sexta-feira, 30 de julho de 2010

MEDO: a maior barreira para empreender e para inovar




NUNCA TENHA RECEIO DE TENTAR ALGO NOVO.

LEMBRE:

A ARCA FOI FEITA POR AMADORES. O TITANIC, POR PROFISSIONAIS.

Inovação aberta: necessária?


A Apple é fantástica por vários fatores, como por compreender que a inovação deve ir além do produto. Ela inova nos serviços, no design, no marketing, nas apresentações dos novos produtos,...

O fato é que a inovação está no DNA da Apple. E isso é dificílimo de ser obtido, significando o mais elevado nivel de maturidade em termos de inovação empresarial, sendo extremamente complexo para outras empresas alcançarem tal façanha, pois isso demanda "formar uma cultura", o que requer muito tempo e um esforço contínuo, de toda a empresa.

Inovação exige paixão!

Quem empreende inovação precisa ser uma apaixonado pelo que faz. E isso, quando alcançado, passa a ser naturalmente transmitido aos usuários. Os usuários dos produtos Apple são, definitivamente, apaixonados pelos mesmos.

Inovação aberta? Atualmente, fala-se muito sobre isso. No entanto, a Apple, empresa que considero ser o verdadeiro ícone da inovação no planeta, não tem nada de "aberta"!

Está certo que a Apple é uma organização diferenciada, única, mas o fato de ela não fazer "inovação aberta" demonstra, na prática, que não é necessário que se abra o processo de inovação em uma empresa, para que sejam gerados produtos e serviços excepcionais.

E ressalto, mais uma vez, que a Apple é dificilmente reproduzível, imitável, copiável...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Climate change


É fundamental que uma empresa se preocupe com a ESTRATÉGIA, isto é, com definir bem os seus objetivos, com elaborar os planos necessários para atingi-los, com providenciar os recursos demandados,...

Entretanto, outros fatores também exigem cuidadosa atenção, como por exemplo, o CLIMA ORGANIZACIONAL. Este, está diretamente relacionado a inspirar pessoas, a motivar equipes, a proporcionar a "alegria pelo trabalho bem feito", a gerar uma "vontade de fazer acontecer", a extrair o melhor de cada um.

Acontece que o CLIMA é algo bem mais sensível, sendo que a equipe é muito menos tolerante a um eventual descaso da sua chefia com respeito a isso.

Além do mais, a ESTRATÉGIA pode ser alterada a qualquer momento e de maneira rápida; porém, modificar um "clima tenso", uma "atmosfera pesada", com o pessoal já desanimado e desmotivado, demanda muito mais tempo e uma enorme energia (se é que ainda é possível modificar um clima deteriorado por muito tempo!).