sábado, 10 de maio de 2008

Como criar um novo negócio lucrativo

David Heinemeier Hansson, é o criador do Ruby on Rails e sócio da 37Signals. Assista aqui a um video (em Inglês), onde ele fala sobre a criação de "empresas entrantes" que se tornem lucrativas.

Vale uma menção especial ao final da apresentação, onde ele fala que é possível alguém ter outras atividades (um emprego, dar aulas, etc) e, mesmo assim, abrir uma empresa que venha a ser bem sucedida.

"A questão", diz ele, "não é trabalhar 14 horas por dia no projeto, mas poucas horas, bem trabalhadas. Quanto menos tempo temos para um novo empreendimento, parece que é melhor, pois o pouco espaço que a ele reservamos, torna-se então de grande qualidade".

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pensando fora da caixa

Ontem, o Wall Street Journal publicou uma lista de autores e livros "top", organizada a partir do número de citações, menções no Google e indicações que os autores receberam.


Alguns dos livros estão publicados no Brasil.

Confira:

1. Gary Hamel, Competing for the Future
2. Thomas Friedman, The World is Flat
3. Bill Gates, Business@ the speed of thought
4. Malcom Galdwell, Tipping Point
5. Howard Gardner, Frames of Mind
6. Philip Kotler, Marketing Managament
7. Robert Reich, Supercapitalism
8. Daniel Goleman, Emotional Intelligence
9. Henry Mintzberg, Mintzberg On Management
10. Stephen Covey, Seven Habits
11. Jeffrey Pfeffer, The Knowing Doing Gap
12. Peter Senge, The Fifth Discipline
13. Richard Branson, Losing My Virginity
14. Michael Porter, Competitive Strategy
15. Michael Dell, Direct from Dell
16. Geert Hofestede, Culture's Consequences
17. Clayton Christensen, The Innovator's Dilemma
18. Jack Welch, Winning
19. Tom Peters, In Search of Excellence
20. Ikujiro Nonako, The Knowledge Creating Company

A lista indica que os executivos estão atrás de soluções práticas para os seus problemas de negócios. E, também mostra, a procura por pensamentos fora da caixa.

As questões mais buscadas são: Inovação e Motivação.

Invente moda!

Tem muita gente fazendo coisas absolutamente geniais na web, e como resultado, ganhando um bom dinheiro.

Veja isso:

Camiseteria é uma empresa de moda que não tem um estilista sequer entre os funcionários.

Qualquer pessoa pode enviar um desenho para seu website e submetê-lo à avaliação da comunidade de freqüentadores.

Os desenhos que recebem as melhores notas são impressos em camisetas, vendidas online.

Os vencedores recebem R$ 1 mil de prêmio (que muitas vezes trocam, espontaneamente, por crédito em camisetas).

Desde que foi criada, há dois anos, a Camiseteria já recebeu mais de 13 mil desenhos - 160 deles foram estampados em camisetas.

Os proprietários da empresa dizem que já produziram camisetas com desenhos de que não gostavam. Mas a idéia é essa: fazer exatamente o que o mercado quer, não o que "a empresa" acha que ele queira.

Os usuários trocam mensagens entre si, viram amigos. E a relação deles com a empresa é tão forte que a Camiseteria não precisa contratar modelos para mostrar fotos de sua coleção: os próprios clientes se oferecem para fazer a propaganda.

Absolutamente sensacional!



Pode-se ir longe...

...com as parcerias certas!





Reposicionamento


Este é um artigo interessante (em Inglês) sobre reposicionamento na cadeia de valor.

Merece reflexão, sendo que o assunto não deve se limitar ao caso das telecomunicações por telefonia móvel.

Bebezinhos

Tenho assistido de camarote à algumas jogadas espetaculares de propaganda e marketing, neste campo das TICs.

Uma delas é a tal da Web 2.0: nada mais, nada menos, do que caracterizar um "estilo", um "jeito" no qual experimentamos a mesma Web, e investir fortunas em propaganda e marketing para promover o que, em última análise, já existia.

A Google é, disparada, a campeã mundial nesse tipo de estratégia!

Agora ela lança, por meio de uma mega campanha publicitária, mais um "bebezinho", neste mesmo estilo: a computação nas núvens. Cá entre nós: que novidade há nessa coisa, além do esforço brutal de propaganda e marketing?



A Apple, por exemplo, não proporciona exatamente isso, há muitos anos, através do seu serviço ".Mac" e de seus inúmeros produtos que funcionam na "núvem web"?

Bem, não é para menos que a Google é considerada "a maior e mais valiosa empresa de propaganda marketing do planeta"!


quinta-feira, 8 de maio de 2008

PQTQCCTS? (*)

Hoje, recebi uma mensagem dizendo que "na análise SWOT feita no plano de MKT faltou incluir o 6P, sendo que o P, que é a Palpabilidade, ficará para a segunda fase do referido plano".

É dito ainda na mensagem que "não foram elaborados os 5W2H planos de ação para cada P do Mix de MKT".

E termina assim:

"Com relação à Matriz BCG, não se inseriu a taxa média de crescimento anual x MKT Share do negócio".



(*)Por Que Temos Que Conviver Com Tantas Siglas?

Quedas de braço e de preço


Globalização

terça-feira, 6 de maio de 2008

Pesquisa diz que jornais serão gratuitos no futuro

Ontem, falei sobre jornalistas que ainda não se adaptaram à Internet.

Hoje, li na Reuters uma reportagem dizendo que os jornais que procuram competir com a Internet estão propensos no futuro a se tornarem gratuitos e dar mais ênfase a comentários e opiniões.

Segundo a reportagem, uma pesquisa revelou que os editores de jornais impressos ainda estão otimistas sobre o futuro de suas publicações, mas estão cientes que terão que se adaptar para a era digital.

Cerca de 86% dos entrevistados na pesquisa acreditam que as redações precisam se integrar mais com serviços digitais, com 60% crendo que a forma mais comum de consumo de notícias dentro de uma década será via mídia eletrônica como Internet ou celulares.

"Os editores sabem a solução: inovar. Integrar. Ou perecer", afirmou o pesquisador John Zogby.

Segundo 704 executivos pesquisados, a maior ameaça à indústria é o número cada vez menor de jovens leitores de jornais impressos.

Gadget >> Celular

Muitas pessoas que desejam adquirir uma câmera fotográfica, ainda estão se dirigindo às lojas especializadas em equipamentos de fotografia. Outras, já vão diretamente às que vendem aparelhos celulares.

Nessa linha, pergunto: por que as pessoas insistem em comparar o iPhone a um aparelho celular?


Vejo que, antes de celular, o iPhone é um gadget. E, como tal, é espetacular em termos de design e usabilidade.

Note-se, ainda, que a Apple também pensa assim, pois recentemente abriu a possibilidade de que desenvolvedores produzam aplicativos para o gadget iPhone.

Assim, a voz deveria ser encarada como "mais uma" funcionalidade. E, quando lançarem o iPhone 3G (talvez isso ocorra na Apple´s WWDC08, conferência que acontecerá em junho, na cidade de São Francisco - CA), as funcionalidades do gadget aumentarão ainda mais.

O fato é que as pessoas vão querer cada vez mais Serviços (on-line) de Valor Adicionado e Aplicações (acesso atualizado a notícias, jogos, cotação da bolsa, previsão do tempo, etc. etc.) do que simplesmente serviços de telecomunicações.

Quanto a isso, veja essa definição da Anatel:
Serviço de Valor Adicionado (SVA) é a atividade que acrescenta a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte - e com o qual não se confunde - novas utilidades relacionadas ao acesso, ao armazenamento, à apresentação, à movimentação ou à recuperação de informações. O SVA não constitui serviço de telecomunicações, classificando-se seu provedor como usuário do serviço de telecomunicações que lhe dá suporte, com os direitos e deveres inerentes a essa condição. É assegurado aos interessados o uso das redes de serviços de telecomunicações para prestação de serviços de valor adicionado.

Uma rápida reflexão


Quando um projeto começa, tendemos a imaginar que ele irá progredir em uma linha reta, em elevação e de forma uniformemente acelerada.

No entanto, os projetos acabam sempre acontecendo por curvas sinuosas, ascendentes e descendentes, feitas de urgências animosas e lentidões, subidas e descidas... e recomeços vigorosos.


E, para que alcance sucesso, é preciso que haja a disposição e a capacidade de saber começar e recomeçar muitas vezes, ao longo do seu percurso.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Inovação conservadora

É impressionante como alguns profissionais, embora tenham passado a utilizar novas tecnologias de informação e telecomunicações, ainda permanecem com as suas práticas tradicionais de trabalho.

Ainda há vários sites de notícias que são simplesmente reproduções do que os jornalistas escreveram para a mídia impressa, não tirando, deste modo, proveito do que a web pode oferecer.

Da mesma forma, com a maior disponibilidade de tecnologias em sala de aula, já não se admitem mais aqueles professores que "dão" as suas matérias em uma pedagogia frontal, baseada na aula tradicional.

Textos, sons, gráficos e imagens podem ser repassados aos alunos, por exemplo, via e-mail ou postados em blogs e sites.

O professor, de hoje, deveria ser o que orienta, criando situações e auxiliando o aprendiz, sem ser o especialista que transmite o saber nem o guia que propõe a solução para um problema.

Uma explicação para esse fenômeno é o fato de a nossa capacidade de adaptação ser, muitas vezes, mais lenta do que a evolução tecnológica.


Gerenciando eletricidade

Veja aqui (em Inglês) uma maneira inteligente de se pensar em eletricidade.

E comece a pensar no papel das telecomunicações nisso!...

Renault Sandero Nokia


A Renault, em conjunto com a Nokia, anuncia uma edição especial do Sandero, dotada de tecnologia móvel.

O GPS é constituído por um módulo que vem fixado no retrovisor do carro e se comunica com smartphones e celulares por Bluetooth. O sistema de mapas, já incluído no pacote, é o Nokia Mapas, com licença paga por um ano.

O kit traz ainda viva-voz Bluetooth, para levar o áudio das ligações para as caixas de som do carro.

Agora veja essa: o kit vem com um celular N95, dotado de câmera de 5 MPixels e espaço de sobra para muita música (que o Bluetooth leva para as caixas de som do carro)!

A base do carro é o modelo Privilège 1.6 16V Hi-Flex. De acordo com a montadora, a série Renault Sandero Nokia tem preço sugerido de R$ 47.290. Nesse valor, o kit da Nokia corresponde a R$ 3.500.




Quem muito quer...

Hoje pela manhã, as ações da Yahoo! perderam cerca de US$ 8,7 bilhões em valor de mercado, na bolsa de Nova York.

Isso se deve à retirada da oferta de compra, por parte da Microsoft.

A Microsoft ofereceu US$ 33 por ação, enquanto a Yahoo! pedia US$ 37.

A Yahoo!, achando-se "por cima" e se mostrando gananciosa nas negociações, acabou não só deixando de ganhar muito, como acabou perdendo 23% no valor de suas ações: uma monumental fortuna!


Salário


Você quer saber quanto ganharia, se trabalhasse nos EUA?

Consulte este site, que fornece os salários por profissão e região.

O subterrâneo da web


Este é o "mapa da web", produzido à semelhança do mapa do metrô de Tóquio.

Cada linha do mapa representa uma tendência: inovação, rede social, notícias, etc.

Em termos de tráfego, a Tokyo Station é considerada como "o centro", na cidadeTóquio. Note que, no "mapa da web", esse lugar é ocupado pelo Google!

Agora também no Brasil


Este aqui é o maior site de anúncios classificados on-line do planeta.

O serviço é totalmente gratuito e, agora, inclui algumas cidades brasileiras.