sábado, 28 de março de 2009

Google também entra em ENERGIA!



Veja aqui.

Aqui
também.

E entenda o que é SmartGrid aqui.

Conectado

O Juliano Spyer é palestrante para o curso de mídias digitais da PUC-SP e do Departamento de Publicidade da ECA-USP.

Juliano escreveu o excelente livro "Conectado", que ele apresenta nesta entrevista:


Negócio inovador!





DailyLit: você recebe livros por e-mail ou RSS feed!

Um passarinho me contou...



Achei sensacional a comparação do Twitter com a expressão "um passarinho me contou..."!


Leia o texto aqui.

Criatividade no modelo de negócio, please!


No post anterior, falei do uso da criatividade na concepção de novos modelos de comercialização.

Isto é fundamental!!!

Muitas vezes a tecnocracia se prende demais aos bits-and-bobs e esquece que Internet é feita principalmente de gente (e não de tecnologia). E de gente que tem bolso (e bolso limitado).

Encontrei hoje um excelente artigo (em Inglês, publicado pela Harvard Business Review):


É só clicar no link para ler. Vale a pena!

Soluções criativas para novos e-problems

Ainda há muita gente que trabalha com TIC que, quando pensa em SEGURANÇA, imagina FIREWALL e ANTIVÍRUS.

É claro que são coisas fundamentais, mas o discurso precisa ser ampliado, pois hoje há outras preocupações também importantes, como a questão dos DIREITOS AUTORIAIS, da PIRATARIA e da PRIVACIDADE.

São questões de abordagem difícil. Os direitos autorais passaram a ser um sério problema depois que criaram o copy-and-paste. A pirataria, de uma maneira geral, faz sucesso (se não concorda com isso é porque provavelmente faz tempo que você não vai ao centro de sua cidade. Os camelódromos piratas estão em todas as capitais!).



E a "quebra" de privacidade é, muitas vezes, autorizada por nós mesmos, nos localizadores por GPS, nos cookies, nos aplicativos que nos dão algo em troca às custas de lhes fornecermos informações sobre quem somos ou onde estamos. E se há pirataria é porque o que se oferece ainda é, de alguma forma, visto como vantajoso.



Acabo de encontrar este site, que possui um mecanismo de busca para músicas e vídeos. Alega que já possui 75 bilhões de MP3! Testei e verifiquei que tem todas as principais características que levam um produto ou serviço ao sucesso: é simples, rápido e gratuito. Mas... É pirata!

Para finalizar, creio que, daqui para frente, estarão cada vez mais na pauta de quem trabalha com TIC (e, em especial, com SEGURANÇA) esses três assuntos: DIREITOS AUTORIAIS, PIRATARIA E PRIVACIDADE.

Derrubar um
site como este, do fizy, não resolverá o problema. Corta um aqui, pipoca outro ali. Entendo que essas coisas só serão resolvidas com soluções criativas (como foi feito com o Creative Commons, na área dos direitos autoriais) e com melhores modelos de comercialização.


Jogos em streaming de HD

Assisti a esse video e o achei impressionante.

Segundo a própria empresa, o usuário terá sempre os melhores jogos do universo, sem se preocupar em ter o console mais avançado do momento.



Todo o processamento dos games ocorre nos servidores da OnLive.

As bandas extra largas vêm por aí. E com elas, muitos conteúdos novos e aplicativos que as "bandas ultra lentas" de hoje impedem que cheguem até nós!

sexta-feira, 27 de março de 2009

[Vivendo] [Jogando] [e Aprendendo]


[clique na figura acima]


Transformação melhor que Inovação

Já está mais do que estudado que cada hemisfério do nosso cérebro é dominante para alguns comportamentos.

Por exemplo: o hemisfério direito é dominante para habilidades espaciais, reconhecimento de faces, visualização mental e música. O lado esquerdo, por outro lado (perdoem o trocadilho!), é mais especializado em habilidades de linguagem, matemática e lógica.


Assim, uma pessoa com dominância esquerda, estaria mais "apetrechada" para, por exemplo, seguir a profissão de Arquiteto ou
Designer. E alguém com dominância direita, para ser Engenheiro ou Matemático.

Este artigo da BusinessWeek fala do conceito de "Transformação", comparando-o com o de "Inovação".

Só quero complementar o que o artigo apresenta, dizendo que quando se fala que "
design é a resposta", isso poderia ter ampliado para "hemisfério cerebral direito é a resposta".

Este livro é uma boa referência sobre o tema. E este também.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Desejo

Que possamos ser...


LÉPIDOS, LÍMPIDOS e LUMINOSOS!








Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Tenho buscado cada vez mais informações sobre marketing digital (seja no navegador do PC, nos jogos, nos celulares... Onde for!), pois creio no grande desenvolvimento disso.

Quanto ao marketing móvel (e isso certamente avançará muito daqui para frente), seguem algumas considerações que, no meu entendimento, são (simples, mas) muito relevantes: 

1. Os celulares são diferentes dos PCs, tendo em vista que estes comportam tecnologia flash, enquanto aqueles não.

2. As páginas no dispositivo móvel devem se limitar a 50k.

3. O link deve levar a um local útil a um usuário de celular.

4. Os usuários muitas vezes são levados a páginas que nem o telefone da empresa anunciada possuem, o que é um exemplo da (ainda muito comum) baixa efetividade do esforço de marketing móvel.

5. Muitos links levam à webpages incompatíveis com o navegador do celular!

6. A tecnocracia ligada ao marketing quer colocar multimídia em todos os anúncios, mas estes muitas vezes distraem os consumidores, que acabam não sendo levados àquilo que realmente desejam.


terça-feira, 24 de março de 2009

Rádio Internet Wireless



Legal esse "Rádio Internet Wireless", que permite que escutemos mais de 10 mil rádios do planeta, por conexão sem fio, e sem a necessidade de um computador.

Várias funcionalidades, como rádio-relógio, RSS, dentre outras.

Veja aqui.





PNUD na era web 2.0


O PNUD (= Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), está computando o novo IDH (= Índice de Desenvolvimento Humano) do país.

De forma inovadora, o PNUD está perguntando, por meio
deste site, o que é que precisa mudar no Brasil para as nossas vidas melhorarem de verdade.

A consulta é aberta a qualquer interessado em contribuir com a sua opinião.
Muito legal a iniciativa!

High Definition

Depois do recente anúncio da Apple de que vai alugar e vender vídeos em HD na sua loja virtual, a Amazon também sinaliza que vai disponibilizar vídeos em HD no seu Amazon Video on Demand Service.

Ainda são rumores, mas como "onde há fumaça, há fogo"...

...então o mercado de vídeos em HD promete ser aquecido rapidamente.

Hoje, tudo isso é ainda novidade. No entanto, podemos arriscar uma previsão:

Talvez, em 5 anos (e, certamente, em 10 anos!), ninguém mais vai querer assistir a imagens que não estejam em HD (seja no computador, seja na TV, ou mesmo no celular!).

E, quando isso ocorrer, feliz daqueles que puderem prover banda e tiverem os melhores acordos com provedores de conteúdo!!!