sábado, 4 de abril de 2009

Amazon Elastic MapReduce

Este é mais um serviço que acaba de ser lançado pela Amazon Web Services.




Ele é destinado a usuários que precisam grande capacidade para o processamento de uma enorme quantidade de dados, o que se obtém por computação distribuída em clusters.

Útil, por exemplo, em biotecnologia, meteorologia e finanças, que são áreas intensivas processamento de dados.

O que é interessante é o modelo de funcionamento: o usuário auto-provisiona o serviço (ativa uma maior capacidade, quando necessita dela) e paga somente pelo que usa.

O Culto do Amador




Este livro demorou tanto para ser publicado em Português, que agora, quando chega ao Brasil, já não apresenta novidade alguma.

Perdoe-me a editora, mas o melhor agora é ler o Andrew Keen aqui, onde há uma atualização diária dos textos dele.

Google estendendo seus tentáculos: Twitter à vista!


Falando em Twitter, o boato mais recente é que a Google está negociando a sua compra.

Mais sobre o assunto aqui. E também aqui.

Telegraph usa Twitter

Na WebExpoForum, que tratava entre outras coisas da web 2.0, houve vários apresentadores que eram da imprensa.

É sinal de que a imprensa tradicional está ficando mais ligada no potencial da Internet como fonte e meio de informação.

Mas o mais sensacional foi aquilo que eu li, à época da queda do avião matou nove pessoas na Holanda: "a redação do britânico Telegraph deixou o Twitterfall ligado em um telão".


Twitterfall: trata-se de um aplicativo que permite com que um usuário acompanhe todas as mensagens que estão sendo publicadas no Twitter, sobre um determinado tema. Funciona como um streaming ao vivo. Assim, a redação consegue monitorar melhor o que está sendo publicado no site.

Realmente, segundo a CNN, os primeiros relatos e a primeira foto sobre o acidente aéreo na Holanda apareceram antes no Twitter.

Mas o fato principal é que a imprensa tradicional já está abrindo os olhos para o Twitter, e para outras ferramentas da web 2.0, como fontes de informações e de pautas!

Entre na onda!

Se você ainda não sabe o que é um QR Code, clique aqui.

Se você quer gerar seus próprios QR Codes, clique aqui.

Se você já possui um leitor de QR Code, leia aqui:

No nanocosmos



Se você está com uma conexão banda larga,
vale a pena fazer uma viagem neste site.

A C&T do Brasil está de luto


Este foi um grande homem!

Eu ainda não o conhecia. Simplesmente bati à sua porta, na presidência do CPqD, e ele me atendeu.

Disse-lhe que tinha havido a minha defesa de tese de mestrado naquela mesma manhã, na Escola Politécnica São Paulo, e que ao sair de lá peguei um avião para Brasília, a fim de tentar falar com ele e lhe pedir uma bolsa, para que eu fizesse o meu doutorado.

Contei-lhe quais eram os meus sonhos. E ele me ajudou a realizá-los.

Saí de lá com a bolsa.

Que essa grande figura descanse em paz!

Tapscott fala da revolução que os jovens Internautas estão causando na sociedade

Alguns trechos do novo livro de Don Tapscott (ainda não publicado no Brasil):

"Não entendo essas gravadoras que estão processando crianças [por baixarem músicas da Internet], ao invés de estarem incentivando as crianças a remixarem músicas".

"É verdade que os jovens gastam muito tempo em redes sociais, durante o trabalho, mas isso não é razão para bloquear o acesso a esse tipo de site. Não é um problema da tecnologia e sim de gerenciamento".

"
As redes sociais estão se tornando uma espécie de sistema operacional para os negócios, por isso as empresas devem abraçar esses serviços como um local para a inovação e a análise de desempenho dos funcionários".

Skype, out!


Começa a pegar fogo a canibalização da voz!

O Skype para o iPhone acaba de ser lançado e a T-Mobile Germany já anunciou que não vai permitir com que seus clientes o usem!

A desculpa foi de que isso geraria muito tráfego na rede deles. Além disso, de que se o aplicativo não funcinar direito (!), eles poderiam ser co-responsabilizados pelos usuários!

A Skype respondeu ao boicote da seguinte maneira:

"É uma pena: muitoas outras operadoras do planeta sabem muito bem que as pessoas querem usar aplicativos web inovadores, como o Skype, e essa é a razão pela qual eles pagam seus provedores, para que possam acessar a Internet. Adicionalmente, não há justificativa técnica para ese bloqueio arbitrário, que representa uma barreira aos negócios on-line, e que é feito por uma empresa provada, só porque ela pode, visto que ela controla o acesso à rede".

Continuando o bate-boca, a operadora respondeu assim:

"Se algum usuário tentar usar o Skype na nossa rede, interromperemos todo o serviço de celular dele, alegando quebra de seu contrato conosco".

Como eu tenho dito, estamos vivendo em um mundo com tecnologia de Jetsons, mas ainda com pensamentos e atitudes de Flintstones!

Isso é coisa de velho!


Eu tenho falado que e-mail e download são coisas que os mais jovens não querem mais!

SMS e MSN são os preferidos para a comunicação rápida (além, agora, do Twitter).

Vi agora o resultado de um estudo do NPD Group, realizado em 2008 junto a jovens americanos (entre 13 e 17 anos), mostrando que 52% dos pesquisados preferiram ouvir músicas em rádios on-line, nos sites gratuitos de streaming, como Imeem, Pandora e MySpace (através dos quais não é preciso baixar um mp3, pois se escuta tudo on-line). Um ano antes, apenas 34% dos jovens utilizavam esses websites.

Enquanto isso, no mesmo período, a ação de "baixar músicas na web"caiu 6% e o tempo gasto em sites de downloads de músicas desceu 13%.

As pessoas (especialmente as mais jovens) querem agora apertar o botão de Play e não mais de Download!

Para os mais velhos (que ainda usam muito o e-mail na comunicação e gravam CDs, com as músicas que baixam da Internet), esse novo hábito dos mais jovens pode ter surgido rápido demais!

Porém, acredito firmemente que a era "gravar CD/DVD" já era! Assim com a de fazer downloads de vídeos e músicas, especialmente com o maior acesso a conexões em banda larga.

Um fato decorrente é que, com essa mudança de comportamento, acabará se tornando obsoleto o debate em torno da pirataria (isto é, da ilegalidade de download de músicas pela Internet)!

Medicina móvel

Epocrates RX é um programa para celular.

Ele é hoje utilizado por 1 em cada 4 médicos americanos!

Com o aplicativo instalado, um médico pode, por exemplo:

- consultar rapidamente e entender melhor sobre algum medicamento;

- saber sobre interações, identificar pílulas e calcular a dosagem correta.

Segue uma entrevista com um dos proprietários da empresa que o produz e mantém.



Caras

Isso está mais com cara de Primeiro de Abril!

Mas é divertido...


sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cidades Digitais


Com a edição pela Anatel do ato de 2007, que permite às Prefeituras prestarem diretamente o serviço de telecomunicações — desde que não cobre por ele —, a agência criou condições para a regularização e ampliação das cidades digitais.

Até agora, no entanto, só 34 municípios solicitaram a licença do serviço, sendo 22 deles no Estado de São Paulo e sete no Rio Grande do Sul. Os cinco restantes estão pulverizados em vários estados.

Entretanto, a Associação Ibero Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (Ahciet) entidade, que mantém uma série de atividades voltadas ao estímulo das cidades digitais na América Latina e Espanha, considera vital o apoio dos governos aos projetos de "cidades digitais".

Segundo Franklin Coelho, coordenador de Cidades Digitais da Universidade Federal Fluminense e responsável pela implantação de vários projetos no Rio de Janeiro,"um ponto importante de convergência, que revela um amadurecimento dos formuladores de políticas públicas, é que qualquer projeto de cidade digital tem que se preocupar, antes de mais nada, com as aplicações de governo e sociais, ou seja, com o conteúdo. A definição da configuração da rede, das tecnologias a serem usadas são uma segunda etapa, consequência dessa primeira. São as aplicações e o uso que a população faz do serviço que garantem a sua sustentabilidade política. Quando há apropriação do projeto pela comunidade, não há risco de ele ser descontinuado, em função de mudanças políticas nas prefeituras".

O comentário é muito pertinente: os serviços devem ser percebidos, pelas comunidades, como sendo úteis para elas (facilitando a vida daspessoas, especialmente com redução de deslocamentos e de custos). Só assim (a demanda garantindo!) é que se consegue sustentabilidade para os projetos.

Celulares Genéricos

Estão aparecendo nos camelôs (e também em sites!) os chamados Celulares Genéricos.

Veja o comentário da Bia Kunze sobre esses equipamentos piratas.


Idéia criativa para estimular a criatividade

Criações artísticas com tecnologia. Veja o PicoCricket.

Apple revoluciona again!

Realmente impressionante como tem crescido a “Universidade” do iTunes (chamada "iTunes U", que fica dentro dentro da loja da Apple, a "iTunes Store").


Já existe por lá uma infinidade de grandes universidades oferencendo cursos totalmente gratuitos, em
podcast! Estão lá: MIT, Yale, Stanford, Cornell e muitas outras instituições de grande reputação.

Sensacionais as aulas da University of Pennsylvania, com duração de 60 segundos! O conceito é genial: uma série de temas, tratados rapidamente. Você escolhe aquilo que quer baixar e pode assistir (com áudio e vídeo), por exemplo, pelo iPhone (no elevador, no ponto de ônibus, no engarrafamento,... Quando e onde quiser!). Obviamente, pode-se também assistir no computador, no iPod e mesmo na TV.

Essa é mais uma revolução fantástica, lançada pela Apple! Já virei fã e usuário.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Puxando a sardinha



Você acha que toda a reportagem é tendenciosa? Leia aqui.

O Paulo Henrique Amirim, que foi palestrante do WebExpoForum, falou lá que "sim"! E ele disse o seguinte, que eu anotei":

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista"!

Realmente, sempre houve muita reclamação nesse sentido. Veja, como exemplo, o que se diz neste site. E neste.

Mas por que isso estava na WebExpoForum? E por que o Paulo Henrique Amorim lá, em um evento sobre Internet? O objetivo era um só: o de mostrar que a web 2.0, sem dúvida alguma, é a melhor maneira de se acabar com as puxadas de sardinha.

A web 2.0 permite uma transparência sem igual, à medida em que as fontes de informação são os próprios cidadãos, que deixaram de ser apenas leitores e ouvintes (passivos) e passaram a alimentar a rede com informação atualizada, que pode ser contestada ou discutida imediatamente após ela ter sido publicada, por exemplo, em um blog!

Claro! Pode-se continuar puxando a sardinha, "virtualmente". Mas a contestação será imediata e nenhum grupo de interesse conseguirá filtrá-la.

Paciência


Os profissionais de TI sempre nos fazem lembrar que todos nós temos que ser mais pacientes.

Pois as coisas nunca saem bem da maneira que queríamos e demoram bem mais do que prevíamos.


Bem que La Fontaine já dizia: "paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva"!

O mega pagamento das operadoras


Não é para menos que, no Brasil, os serviços de celular são dos mais caros do planeta!

Leia aqui.

terça-feira, 31 de março de 2009

Skype no iPhone

Já estou lá. Testei, é excelente!!!

Peço ajuda aos universitários


Hoje, busquei no almoxarifado quatro novas canetas BIC e as coloquei sobre a minha mesa.

Não sei quanto tempo exatamente elas vão durar por lá.

Mas de uma coisa estou absolutamente certo: em muito pouco tempo, elas também desaparecerão (assim como as anteriores, e as que vieram antes das anteriores, e as que as antecederam...).

Alguém, por favor, saberia me dizer para onde vão todas as canetas BIC do universo?

Nesse lugar (para mim, misterioso) devem haver centenas delas com o meu nome!

Talvez quando todos os produtos do planeta vierem com QR Codes, ou com etiquetas RFID, ou ainda, com algum sistema de localização geográfica, possamos mais facilmente encontrar as nossas canetas BIC desaparecidas?



Você é forte

"Eu estava furioso por não ter sapatos;
então encontrei um homem que não tinha pés
- e me dei por muito satisfeito."

Provébio Chinês



Computação centralizada ou descentralizada?



Antigamente, o mundo da informática era centrado nos mainframes.

Depois veio a descentralização para os PCs (onde empresas como a Microsoft ganharam muito espaço e dinheiro!).

Atualmente, fala-se da computação nas núvens (cloud computing), em que o barateamento do armazenamento e a maior capacidade das telecomunicações permitem que o processamento volte a ser...


... CENTRALIZADO!

E, hoje, a própria Microsoft está correndo para criar uma das maiores nuvens do planeta!!!

Skype chega ao iPhone


O Skype, empresa operadora de serviços telefônicos via Internet do eBay, lançará hoje seu ansiosamente aguardado aplicativo para o iPhone, da Apple, ampliando sua investida no território das comunicações móveis, que é uma parte importante da sua estratégia mais ampla de crescimento.

O aplicativo permite a usuários do iPhone fazer gratuitamente chamadas de Skype para Skype a partir de qualquer zona Wi-Fi, ligar para telefones fixos ou móveis a baixas tarifas e usar funcionalidades de mensagens instantâneas do Skype.

O Skype tem hoje 405 milhões de usuários registrados, sendo que está atraindo cerca de 350 mil novos usuários registrados por dia.

Além disso, a atividade por usuário também está aumentando. No ano passado, 8% das chamadas internacionais foram feitas usando o Skype, o que a torna a maior companhia telefônica internacional, segundo a empresa de pesquisas TeleGeography.

O eBay adquiriu o Skype em 2005 por US$ 3,1 bilhões e faz previsões agressivas sobre o crescimento do Skype. A subsidiária registrou US$ 550 milhões de faturamento em 2008, e a expectativa é dobrá-lo até 2011, para cerca de US$ 1 bilhão.

Energia


Folha de São Paulo de hoje:

90% das pessoas pagariam por medidores inteligentes e outras ferramentas que permitam gerenciar energia residencial. Jovens de 18 a 24 anos são os mais predispostos a pagar.


Evan Williams


Cada vez mais está ocorrendo de uma tecnologia ser lançada para uma coisa e acabar sendo enorme sucesso em outra coisa. Aliás, pessoas como o Guy Kawasaki já pregam isso há muito tempo. Assista a este vídeo, a respeito do Twitter.


segunda-feira, 30 de março de 2009

Conhecimento é passado!

É difícil entender o que se quer dizer por “gestão do conhecimento”, visto que conhecimento é um processo (e como tal: dinâmico, mutável), sendo que no limite das coisas poderíamos dizer, inclusive, que conhecimento é passado, sempre passado.

Assim, sob o ponto de vista antropológico-filosófico, nunca poderíamos gerir conhecimento, pois não se pode gerir o passado.

Podemos gerir informação. E gerir tecnologia. E gerir inteligência. E gerir inovação. Mas conhecimento, na acepção desta palavra, não!

Ainda sobre esse tema, segue um outro aspecto, que deixo para reflexão: gerir inovação tecnológica não pode ser somente a gestão de sistemas. Nem só a de equipamentos. Nem só a de tecnologia de uma maneira geral. Nem só a de mercado. Nem só a de custos. Envolve todas essas coisas, mas anteriormente a isso está o pensar! E é por esse motivo que se faz necessário que sempre se comece com a gestão “da inteligência”!

Como todo conhecimento é passado (portanto obsoleto), para que a inovação ocorra é necessário que se tenha um adequado modelo “de pensamento”. Nesse aspecto, conhecimento é necessário, mas o segredo é o seguinte: é preciso ampliá-lo sempre. É necessário atualizá-lo continuamente, em uma corrida sem fim, pois à medida que o adquirimos ele já vira passado. Fica obsoleto. O pulo do gato, então, está no “desenvolvimento”, com recursos (intelectuais) próprios, de novos conhecimentos. Para isso, repito que é preciso que se construam os modelos mentais certos. Pois se isso não for feito, não há inovação!

Nesse processo, é muito comum a tendência de olhar para a concorrência e tentar igualá-la. Mas fazendo-se simplesmente assim, nunca serão criados os diferenciais competitivos necessários. Não seremos inovadores, senão imitadores (ou, na melhor das hipóteses, “aprimoradores” daquilo que imitamos).

Portanto, chegamos ao ponto em que eu queria: colecionar (e gerir) uma quantidade enorme de informação não significa necessariamente inovar. É preciso que haja a cultura do pensamento adequado, isto é, daquele que transforma conhecimento em algo surpreendente e desejado. E para tal é necessário (além do modelo mental adequado) que se tenha um inconformismo interior, que não permita que as pessoas se acomodem com o sucesso do dia anterior, nem se iludam com o que já se sabe (pois, como vimos, aquilo que já se conhece é… Passado!).


Como, então, é possível “chegar lá”? Com um aprendizado permanente e multidisciplinar. Só assim são desenvolvidas inteligências perceptivas para o que está acontecendo e, principalmente, para o que deverá ocorrer. E essa cultura deve espalhar-se por toda a empresa. Uma área específica de Inovação, ou de Novos Negócios, ou de Novos Mercados, ou de Novos Produtos e Serviços torna-se míope quando se fecha em si mesma.


A cultura é a chave. E é chave a cultura do aprender e do estar sempre concebendo novos horizontes e caminhos. Do contrário, vira-se passado. A obsolescência vem, e ela chega no minuto seguinte.


Construir bons teatros (físicos) não é difícil (basta possuir os recursos necessários e contratar bons arquitetos e engenheiros). Identificar e contratar bons artistas, também não o é. Entretanto, para que sejam criados bons enredos, originais, surpreendentes, que interessem ao público pagante, é preciso que se esteja continuamente antenado, e sempre inconformado com o conhecimento e o sucesso previamente adquiridos. Do contrário, não haverá espetáculo. Ou haverá, mas sem platéia. E teremos (como last resort) que valorizar, simpesmente, "a construção do teatro"...





domingo, 29 de março de 2009

GE, Google e Smart Grid

Este vídeo foi indicado pelo amigo W. Heibel:

Para entender a Internet


"Para entender a Internet - noções, práticas e desafios da comunicação em rede" é uma nova experiência de publicação e divulgação de um livro, sem passar por uma editora.

Seguem alguns dados:

- O livro ficou totalmente pronto em 45 dias, estando totalmente disponível na web.

- Ele foi lançado no dia 17 de março pelo Twitter, sem anúncios para a imprensa.

- Cabe todo em um e-mail, tendo recebido mais de 500 recomendações espontâneas de leitura, em 3 dias.

Estive recentemente em São Paulo com um dos autores (no WebExpoForum): o Edney Souza (conhecido por "Interney"), que é um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil. No livro, ele escreve sobre os blogs.

A vereadora Soninha Francine (atual sub-prefeita em São Paulo) escreve sobre a Internet e a lei eleitoral.

O Fábio Seixas, que é um dos brasileiros mais seguidos no Twitter, aborda o micro-blogging.

O Sérgio Amadeu, um grande combatente do software livre, discorre sobre a pirataria on-line.

O Ronaldo Lemos, outro reconhecido ativista brasileiro, aborda a questão dos direitos autoriais, explicando o mecanismo do Creative Commons.

E tem muito mais!

Para Entender a Internet

Realidade aumentada

Recentemente, estive em São Paulo no WebExpoForum, onde houve uma apresentação do que é chamado Realidade Aumentada.

Funciona assim: você focaliza uma determinada imagem pela webcam do seu computador, e ela cresce (aumenta) em 3D.

Bem.. É mais fácil assistir, do que tentar entender por meio de uma explicação teórica. Segue um vídeo demonstrativo.

Faculdades virtuais

Há muita gente que tende a achar que, se novas tecnologias de ensino são usadas, então o resultado tende a ser melhor.

Mas nem sempre é assim! Há várias escolas, faculdades e universidades que são muito bem dotadas de equipamentos modernos, mas cujo resultado nas avaliações que o governo realiza são bastante ruins.

À propósito, você sabia que, no Brasil, mais de 38% dos alunos universitários já estão sendo educados virtualmente?

Se por por um lado isso é conceitualmente bom (pois poderíamos dizer que é a democratização e a descentralização da educacão superior), por outro a qualidade dos cursos que são oferecidos é, muitas vezes, bastante precária.

Os vestibulares, que são obrigatórios pelo MEC, já estão virando motivo de piada, posto que qualquer um passa nos exames dessas faculdades virtuais, pois a viabilização financeira de tais instituições depende de um maior volume de alunos. Exemplo de total aberração foi o seguinte caso, que ficou famoso nacionalmente: em São Paulo, um semianalfabeto, de 12 anos de idade, foi aprovado para um curso superior virtual de Pedagogia, mediante um "vestibular à distância"!

Os cursos virtuais, apesar de terem se alastrado rapidamente em nosso país, ainda são novos demais para sabermos como devidamente avaliá-los e fiscalizá-los. No entanto, a meu ver, medidas urgentes já precisam ser tomadas.

O fato é que a educação brasileira não tem fiscalização, especialmente quando se trata de educação virtual. Isso já é tradição: no Brasil investe-se em infra, mas não em professores, nem em fiscais.

Teoricamente, estamos educando mais, mas na prática, estamos educando pior. E quem perde com isso é o desenvolvimento do nosso país, especialmente por estarmos criando uma grande massa de pessoas despreparadas e desempregadas, pois o mercado não as absorverá.

Para terminar (e aliviar um pouco este post, que acabou ficando "pesado" demais), devo dizer que nem todos os cursos virtuais são maus. Eu mesmo estou cursando um, semi-presencial, que é de elevadíssima qualidade!