sábado, 2 de maio de 2009

Terceiro grau



Já temos escrito sobre o
Ensino Superior.

Leia agora este texto, de Mark C. Taylor:
"End the University as We Know It".

Pequenas reflexões sobre grandes revoluções


Até a Web 1.0, valorizávamos o produto pronto.
A partir da Web 2.0, passamos a dar importância à interação.




Qual é o futuro da mídia impressa?
Não sei! Mas sei que os meus filhos são, de fato, muito mais bem informados do que eu.
E eles lêem menos os jornais!

A lógica da Alta Definição



Cada x +, qqer tela = HD.

E, como HD = banda

Então, quem tiver rede de alta capacidade,

vai nadar de braçada!

CQD



Uma nova Arquitetura (em rede)



Lembro das minhas aulas de Construção de Edifícios, quando tínhamos que desenhar plantas em papel vegetal, à nanquim, com uma aranha e normógrafo), sobre uma prancheta inclinada coberta com plástico azul-esverdeado claro.

Que sofrimento! Que borradeira!




Hoje, um Arquiteto pode usar ferramentas como esta, na rede. Ele projeta, por exemplo, uma nova casa; e o proprietário, pela Internet, pode acompanhar o projeto e "caminhar" virtualmente pela casa, que é apresentada em 3D.




Trabalhando em rede: ANYWHERE - ANYTIME

Huddle talvez seja a ferramenta colaborativa mais completa que já conheci.



São coisas que, como já falei nos posts sobre SOHO, ajudam muito e passarão a estar "em alta".

Dê uma olhada, pois vale a pena!

coTweet



Graças ao Wagner Heibel, fui buscar (e encontrei aqui) uma ferramenta para compartilhar negócios e projetos via Twitter.

Mendeley




Gerencie, compartilhe e descubra novidades pesquisadas, em milhões artigos (papers) disponíveis.

Clique na figura acima.

Conteúdos relevantes

Pessoas que gostaram deste artigo, também gostaram destes outros.

Pessoas que compraram este livro, também compraram estes outros.



Conheça "plista": a informação, que você quer, chegando até você.

Trata-se de um serviço gratuito de identificação de conteúdos relevantes, personalizados para você.

Nota: o termo "gratuito", aqui, significa que você não paga (e nunca pagará) por ele. O que se pede em troca, somente, é que você coloque os seus comentários e forneça as suas preferências.

Quick.tv

Esta é uma evolução na área de Vídeos Interativos.

Com a disponibilização de avançadas ferramentas interativas, profissionais que atuam em "multimídia na web" podem agora, facilmente, adicionar interatividade em seus vídeos.



Veja o site e também o blog.


SOHO

Entendo que, cada vez mais, ficará difícil separar horas no trabalho com horas fora do trabalho.

Assim, vejo que os aplicativos web, que ajudem as empresas a serem gerenciadas remotamente, passarão a ganhar força.


Nesse sentido, veja o que a Klomptek oferece, na área de gerenciamento da telecomunicação empresarial móvel.

Quem for criativo no e-business, vai ganhar muito mercado!


Os usuários Web 2.0 estão sedentos por novidades e por formas fáceis e eficientes para a aquisição de produtos e serviços.


Aroxo

Um exemplo disso:

Diga o que deseja comprar e estabeleça quando quer pagar. O resto, deixe com AROXO.

My name is e



Aqui, você pode trocar informações rapidamente.

A idéia é colocá-lo em contato imediato no
Facebook, LinkedIn,
Twitter, etc... de uma outra pessoa (e tranferir, para esta, os seus contatos e endereços em redes sociais).

+ EAD

Eu sempre prefiro achar que EAD significa Educação a Distância e não Ensino a Distância.

A razão é bem simples: entendo o aprender (que é "fim") como sendo sempre mais importante do que o ensinar (que é preponderantemente "meio"). Portanto, prefiro adotar o termo genérico "educação".



Para complementar o assunto "EAD", o Wagner Heibel mandou os seguintes links, que se relacionam a uma série de reportagens veiculadas pelo TV Globo no Jornal Nacional.

Educação a distância beneficia milhões - No Amazonas, em cinco anos, o método a distância qualificou 16 mil professores de ensino básico que só tinham o nível médio.

Cresce o número de curso superior a distância
- A oferta de cursos superiores no Brasil cresceu 571% entre 2003 e 2006. E o número de alunos avançou 356% em três anos. Segundo o MEC, 73% estão em escolas particulares.

Televisão é fundamental no ensino a distância - Veja como a televisão está levando educação a milhares de jovens na Região Norte, onde os cursos a distância mais avançam: as matrículas cresceram 940% em três anos.

Os mecanismos de busca o conhecem melhor do que você mesmo!


Novamente, vou bater na mesma tecla: a da privacidade.

Qualquer um de nós usa algum mecanismo de busca no seu dia a dia.

Eu, pessoalmente, estou sempre usando o Google, várias vezes ao dia. E nem me dou conta do que eles armazenam sobre mim!

De maneira geral, eles armazenam logs detalhados das buscas efetuadas, fazendo uso de gravação dos endereços IPs que originaram a busca, cookies, data e hora da pesquisa, keywords usados na busca e os resultados clicados pelos usuários. Com estas informações é possivel saber, por endereço IP, quais páginas e em qual seqüência foram acessadas. E também, com estas informações, pode-se, a partir de uma lista de keywords saber que IPs as usaram. Assim, na verdade minhas buscas não são tão anônimas como eu pensava!

Com a chegada da Web 2.0, as informações pessoais se espalham com muito mais intensidade e velocidade pela Internet. As pessoas colocam seu dia a dia e opiniões em blogs, criam home pages pessoais, usam webmails gratuitos, colocam seu perfil profissional no Linkedin ou Plaxo, seus bookmarks de websites favoritos no del.icio.us, detalham relacionamentos com amigos no Facebook, MySpace e Orkut, registram suas músicas preferidas no Last.fm, compartilham suas experiências de viagem no Dopplr, se divertem com vídeos do YouTube e assim por diante...

Outro dia, o Cezar Taurion da IBM (eu assisti a uma exelente palestra dele em um evento da Converge, em São Paulo), sugeriu que pensássemos na junção dos mecanismos de busca com os sites Web 2.0. Por exemplo, um Google com Orkut com YouTube com Gmail com Picasa com Dodgeball... Ou ainda, um Yahoo com Flickr e del.icio.us. Pensem: quantas informações sobre cada um de nós não estarão disponíveis?!!!

À medida que mais e mais informações pessoais se disseminam pelos sites Web 2.0, os critérios de privacidade começam a erodir.

O importante, nisso tudo, é termos consciência que ao fazermos uso das fantásticas inovações oferecidas pela Web 2.0 podemos estar (e freqüentemente estamos) abrindo mão de nossa privacidade!


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Educação ANYWHERE/ANYTME



Conheça o programa One Portable Media Player per Teacher.

E leia mais sobre ele aqui.

O mundo todo precisa,
no tão carente setor da educação, de soluções criativas como essa!



Gripe "A"




Aqui, o mapa da gripe suína.

Celular com projetor

Os amigos já não têm que se reunir ao redor de um computador para assistirem ao último vídeo do YouTube.

A Samsung lançou um celular com projetor, que permite exibir imagens fixas ou em movimento, com até 1,20 metros de largura.



O telefone incorpora uma tecnologia de processamento digital de luz da Texas Instruments, por meio da qual as imagens são projetadas por centenas de milhares de espelhos microscópicos.

O aparelho, que já está disponível na Coréia, deverá ser lançado nos demais países do mundo, neste próximo inverno.


(Texto traduzido de MIT/Alumni)

Como as pessoas, em 1910, imaginavam que seria o ano 2000


Enviado pelo Ernani Fragoso:

A Biblioteca Nacional da França (BNF) tem uma impressionante coleção de gravuras feitas em 1910, que retratam o que seria a vida no ano de 2000.

Os bombeiros voariam...

Os sapatos teriam motor...

Os barbeiros seriam robôs...

Os carros voariam...

As mensagens seriam fonográficas...

Existiriam drive-in para "carros voadores"...

Os jornais seriam escutados ao invés de lidos...

Existiriam videoconferências...

Não existiriam funcionários nas obras, somente robôs...

Os alunos não usariam livros, eles iriam ouvi-los, de acordo com a vontade do professor...

Fabricar roupas nunca seria tão fácil...

Complemento, com a seguinte frase famosa:

"A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar o porque não aconteceu." (Winston Churchill)


O celular no Brasil



Duas mátérias, dois links (enviados pelo Cícero Lima):

Penetração da telefonia celular no Brasil.

Teledensidade da telefonia móvel no Brasil.

Educação à Distância

Ontem, fiz uma palestra em videoconferência, mostrando na prática os enormes benefícios da Educação à Distância.

Na oportunidade, falei sobre o primitivismo de nossa educação atual, que ainda segue os moldes da RETÓRICA, com o professores despejando informação nos alunos (o que eu chamo de "professor caixa d'água"); e, os alunos, em uma assistência passiva.

Quatro séculos antes de Cristo, Sócrates estimulava o pensamento de seus alunos e pares, empregando a DIALÉTICA. O objetivo era, através do diálogo, buscar a verdade. Hoje, apesar do avanço tecnológico, as nossas escolas continuam no modelo do "giz e cuspe", que as próprias crianças questionam e não compreendem mais (pois, informação somente, elas podem acessar no computador, no celular,... em qualquer local e a qualquer tempo).

Ao chegar em casa, ontem mesmo, deparei-me com o seguinte (e excepcional!) texto, sobre assunto correlacionado. Veja:


Ensino não presencial – o desafio do século 21

A Rede Globo decide, com o prestígio que adquiriu, por bem ou por mal, mais, muito mais graças à sua extrema competência, e agora parece abraçar a idéia do EAD – Ensino a Distância, jóia!

Maior presente para o nosso povo, impossível.

Está mais do que na hora de entendermos que existe um mundo de diferenças entre os três graus clássicos do nosso ensino, sem contar com os demais. Precisamos de escolas orfanatos, restaurantes, abrigos, creches etc. para o primeiro grau. Nesse nível os professores são muito mais do que ensinadores de tabuadas, letras e algumas historinhas, eles educam, eles cuidam das crianças substituindo pais nem sempre conscientes de suas responsabilidades. No segundo grau os mestres enfrentam jovens em choque com seus hormônios, completamente confusos, ensaiando relações e procurando objetivos para suas vidas. A imaturidade é a marca de garotos que começam a falar grosso e garotas que se sentem mulheres. O fundamental é que ao concluírem o segundo grau estejam razoavelmente amadurecidos para enfrentarem as escolas de nível universitário. Não chegaram lá? Infelizmente nem todos nasceram para a conquista desse nível, outros enfrentarão responsabilidades que os afastarão das salas de aula. E que salas de aula...

Os deficientes sabem o pesadelo de freqüentar escolas convencionais...

Podemos e devemos perguntar, quantas faculdades, universidades, quantas escolas de nível superior realmente estarão preparadas formar bons profissionais? Seus alunos podem freqüentar suas aulas? Precisam trabalhar? Quanto tempo perdem em deslocamentos entre suas casas e as salas de aula? Quantos são assassinados, atropelados, mutilados indo e vindo para lições que nem sempre são necessárias? E as escolas ainda têm espaços para estacionamentos? Quanto gastam em energia mantendo salas, pátios, corredores, salões iluminados? Nossas cidades comportam o trânsito adicional desse povo que se desloca motorizado?

Fantasticamente as telecomunicações, os computadores, os conhecimentos em eletrônica, tecnologia dos materiais, lógica, informática e muitas outras coisas (principalmente os gênios e indústrias do primeiro mundo) estão viabilizando o ensino a distância. Tudo é possível sincronizadamente ou não. Não há a mínima necessidade de “salas virtuais”, não há por que obrigar alunos a se deslocarem para assistirem aulas ministradas de pólos distantes. Via CD, DVD, pendrives, downloads etc. pode-se ter a aula no PC ou no ebook e repeti-la quantas vezes for necessário, onde quer que se esteja. Provas? Podem ser feitas onde e como os alunos puderem pagar ou ganhar. Pode-se usar laboratório virtual, biblioteca virtual, visitas técnicas virtuais, museus virtuais, um mundo de coisas sem a presença física, a ser feita quando e como os alunos puderem realizar.

A escola vai ao aluno, não o aluno à escola. Professores? Os melhores do mundo para milhões de alunos. Apoio? Sim, ótimo se possível e necessário. Tutores, técnicos em informática, fabricantes de equipamentos ajustados ao que o aluno precisa. E as imensas escolas existentes? Que sejam grandes laboratórios, bibliotecas, museus, lugares de confraternização ou simplesmente moradia para quem não tem onde morar.

Temos gripe suína, CO2, engarrafamento de trânsito, atropelamentos, violência, escolas convencionais mal equipadas, elitização do ensino, professores apegados a livrinhos antigos e a suas queridas e encebadas apostilas, necessidade de trabalhar, de cuidar da própria vida.

Não compete a professores decidir sobre a vida de jovens, isso o mercado, os concursos, o mundo faz, ainda que as corporações continuem exigindo carimbos e diplomas. No terceiro milênio da era cristã, meio milênio após Gutenberg, alguns milênios após os hieróglifos, papiros e coisas dessa espécie, chegou a hora da liberdade com responsabilidade. O aluno universitário decide sobre sua vida e não a escola escolástica, a que a Terceira Onda pedia, a criadora de autômatos.

Parabéns à Rede Globo, viva o EAD.

Fonte: Cascaes- EAD INTELIGENTE.

O real sentido da competição no trabalho


O entendimento sobre o que deve ser a COMPETIÇÃO NO TRABALHO está sendo muito desvirtuado nas corporações.



Competir
'NÃO É' fazer dos colegas de trabalho, seus inimigos. Pessoas que você teria que derrotar.

Até porque o problema da competição
'NÃO É' externo. É, por outro lado, derrotar os seus inimigos INTERIORES. Assim, é a própria realização do ser.

Competir no trabalho é APRIMORAR-SE PERMANENTEMENTE para, pela sua própria competência, produzir cada vez mais e melhor, para o bem das pessoas (e da sociedade em geral).


Aí você será vencedor, pois sem ter que passar rasteiras, nem puxar tapetes, você conseguirá realizar muitas coisas, reconhecidamente boas.

Termino essa reflexão com esta frase, atribuída a Marmontel.



Bom projeto

Muito melhor do que o projeto em si

é o seu poder de transformar

a cabeça e o coração

daqueles que dele participam.



quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conheça alguns serviços sensacionais!





AT&T (U-verse).

Telefonica Espanhola (Imagenio).

Verizon (FIOS).

Para quem gosta de ler livros


Skoob é um espaço virtual dedicado aos amantes da leitura.

Nele, o usuário pode cadastrar os livros que leu, está lendo ou pretende ler. Pode, ainda, compartilhar sua opinião com seus amigos ou até mesmo fazer novas amizades.

Hoje, já conta com 7 mil usuários, tendo mais de 10 mil livros cadastrados.

Lá você encontra de tudo um pouco. Desde grandes clássicos da literatura brasileira até
bestsellers americanos.

Os leitores ajudam a contribuir com o Skoob, avaliando as obras lidas.

A palavra Skoob nada mais é do que livros, em inglês, escrito ao contrário (tão óbvio que não dá para perceber de imediato).

Para utilizar, cadastre-se aqui!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Iguais, somente no sobrenome


Apesar do sobrenome comum, não sou fã do Fernando Pessoa, que era um gnóstico "de carteirinha". Veja mais sobre isso, aqui. E aqui.

Acaba, porém, de ser lançado o aplicativo "iPessoa", para o iPhone, que fornece frases do hermético poeta/escritor.

Novidades que estão para chegar




domingo, 26 de abril de 2009

Finding Hope