sábado, 17 de outubro de 2009

E que assim seja!

Os profissionais que vão liderar, no nosso país, são parte de uma geração de transição.

A geração que hoje está na liderança pensa primeiro no dinheiro, destrói a natureza e, muitas vezes, encara o trabalho como um fardo.

Os mais jovens, por outro lado, tenderão a associar o trabalho com preservação e com diversão. E o salário, cada vez mais, passará a ser colocado "em perspectiva".

A valorização será muito mais na grandeza da causa abraçada, do que no resultado financeiro alcançado.

E que assim seja! Pois nem sempre ganhar mais significa fazer o que se quer, ou o que se gosta, ou o que precisa de fato ser feito.


Modelo

David McClelland foi um grande psicólogo, tendo atuado em diferentes e importantes universidades americanas.

Ele dizia que “muitos dons, geralmente considerados como bens de nascença, podem ser ensinados”.


Certamente é possível, para uma pessoa, avançar pelo esforço individual. No entanto, pode-se pular etapas quando se tem em quem se inspirar, especialmente no início da carreira.

Por exemplo: alguns dos mais geniais pintores, como Salvador Dalí e Pablo Picasso, quando jovens se inspiraram em renomadas obras clássicas, antes de deixarem suas marcas e revolucionarem a Arte.


Seu Peru

A princípio, quem trata de TELEcomunicação deve se interessar, também, por COMUNICAÇÃO.

Então aqui vai algo curioso sobre o assunto:

Orlando Drummond é o dublador de inúmeros personagens conhecidos nossos. Veja alguns exemplos, na imagem.



Pois ele, que é mais conhecido por "Seu Peru", seu personagem no Zorra Total, está (pasmem!) completando 90 anos de idade.

Para homenageá-lo, o Cartoon Network preparou a seguinte vinheta:




Sensacional! Quantos de nós teremos essa disposição aos 90 anos (se lá chegarmos)?



Estado de São Paulo regulamenta isenção de ICMS para banda larga popular

O governador José Serra, de São Paulo, anunciou na manhã desta quinta, 15, durante a Futurecom, o decreto que isenta os serviços de banda larga do ICMS em pacotes de menos de R$ 29,80. A velocidade mínima exigida é de 200 kbps e a máxima, de 1 Mbps. O serviço precisa incluir, nesse valor, o modem e o provedor de acesso. Segundo o governador José Serra, o governo trabalhou com um preço médio de R$ 50 para os serviços de banda larga nessa configuração. Dos R$ 20 conseguidos de redução, metade representa o desconto de ICMS e a outra metade é redução de margem das empresas.

A desoneração está disponível para qualquer operador e para qualquer consumidor, mas o alvo é, naturalmente, a população de baixa renda. Segundo Serra, há no Estado de São Paulo 2,5 milhões de pessoas com computador mas que não têm acesso banda larga. Dessas, 690 mil não usam sequer o acesso discado. Como a isenção é para novas assinaturas, não existe perda de receita para o estado. Segundo o governador, o objetivo do projeto é permitir às pessoas acesso à informação, independente do crescimento econômico que isso possa gerar. “Com certeza, uma iniciativa como essa não diminui o PIB, então o resultado para nós é sempre maior ou igual a zero”.

A desoneração não incide sobre toda a cadeia, ou seja, a compra do modem pela operadora e a remuneração do provedor de acesso pagam ICMS e esse custo é assumido pelas empresas.

As operadoras não podem exigir fidelidade ao plano, mas está prevista a possibilidade de cobrança de R$ 100 no caso da migração de outros pacotes para o pacote popular, uma taxa de R$ 100 para reinstalação se solicitada antes de 12 meses após o desligamento e R$ 50 pela assistência técnica em caso de defeito causado pelo usuário.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Google entrará na área de livros

Leia aqui.

WiFi Direct

A WiFi Alliance divulgou nesta quarta-feira, 14, que está perto de concluir as especificações para permitir que um aparelho WiFi consiga se comunicar diretamente com outro sem passar necessariamente por um access point tradicional.

Essas especificações foram batizadas de WiFi Direct. Na prática, elas permitirão ligações peer-to-peer entre máquinas WiFi, possibilitando ações como compartilhamento de arquivos, comando de impressão à distância, sincronização de dados etc. Ou seja, será possível fazer via WiFi o que hoje costuma ser feito via Bluetooth.

As especificações ficarão prontas em breve e as primeiras certificações de produtos devem acontecer em meados de 2010, prevê a WiFi Alliance.

Na análise do site Rethink Wireless, o WiFi Direct abre também uma possibilidade interessante para aplicações de redes sociais que levariam em conta a proximidade física dos usuários.

Que vício!!!

É inacreditável o poder dessas mídias sociais em viciar as pessoas.

O Twitter, por exemplo, vicia mais que crack!

É incrível a quantidade de pessoas que ficam por horas e horas escrevendo coisas (muitas, sem qualquer sentido) no Twitter.

E a quantidade de eventos, no mundo todo (alguns enormes, caríssimos e com milhares de pessoas inscritas) para discutir o Twitter!...

Curioso aplicativo japonês para iPhone

Tenho falado do sucesso do modelo de plataforma aberta, sendo que para mim o melhor exemplo disso, hoje, é a loja da Apple.

Lá, é impressionante verificar a criatividade das pessoas em criar aplicativos inusitados.

Assista a esse vídeo japonês, mostrando um desses aplicativos. E o mais peculiar: essas coisas vendem!!!


Telefônica testa Wi-Mesh para ampliar oferta de banda larga popular



Com o aumento da dependência da conectividade de banda larga para as necessidades de conexões, o mercado de soluções sem-fio será impulsionado pelas soluções Wi-Mesh, acredita Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica, que defend a expansão dos serviços de banda larga no Brasil para atender as classes sociais mais baixas. Segundo ele, a Telefônica está fazendo testes em São Paulo para avaliar a viabilidade técnica da solução Wi-Mesh. O modelo de negócio, no entanto, ainda não foi definido, mas a operadora pensa em lançar esse serviço também na modalidade pré-paga.

Os testes, segundo Valente, estão sendo realizados na região do ABC paulista. “Estamos trabalhando para disseminar os serviços (de banda larga) e viabilizar um modelo de negócio”, comentou o executivo, que fez palestra na Futurecom. Os planos da Telefônica são de lançar o serviço, em Wi-Mesh no primeiro trimestre de 2010.


Por Luana Aquino
14 de outubro de 2009

Banda Larga: por lei, um serviço essencial

A Finlândia declara o acesso à banda larga um direito do cidadão.

Todos devem ter, como um serviço essencial, pelo menos uma conexão de 1 Mbps.

E os planos são de que esse valor (agora legal) mude para 100Mbps, até 2015!

Leia mais sobre isso aqui.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rede aberta e neutra

Aberto fórum para discutir a rede aberta.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Adiante!

Camisetas on-line

Como toda iniciativa simples, esta é genial.

Billboard BR



Lançado o Billboard Brasil, já com a lista (ranking) das músicas mais populares do mês.

Abracadabra, sim-sala-bin!

Com a maior quantidade de aparelhos domésticos, cada um com seu controle remoto, e cada controle remoto contendo inúmeros botões, a facilidade (e a felicidade!) de uso foi para as cucuias.

Pois eis aqui uma solução "mágica" para isso: uma varinha de condão!

Assista ao vídeo e, se gostar do equipamento, você poderá comprá-lo aqui.


Gestão pública

Lançado o e-cidade.

Trata-se de um software público capaz de gerenciar, em um único sistema, as principais áreas de atuação das prefeituras.

Cobrança de conteúdos on-line?


Veja aqui uma lista de características de conteúdos que poderiam ser pagos na Internet: ser urgente profissionalmente, ser customizável, ter valor de entretenimento, ser mais próximo do consumidor, ser importante para a economia doméstica.

Pela primeira vez encontro algo mais organizado sobre esse assunto.

Há, ainda, uma separação entre conteúdo on-line em B2B e B2C, sendo que as oportunidades de cobrar mostram-se maiores nos conteúdos B2B, com as pessoas jurídicas como alvo.


Os 10 +


Telefones móveis.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mudar dá trabalho!


Qualquer mudança implica gasto de energia, pois mudar é ir contra a "regra geral", que sempre prefere a estabilidade.

Por isso, todas as tentativas de mudança são, em geral, combatidas. Nessa fase, fala-se do projeto "do fulano", sempre com descrença, com ironia ou de forma pejorativa, tentando minar ou desmoralizar a iniciativa.

É só quando a mudança se torna irreversível, que então aparecem os apoios. E o projeto "do fulano" vira rapidamente "o nosso" projeto.

É o caminho das coisas! Caminho, esse, bem conhecido dos empreendedores, que buscam inovar.


Futuro???

Nesse vídeo, voccê assistirá a Microsoft mostrando o que "poderá vir a ser" o escritório do futuro.



Talvez a maioria das pessoas fiquem impressionadas com o que é mostrado. Devo confessar que eu fico um tanto irritado com esse tipo de apresentação de coisas que ainda não estão no mercado (e não se sabe se um dia estarão).

Enquanto a Microsfot faz essas demonstrações sobre o que o futuro pode nos trazer, a Apple, por exemplo, apresenta em seus eventos coisas absolutamente fantásticas que, no exato momento em que são mostradas, já são disponibilizadas para venda nas lojas da empresa, as Apple Stores.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sobre a motivação no trabalho (alguns pensamentos)


Há fatores que, quando estão presentes, motivam as pessoas. Por exemplo: o sentimento de se estar trabalhando com algo nobre, significativo, que produz valor para a empresa e para a sociedade. Isso certamente motiva!

Há outros fatores que, quando estão ausentes, desmotivam as pessoas (mas possuem pouco poder de motivação, quando estão presentes). Por exemplo: o dinheiro.

Portanto, se você espera que a motivação venha a partir do dinheiro, siga esse conselho: espere sentado! O dinheiro é condição necessária (para a sobrevivência), mas insuficiente para a satisfação plena da pessoa.

No fundo do mar!


Apesar de engenheiro e matemático de formação, sempre me preocupei bem mais com a eficácia do que com eficiência.

Acho que é por isso que costuma me dá enjôo falar de 5S, cujo foco está essencialmente na eficiência, sem que se trate da eficácia.

Ser eficiente é realizar tarefas com qualidade. Por esse motivo, eficiência é a paixão dos adeptos das ISOs e dos 5-esses (e, conseqüentemente, da maior parte dos consultores, que tentam vender essas coisas para as empresas, pois elas são facilmente traduzidas em procedimentos, transcritas em normas ou transformadas em ferramentas).

Por outro lado, ser eficaz é dedicar esforços para fazer o que deve ser feito. E é aí que a porca torce o rabo, pois para isso é necessário muito mais do que seguir normas e procedimentos, ou do que usar ferramentas.

O eficiente procura fazer certo as coisas,
enquanto que o eficaz busca fazer as coisas certas.

Sobre isso, a pergunta que faço é a seguinte: de que adianta ficar limpando o porão de um navio (aplicando, ali, as ISOs e os 5-esses), sendo que ele pode estar indo, eficientemente, em direção a um iceberg (por falta de eficácia)?

A esse respeito, ainda ouso dizer:

Eficiência é coisa de hemisfério cerebral esquerdo. Própria dos engenheiros, matemáticos, técnicos operacionais,... Ela é verbal, analítica, temporal, racional, lógica, linear e pontual.

Eficácia, por outro lado, é coisa de hemisfério cerebral direito. Própria dos designers, arquitetos, estrategistas,... Ela é não-verbal, sintética, atemporal, não-racional, intuitiva, holística e sistêmica.


Mas, por favor, não me entendam mal! Não sou radicalmente contra ser eficiente; contanto que, antes disso, saiba-se ser eficaz! Pois, do contrário, o eficientíssimo navio pode acabar...

...no fundo do mar!

Capisce?

Quero a inovação, mas... Tenho coragem de inovar?


Todo mundo gosta de mudanças: as roupas recém lançadas, o restaurante que acabou de abrir na cidade, os novos modelos de celular, os netbooks mais modernos, as TVs com telas cada vez mais finas,... Mas, ao mesmo tempo, as pessoas acabam ficando iguais, umas às outras.

É impressionante como o mercado de trabalho estimula as pessoas (físicas e jurídicas) a serem iguais, umas às outras!

Todos querem fazer os MBAs da moda, ler o livro mais recomendado pela revista Veja, vestir a roupa de grife (e que esteja na moda ditada pela própria grife), falar o que todos estão falando, assistir ao que todo mundo está assistindo, agir de acordo com um certo padrão vigente.

E esse fenômeno é tão forte, que as pessoas acabam ficando sem identidade!

Incrivelmente, muitas empresas caminham no mesmo modelo: só lançam o que já está lançado (com pequenas modificações); ficam amedrontadas em colocar no mercado algo que ninguém ainda lançou.

Todo mundo fala em inovar, mas quando chega a hora... Bate o medo, aflora a insegurança (semelhante à dos adolescentes, que têm que se vestir iguais, uns aos outros).

Porém o fato é que...

...para você concorrer com vantagem,
necessário é, justamente,
investir em algo que o distinga dos outros!

domingo, 11 de outubro de 2009

Chicken a la Carte

Dica


Economize a tinta de sua impressora!

Teste e comprove
. Vale a pena, pois os cartuchos estão caríssimos!