sábado, 18 de abril de 2009

YouTube Symphony Orchestra

Vale a pena assistir a essa incrível iniciativa, e prestar atenção na qualidade de som e imagem (veja em full screen).




Veja mais aqui. Espetacular!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Celulares no fundo do poço?



Pirataria e Pravacidade


Pirataria e Privacidade: os dois assuntos que, no meu entendimento, cada vez ficarão mais importantes e devem ser urgentemente incorporados às preocupações dos profissionais de segurança digital e de redes. Leia, por exemplo:

O Partido Pirata Sueco
.


Organização negocia penalidades por downloads ilegais de música e filmes.


O Brasil no Combate Internacional à Pirataria na Internet.

A Internet e o Direito à Privacidade.

Privacidade no Ciberespaço.





segunda-feira, 13 de abril de 2009

NetBooks

Há cerca de 10 anos, comprei nos EUA um computador minúsculo, Sony VAIO.

Ao chegar no Brasil, entretanto, não me adaptei ao nanoteclado, nem à microtela. Vendi o equipamento, sem tê-lo praticamente usado.

De lá para cá, pequenas (mas importantes!) modificações foram introduzidas nos computadores pequenos. Tando os teclados, quanto as telas, ganharam muito em design e ergonomia.

E, sem dúvida alguma, em conectividade, pois os NetBooks de hoje já chegam com Wi-Fi, 3G, etc.



Com a incorporação de touchscreen, esses equipamentos virarão sucesso absoluto no mercado ("afinal, quem precisa de teclado?")

E já vi, aqui, que a Apple já está caminhando para isso.

Retendo talentos

Fernando Feitoza, da Across, dirigindo-se aos líderes do setor de tecnologia, sugere essas três ações:

[1] Mapeie os recursos para identificar o perfil de cada membro da equipe e os talentos mais promissores. Assim, poderá ter a visão completa do tipo de profissional que mais necessita e quais colaboradores merecem mais atenção;

[2] Identifique os desafios da área para os próximos anos e tente adaptá-los à equipe que possui hoje. Dessa forma, conseguirá enxergar as habilidades que devem ser mais desenvolvidas nos funcionários, individualmente;

[3] Classifique os riscos que a companhia corre se a iniciativa proposta não for implementada. Mostre, no papel, como o treinamento dos profissionais que formam a equipe de tecnologia trará benefícios ao negócio.


Fonte: ComputerWorld.

domingo, 12 de abril de 2009

"Primeiro a obrigação, depois a diversão"

Esse é um lema que já ficou antiquado.

Hoje, as pessoas querem "todas as coisas", cada vez mais rapidamente.

Isso tem ocorrido, visivelmente, na área do entretenimento (e do prazer, de modo geral).

"Diversão já!". "Prazer já!".

Esses são os novos lemas, das crianças e dos adolescentes.

O perigo é quando o comportamento voltado ao "prazer já" torna-se patológico (e um grande problema está nos pais, que nunca acham que seus filhos já estejam em um estágio patológico, ou perigoso).

Tecnicamente, essa patologia é chamada de "hedonismo": a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de senso moral, evitando tudo o que possa ser desagradável na vida.

Assim, ninguém quer se sacrificar mais. Ninguém quer fazer algo pelos outros, se isso exigir algum esforço adicional. E, em última análise, ninguém mais "ama" de fato (posto que amar verdadeiramente significa "doar-se, alegremente").

Foi deixada de lado a noção (que nossos avós possuíam) de que na vida há valores sensíveis (ou inferiores) e valores espirituais (ou superiores). Entre os primeiros, destacam-se os valores hedonistas (do agradável e do prazer), os úteis, ou econômicos; entre os segundos, estão os valores lógicos, estéticos, éticos e religiosos.

Antigamente, essas coisas eram ensinadas na escola, na catequese e na família. Hoje, tais ensinamentos já não estão mais presentes nesses meios (que são fundamentais para a formação dos jovens).

O problema não é com a tecnologia (o MSN, o ORKUT, etc... como muitos pregam), mas com a superficialidade com que a tecnologia é usada (em que tudo parece se resolver com dois cliques no computador); e com a decadência dos valores na sociedade.

Sem falso moralismo, é inquestionável que a juventude precisa ser levada novamente à leitura das obras clássicas; e as famílias, de volta ao seu papel agregador, onde todos cuidam de todos, e se sacrificam por todos, pois todos se amam incondicionalmente.