sábado, 14 de junho de 2008

O homem-criança

A esposa e os filhos o chamam. E ele responde.

O seu chefe, colegas de trabalho ou subordinados o chamam. E ele responde.

As exigências do bem comum o chamam. E ele responde.

Deus o chama. E ele responde.


Nunca pesquisei a raiz do termo responsabilidade, mas penso que seja isso: a capacidade de respondermos aos apelos que nos fazem.

A pessoa imatura é parasitária. A pessoa amadurecida sente os apelos da responsabilidade.

E o que isso tem a ver com maturidade?

Entendo que... Tudo! Não é a criança que quer para si os melhores brinquedos e as mais carinhosas atenções daqueles que a rodeiam? Pois esta também é a atitude do "homem-criança", que tem atrofiada a sua capacidade de pensar nos outros, de responder aos apelos dos outros.


"Os outros?" - pergunta o homem-criança -, "quem são os outros?".

Os outros (pensam eles) são os que me dão a oportunidade de estar no centro das atenções; os outros servem-me de degrau para subir; os outros são o instrumento útil para o meu brilho pessoal, para edificar o meu pedestal. Tudo enxergam através das lentes do "para mim": "O que representa isso para mim?", "Que valor tem essa pessoa, esse acontecimento para mim?", "Este cargo pode ser útil para mim?". Quanta acidez! Responsabilidade zero! Quanta tristeza!

Quero, agora, propor-lhe uma "tarefa": procure reparar na coincidência que há entre as pessoas felizes e as pessoas generosas (isto é, aquelas que respondem aos apelos dos outros). Estou certo de que você se surpreenderá!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

"No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal." (Tom Jobim)

Você já notou que o orgulho é facilmente demonstrado pelas atitudes exteriores de uma pessoa; que a preguiça todos vêem; que a ira manifesta-se nas ações exteriores e explosivas; que a avareza é facilmente observável; que a gula é claramente percebida nos atos de comer; e que a mentira, cedo ou tarde, sempre se torna manifesta?


Mas a inveja não!

A inveja é escondida; e, por isso, muito perigosa, pois nada há de
mais explosivo que as pressões interiores da própria alma. E ela pode ser facilmente detonada, em ódio profundo!

No entanto, o mais curioso é que a inveja nunca chega a explodir, pois, antes disso, ela causa uma... "Implosão"!

E acaba destruindo quem?


Ele mesmo: o próprio invejoso!


terça-feira, 10 de junho de 2008

Apple faz provocações no mercado de celular

Foi iniciada uma grande disputa no campo da Internet, especialmente entre Apple e Nokia (esta, a maior fabricante de celulares do mundo).

De acordo com a Apple, o iPhone 3G, apresentado ontem em São Francisco, é 36% mais rápido que o celular N95, que é o modelo "top" da Nokia.

A Apple não poupou provocações. Entretanto, a questão que fica é a seguinte: depois de vender 6 milhões de celulares no último ano, a Apple (nova entrante nesse ramo) vai continuar obtendo esses excelentes resultados?

Certamente, vai depender muito do que a Nokia fizer daqui para frente, sendo que ela já anunciou que, em 2009, vai lançar um celular poderoso como o N95, mas dotado de touch screen e teclado QWERTY.

A política de preços também vai contar muito. E, ontem, a Apple mostrou que está disposta a abrir mão de preços em favor da massificação do iPhone.

A Nokia vai acompanhar essa estratégia? Ou vai preferir se diferenciar oferecendo aparelhos com mais recursos? O tempo dirá.


.

Gigantes se unem em torno do WiMax

Veja a matéria aqui (em Inglês).


.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

No fim está a eficácia!

Dizer que se tem idéias é o que eu chamo de "fala fácil". Difícil é apresentar idéias coerentes, possuir argumentação para defendê-las com lógica e, finalmente, implementá-las.

A efetivação prática é o verdadeiro teste que mede a força das idéias. A prática eficaz é que supera a longa distância que existe entre o projeto e a sua realização.

A efetiva concretização dos projetos exige que se superem obstáculos subjetivos (como o descaso, a preguiça, a má vontade e o medo) e grandes obstáculos objetivos (como as contradições, a falta de meios, os perigos e a oposição alheia).

Por isso, a força e a fraqueza devem ser medidas precisamente pela capacidade (ou incapacidade) de serem ultrapassadas todas as dificuldades!

Queremos conhecer o valor de uma personalidade? Observemos as suas obras e não as suas palavras; reparemos na sua eficácia e não nos seus discursos; meçamos a sua efetiva doação e não as suas emoções; investiguemos as concretizações e não os projetos.

Acabar representa esforço!


É nos últimos metros que separam o alpinista do cume que a superação do cansaço se torna heróica. Mas também são esses metros que o separam da glória.

E é na última volta do parafuso, a mais custosa de dar, que ele segura com mais força a peça de junção.

Estamos dispostos a dar as últimas voltas nos "parafusos"? Sabemos colocar com heroísmo as últimas pedras nas nossas construções? Na resposta a essas perguntas encontra-se, muitas vezes, o critério para avaliarmos a verdadeira eficácia de nossas ações.

Post devidamente carimbado: "é apenas a minha opinião".

Novidades da Apple


Anunciado oficialmente o iPhone 3G: menor, mais veloz e mais barato. O Brasil é um dos países que está na lista dos 70 que terão o iPhone 3G ainda este ano (embora não esteja entre os 22 países onde haverá um lançamento simultâneo, em 11 de julho). Veja mais aqui.

E anunciado o MobileMe: com "push" e-mail, "push" calendário e "push" contatos. Vale a pena dar uma olhada, sendo que deverá ser concorrente direto do Blackberry (certamente, vai lhe roubar uma enorme fatia de mercado!).

Novo iPhone será lançado em São Francisco, na Califórnia

Uma das reclamações a respeito do iPhone é o seu peso elevado. Outra, o seu preço, também elevado.


Pois, após ouvir os consumidores, a Apple decidiu lançar, ainda nesta semana, o iPhone 2: menor e mais barato!

Virá também em vermelho e permitirá chamadas em vídeo-conferência. Veja mais sobre o assunto aqui.

Na "Via Rápida"

Parece que estamos todos nessa "Via Rápida" da vida, onde tudo é "para ontem", e as pessoas sentem-se importantes e orgulhosas de si ao dizerem, umas para as outras, que estão "na correria".

Tudo é fazer, e fazer rápido.

Ninguém pára mais para respirar. Não dá mais tempo. Nem ao menos para apreciar aquilo que se fez.

Agora, tenho que ir. Meu filho está dizendo que se não sairmos , ele chegará tarde na escola. Até depois! Vou pela Via Rápida.