sábado, 25 de junho de 2011

O retorno


Telecotreco voltando hoje e com uma nova versão, para ser lido também nos celulares!




- Posted using BlogPress from my iPhone

A rede vai se tornar um grande computador inteligente


Já imaginou se minha equipe de trabalho tivesse acesso ao GPS do meu celular? Saberia, então, que eu chegarei 10 min mais tarde para a reunião.

E se o guarda de trânsito tivesse o mesmo acesso? Saberia que só chegarei a tempo para a reunião se eu ultrapassar o limite de velocidade. E eu imediatamente ouviria um beep no meu celular, anunciando que uma multa foi automaticamente emitida e que já foi debitada da minha conta.



O fato é que inúmeras aplicações passarão a ser disponibilizadas por meio da Internet. E teremos serviços que hoje nem conseguimos imaginar! E os aplicativos tomarão muitas decisões por nós!

Esse é o imenso e fantástico "cérebro virtual" que estamos criando.



O futuro da web está nas aplicações específicas



É claro que o e-mail e os navegadores (Internet browsers) proporcionaram grandes revoluções.

No entanto, o e-mail já não é mais usado pelas novas gerações, que preferem as redes sociais como meio de comunicação. E quanto aos browsers... Bem, como eles nos fazem perder tempo!

Outro dia, estava em outra cidade, terminei uma reunião mais cedo e desejei retornar para casa mais cedo. Tentei, então, fazer a antecipação do voo pelo navegador do meu celular. Fui do site de buscas para procurar o próximo voo para Curitiba, mas não foi fácil conseguir o que eu queria, pela web! Acabei ligando para meu agente de viagens, que resolveu a questão muito rapidamente.

Por isso, entendo que o futuro da web não está nem no e-mail e nem nos browsers, mas nas aplicações específicas!

Fantástica, por exemplo, é a aplicação Kindle, da Amazon. Ela permite uma rápida navegação por milhões de títulos de e-books, sendo que com um clique e em poucos segundos você baixa uma degustação gratuita de um livro; e, se mais tarde desejar comprar o livro todo, você o faz novamente com apenas um clique. E eles criaram um ambiente multi-plataforma: se você estava lendo o livro em seu celular e pausou em determinada página, quando volta a ler aquela publicação no seu computador, ela estará lá na mesma página em que você havia parado de ler! Sensacional!

Do mesmo modo, poderia haver uma outra aplicação que usasse o GPS do meu celular, identificasse o local onde eu estava e, então, eu dissesse a ela: "próximo voo disponível para Curitiba, com assento preferencial no corredor". E, em um clique apenas, ela me colocasse naquele voo, no assento escolhido.

Esse é o futuro da web: aplicações que facilitem a vida das pessoas e que economizem o tempo dos usuários.

Alôôôô BEL-i9!!!