


Para aprimorar a virtude da Fortaleza, Erickson diz que é necessário que a pessoa encontre propósitos para a sua vida, desenvolva conhecimentos (especialmente sobre si mesma), treine a sua disciplina e consiga desenvolver relações humanas construtivas.


"Desenvolver relações humanas construtivas
é fator indispensável ao aprimoramento da Fortaleza".


Trata-se de uma ação contínua, para a vida toda. Mas que vale a pena, pois só assim é que a Fortaleza pode ser aprimorada.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais sobre conteúdos na web


Há muito tempo, aqui no blog, tenho falado sobre a questão dos conteúdos e da inviabilidade de só haver conteúdos gratuitos na web, o que eventualmente comprometerá a qualidade dos mesmos.

Tenho abordado também os posicionamentos do Murdoch (NewsCorp, Fox, Sky, DirecTV, MySpace, New York Post, etc.etc...), que passou a ser pró-conteúdo pago.

É OBVIO!!! Quem é do ramo da Internet, quer usar o conteúdo alheio e tentar atrair internautas para si. Porém, quem é do setor de produção de conteúdo, sabe o quanto custa manter um time qualificado de jornalistas, redatores, repórteres, etc...

Veja, agora, o mais novo posicionamento da Google, limitando acesso gratuito a 5 notícias por dia.

E isso já vem em cima do que a Google já havia feito no final do ano passado, e que ela chamou de "primeiro click gratuito" para busca de notícias na web.

O que posso concluir a respeito disso é, apenas, a reafirmação do meu ponto de vista ("the same old thing") de que aqueles que possuem conteúdo qualificado têm um imenso poder na mão, o qual ficará cada vez maior! E de que segundo maior poder nessa área será dos provedores de infra-estrutura para banda extra larga. E, na rabeira, estarão os intermediários (aqueles que compram o conteúdo de terceiros e os repassam aos clientes, através de infra antiquada, precária, limitada a poucos serviços).

Adicionalmente: novos modelos de negócios precisarão ser criados, pois (e agora, sem medo de ser repetitivo...) conteúdo de elevado padrão não se mantém de forma gratuita ou apenas com publicidade. E essa minha afirmação também está amparada no fato "conteúdo de elevado padrão" é algo de nicho, e voltado para pessoas do mesmo (elevado) padrão.

Como diz um conhecido meu, semi-alcoólatra: Quem beber berá...





Para refletir...




"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."

- Carlos Drummond de Andrade [destaque meu].