sábado, 3 de outubro de 2009

Inovando com Wi-Fi

A agência de publicidade "W3haus" recentemente instalou na Avenida Independência, em Porto Alegre, um outdoor Wi-Fi.



O conceito é simples: quem estiver dentro de um raio de 50 metros do outdoor poderá navegar na web, de graça, acessando-a de seus computadores ou celulares.

E, ao acessarem, os usuários caem inicialmente na página web da agência.

Bom e original mecanismo de publicidade!

Os perigos da convergência (para refletir)

Plataformas abertas: entregando o que o usuário quer

O conceito de plataformas abertas é, no meu entendimento, o próprio futuro das TICs.

Elas permitem grande concorrência entre os service providers, com a conseqüente queda de preços, aumento de qualidade e enorme variedade de opções para os clientes.

Não é para menos que a loja da Apple faz tanto sucesso (leia aqui e aqui): no conceito de plataforma aberta, ela entrega o que o usuário quer!

Assista ao vídeo abaixo, que fala da Apple se tornando, em pouco tempo, a maior vendedora de músicas dos EUA:



Agora, o jornal "The Guardian" acaba de lançar, dentro da sua plataforma aberta, uma galeria de aplicativos desenvolvidos em torno do conteúdo do jornal.

A plataforma se vale de APIs (públicas) e de padrões abertos (cross-language e cross-plataform), o que possibilita com que sejam produzidos os mais incríveis mashups e aplicativos, baseados nas próprias informações disponibilizadas no portal do jornal!

No meu entendimento, o conceito é absolutamente genial, agregando grande valor ao conteúdo do jornal, ao transformá-lo em uma espetacular plataforma on-line de conteúdo "enriquecido".

Veja as implicações disso: é o jornal (e seu respectivo portal) se tornando "um meio", e não "um fim" nele mesmo!


Vale a pena dar uma passada por lá e verificar o que já se encontra disponível, observando o que está por detrás do conceito.

Conceito que pode ser aplicado nas mais diversas áreas de atuação, e que, incidentemente, está sendo implementado no Paraná, dentro do setor de telecom.

Inovação e simplicidade

Com esse conceito bem simples, Noémie Cotton ganhou vários prêmios de design.


Em um compartimento vão os amendoins, no outro as cascas. Genial!



Mais uma vez fica comprovado que, em geral, as idéias mais simples é que são são as melhores.

Pergunta: então por que muitas pessoas sempre procuram o "complexo", como se o "mais complicado" é que fosse caminho de sucesso e sinônimo de esperteza?


Gestão por resultados: qual o limite?


(clique na figura)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ADMIRÁVEL...mente

35T3 P3QU3N0 T3XT0 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R C0M0 N0554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R C01545 1MPR35510N4ANT35! R3P4R3 N1550! N0 C0M3Ç0 35T4V4 M310 C0MPL1C4D0, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4ND0 A5 P4L4VRA5 QU453 4UT0M4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1T0.

T3M05 UM4 M3NT3 4DM1R4V3L!


4BR4Ç05,
D0 53U 4M1G0,


M4RC05 P35504

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Já estava cansado de esperar?


Chegou o Google Wave!

Conceito inovador, combinando livros e vídeos



Conheça o Vook.

Coreia do Sul tem melhor banda larga do mundo; Brasil fica na 45ª posição


Ranking anual mede a qualidade da internet rápida de 66 países.
Japão, Suécia, Lituânia e Bulgária também estão no topo da lista.

Brasil ocupa 45ª posição de ranking de países com maior qualidade de banda larga.

A Coreia do Sul ultrapassou o Japão e a Suécia e assumiu a liderança em ranking anual que mede a qualidade da banda larga dos países, ajudada por incentivos do governo para tornar a nação como líder no mundo de tecnologia da informação, mostrou um estudo.

A pesquisa, conduzida pelas universidades de Oxford e Oviedo e patrocinada pela Cisco, mostrou que 62 de 66 países analisados melhoraram a qualidade dos serviços de internet rápida, do ano passado para cá.

A relevância da banda larga com qualidade está aumentando, já que novos aplicativos de internet -- como TV de alta definição -- precisam de conexões mais rápidas e melhores, avaliou o levantamento.

Os nove países mais bem colocados no ranking -- Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Dinamarca e Romênia -- já possuem banda larga com qualidade para tais aplicações.

O Brasil aparece na 45ª posição no estudo, atrás de dois dos outros três países que compõem o grupo dos Bric: Rússia está em 18º lugar e China na 43ª colocação, enquanto a Índia ocupa a 63ª posição.

Na classificação por cidades, os municípios japoneses Yokohama e Nagoya aparecem no topo da lista, à frente de Kaunas, na Lituânia.


Via: Reuters

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cultura estratégica e vital


De quem deve ser a responsabilidade pelas mudanças e inovações?

Da alta administração da empresa?

Do setor de P&D?

Essa compartimentalização não é mais admissível, não devendo ser atribuição exclusiva de alguém, ou de alguma área da empresa.

Todos na organização devem se mobilizar, formando uma cultura de permanente mudança e inovação.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Y!ou

Yahoo! começou hoje uma campanha publicitária na TV, onde ela investirá 100 milhões de dólares.

Assista ao primeiro anúncio:


domingo, 27 de setembro de 2009

Ainda teremos um executivo no Poder Executivo

Os Americanos, há muitas décadas, valorizam enormemente os Administradores. Só mais recentemente é que nós, brasileiros, estamos fazendo isso.

É impressionante o aumento de Administradores diplomados no mercado brasileiro!

Nos últimos 15 anos, cerca de 2 mil novos cursos de Administração foram criados no Brasil. Passamos a ficar em terceiro lugar no planeta em termos de vagas universitárias para Administradores, só perdendo para os EUA e Índia.

Se cada um dos egressos desses cursos montar uma companhia e empregar 15 funcionários, em um curto espaço de tempo poderá ser o fim do desemprego em nosso país!

E, com esse boom de Administradores, a gestão das nossas empresas deverá ficar profissionalizada (pois, hoje, ela ainda é extremamente amadorística, em comparação com a gestão das empresas americanas). E deverá haver menos quebradeira (3/4 das empresas no Brasil ainda quebram antes do seu quarto ano de funcionamento). E então (quem sabe?) poderemos ter como Presidente da República um primeiro Administrador diplomado! Não seria má idéia, não é mesmo?

Pois creio que isso, um dia, ainda vai acontecer...


O problema do elogio

Por que precisa ser tão difícil elogiar?

Tenho visto que, quando um chefe elogia um subordinado, dizem que ele não fez mais do que a sua obrigação!

Por outro lado, quando um subordinado elogia um superior hierárquico, dizem ser puxa-saquismo, badalação.

Assim, não se ganha nunca!

Além disso, parece que as pessoas tendem a levar bem mais a sério uma crítica do que um elogio, sendo que muitas supõem que o elogio traz consigo alguma intenção oculta. E isso é inversamente proporcional à auto-estima: quanto menor ela for, maior é a resistência ao elogio e a suposição de uma segunda intenção por trás dele.

Por não conseguir enxergar (e acreditar nas) suas próprias qualidades, a pessoa nunca dá crédito aos elogios que lhe são feitos; no entanto, por outro lado, ela crê plenamente em todas as críticas que lhe dirigem!

Diga se você já não presenciou uma situação, como a seguinte:

Alguém diz para uma moça... - “Puxa, que blusa linda!”

E a resposta é... - “Você acha? Ah, mas é tão velhinha!... Tão sem graça... Está até desbotada, descosturada, olha esta manchinha aqui, aquele rasgadinho ali...”.

Ela menospreza a si mesma, sente-se diminuída em relação a outras pessoas, nunca aceita bem um elogio e age como se não o merecesse!

O que a impede de pura e simplesmente... Aceitá-lo?

Pode até acontecer que alguém que elogia tenha alguma intenção oculta (pode ser que queira um dinheiro emprestado, o carro para dar uma voltinha, que a outra pessoa faça um hora extra no trabalho, etc...). Mas, independente de algo assim poder eventualmente acontecer, acredito que na maioria das vezes trata-se simplesmente de um elogio, de uma forma de carinho, de uma manifestação honesta pelo bom, pelo belo, pelo agradável... Mas a pessoa, mesmo assim, pura e simplesmente
não se permite aceitá-lo!

Praticamente todo funcionário reclama pela falta de reconhecimento. Mas, muitas vezes, quando ele vem, em forma de elogio, não é aceito!

Agora, durma com um barulho desses!!!