sexta-feira, 16 de março de 2007

Google Phone

Acabaram os rumores!

Está confirmado: a Google realmente quer desenvolver o seu celular (notícia em Espanhol), a ser lançado mundialmente.



Para tal, trabalhará em parceria com a Samsung.

E com a Orange telecom (notícia em Inglês).

Além disso, ela quer promover 1 celular por pessoa.

Será uma ameaça para o iPhone (notícia em Inglês)?

Brasil Telecom quer crescer com segmentação e convergência


Apesar da Brasil Telecom possuir quatro eixos principais de atuação (telefonia fixa, provedor, banda larga e telefonia móvel), a empresa anunciou que a sua meta para 2007 é crescer entre 20% e 25% nos serviços de Internet de alta velocidade (com ofertas segmentadas) e outros 30% a 35% nas operações de telefonia celular.

O foco da empresa será nos serviços convergentes, disponibilizando aos usuários uma maior oferta de serviços pelo menor número de meios.

quinta-feira, 15 de março de 2007

Usuários de telemática cada vez mais desejam...



1 só gadget, com várias funções (por exemplo: celular + VoIP + câmera + banco de fotografias e vídeos + internet banda larga + e-mail + calendário + agenda compartilhada + lista telefônica + GPS + mapas + calculadora + rádio + MP3 + etc. etc.)

1 só padrão (amistoso!) de funcionamento

1 só fornecedor provendo solução completa

1 só contrato padrão

1 só fatura consolidada

1 só contato para suporte técnico (preferencialmente on-line)

1 segundo para ser atendido

Cabe, às empresas fornecedoras de produtos e serviços de telemática, buscarem a necessária competência de inovação (dentre outras) para que o modelo do 1 só possa ser oferecido.

quarta-feira, 14 de março de 2007

América Latina é bom mercado para WiMax


Terminou o evento WiMax Latin America, realizado no Sheraton Rio Hotel & Towers.

O evento reuniu operadoras, fabricantes de equipamentos e representantes de órgãos reguladores, de diferentes países da América Latina.

Veja um pouco do que apareceu por lá:

1. A América Latina é um mercado bastante atraente, tendo hoje 550 milhões de habitantes. Veja aqui algumas informações sobre esse mercado.

2. Estima-se que o mercado brasileiro para equipamentos de WiMax deverá chegar a US$ 300 milhões até 2010, o que representará 20% de todo o mercado latino-americano (só ficando atrás do México, que deverá abocanhar 25% do total da região).

3. O WiMax já foi testado em mais de 50 países e em pelo menos 12 desses já está sendo oferecido comercialmente.

4. A Orbitel da Colômbia estabeleceu naquele país o que é considerada a primeira rede comercial de WiMax na América Latina, a qual está sendo implementada pela Siemens. O projeto visa cobrir, totalmente, 15 cidades colombianas com a nova tecnologia.

5. A Neovia se apresentou como a pioneira na oferta comercial da tecnologia WiMax no Brasil.

6. Virgílio Amaral, diretor de tecnologia da TVA, acredita que deverá haver, no Brasil, o fim do subsídio na venda dos modems com a nova tecnologia, ao contrário do atual modelo de negócios das redes de cabo e ADSL.

Agências Americanas banem o Windows Vista

Duas grandes agências federais dos EUA proibiram a atualização, pelas suas dezenas de milhares de empregados, dos sistemas operacionais atualmente usados para o Windows Vista.

Alegam problemas de compatibilidade e dizem que ainda estão avaliando os requisitos de segurança.

Veja mais sobre esse assunto aqui (em Inglês).

Passivos vs. Ativos



Bastante interessante uma matéria publicada no IDG Now, que me deixou bem mais tranqüilo com respeito à pequena quantidade de comentários que são feitos aqui neste blog.

A matéria fala da regra do 1%.

O ponto principal dessa regra é que se você faz parte de um grupo de 100 pessoas on-line, apenas uma vai criar conteúdo, 10 vão interagir (comentando ou sugerindo melhorias) e 89 simplesmente vão ler.

A matéria ainda indica que 50% de todos os artigos editados pela Wikipedia são feitos por 0,7% dos usuários. Mais de 70% dos artigos foram escritos por somente 1,8% dos internautas!

Portanto, deixei de pensar que estamos pregando no deserto. Estamos, apenas, pregando para internautas passivos!

GooglePhone ??


Rumores cada vez maiores indicam que a Google pode entrar no mercado de telefonia, assim com a Apple e a Prada (sim... a Prada do mundo da moda!) fizeram ultimamente...

São vários os blogs que comentam isso: como aqui, aqui, aqui e até já o chamam de iPhone Killer como aqui.


Se é verdade ou não. só o tempo dirá...

As 50 pessoas mais influentes da Internet


Não sou fã desse tipo de lista, porém vale dar uma olhada na lista que a PC World Americana preparou para ter uma idéia do que está acontecendo no mundo da Internet lá nos EUA.

Eu particularmente nunca vi falar de vários dos serviços mencionados nessa lista, ou alguém já ouviu falar da Craig's list, sétimo colocado na lista???

O que talvez possa ser uma explicação é o fato de, apesar de ser global, o uso da Internet pode depender dos costumes e comunidades locais (vide o sucesso de blogs nacionais: Interney, Kibeloco....).

terça-feira, 13 de março de 2007

Substituição de tecnologia?

Se você está pretendendo montar um novo negócio, próprio ou em regime de franquia, então fuja dos que envolvem CDs e filmes!

A tendência é de queda na venda de CDs e de filmes, bem como no aluguel de filmes em videolocadoras.

Primeiramente, porque a pirataria está correndo solta em nosso país.

E em segundo lugar, porque todo jovem já sabe como obter, com grande facilidade, música e filme digital pela Internet, onde a variedade é enorme!

E esse fenômeno só deverá se acentuar.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Comprando canhão para matar mosquito


Na hora de comprar uma câmera digital, é importante saber que alguns vendedores utilizam os “megapixels” como jogada de marketing. E muitos usuários, por desconhecimento, acabam caindo nessa!

Em nossos computadores, usamos fundamentalmente resoluções de 1024x768 a 1600x1200. Com isso, torna-se desnecessário tirar fotos com resolução superior a 1600x1200, a qual já é suficiente para imprimir uma foto, com boa qualidade, em um papel de tamanho A4.

E sabe a quanto 1600x1200 equivale em megapixels?

A 1.9 apenas!!!

Conclusão: para o usuário comum, uma câmera de 3.2 megapixels é mais do que suficiente.
O que ocorre é que sai mais em conta, para quem vende, oferecer mais megapixels e dizer que, por isso, a câmera é superior; ao invés de oferecer um zoom ótico melhor, mais memória interna ou uma lente de melhor qualidade.

Quem comprou uma câmera de maior resolução e deseja enviar suas fotos por e-mail, ou armazená-las no winchester do computador, ou ainda, em sites especializados, normalmente tem que degradar a resolução. Então, vem a pergunta: para quê gastar com mais megapixels?

Sony lança câmera com Wi-Fi

A Sony apresentou nesta semana a sua primeira câmera integrada pela tecnologia de compartilhamento sem fio.



É a CyberShot DSC-G1, que chega aos EUA em abril, por 600 dólares.

A câmera suporta os padrões 802.11b e g, o que permite trocar fotos com computadores, câmeras e outros dispositivos Wi-Fi.

Ela possui 6 megapixels de resolução e capacidade de armazenamento de 2 GB, expansível através de um Memory Stick Duo. A tela LCD de 3,5 polegadas, tem 921.000 pixels, e as lentes são Carl Zeiss.

Fim do fio?

O Bluetooth conquistou os celulares, mas os cabos ainda predominam no mundo das câmeras digitais: um para carregar a bateria, outro para transferir fotos entre a câmera e o computador, um terceiro para exibir as fotos na TV, e assim por diante. Entretanto, esse cenário deverá mudar, pois daqui para frente as tecnologias wireless vão entrar para valer no mundo das câmeras digitais!

Baixe fotos em alta resolução - GRÁTIS!


Fotos gratuitas em alta resolução, podem ser obtidas no SXC.

Há também um site associado a esse, porém pago, que é o StockXpert.

Faça, on-line, os cursos do MIT


O MIT disponibilizou, on-line, todos os seus cursos, das mais diversas áreas do conhecimento.

Isso faz parte de um programa chamado MITOPENCOURSEWARE.

Veja a lista completa de cursos.

domingo, 11 de março de 2007

Biblioteca on-line de textos

Scribd é um site onde as pessoas postam textos e os deixam disponibilizados on-line, compartilhando-os com os internautas de todo o planeta.

Qualquer pessoa pode utilizá-lo, sem a necessidade de ser criada uma conta para isso. Aceita vários tipos de formatos (txt, doc, pdf, etc.) e não há limite de tamanho para os textos.

Há também um mecanismo de buscas, através do qual você pode reunir documentos sobre um mesmo assunto.

Finalmente, possui estatísticas interessantes para cada documento e um sistema em que o leitor pode "atribuir notas" ao documento lido (do tipo gostei/não gostei). E na primeira página do site (home) é apresentada um lista dos documentos "mais populares".

A quem pertence o site??? Você tem uma chance para adivinhar... Depois, entre no site e descubra!