quinta-feira, 7 de maio de 2009

Procurando por um software?

Wakoopa é um site que busca softwares.


Por exemplo, se você está procurando por um novo tocador de vídeo, então é só acessar o site e fazer a busca.

Além disso, o Wakoopa fornece um plugin que, quando instalado, registra e indica a outras pessoas qual aplicativo você está usando.


O que virá a ser a Web 3.0?


Berners-Lee (o pai da Web), James Hendler e Ora Lassila escreveram, na revista Scientific American do mês de maio de 2001, um artigo que propunha a chamada "Web Semântica" (hoje conhecida como "Web 3.0").

No início do texto, eles descrevem a Web Semântica com o seguinte exemplo:

O caso de Pete, um filho que busca na Internet, através de seu "agente" (um software robô), alternativas para a fisioterapia de sua mãe.

Dispondo previamente de uma série de dados de Pete (seu endereço, seus horários, o seguro-saúde de sua mãe, etc), o agente busca na Web as informações relevantes (lista de médicos credenciados, suas agendas, etc) e, em alguns minutos, oferece uma lista de opções para que ele escolha a que mais lhe convém.

Não plenamente satisfeito com a primeira lista, Pete pede que o agente refaça a busca de acordo com as restrições por ele estabelecidas. Desta vez, a solução oferecida é satisfatória e com algumas ações simples. Pete muda parte de seus compromissos, obtém a aceitação do agente de Lucy (sua irmã, com quem irá dividir as idas à fisioterapia da mãe) e acerta a agenda.

Com esse exemplo, os autores pasaram a propor uma "nova Web", que é hoje motivo de muitas discussões e desenvolvimentos.

A Web Semântica é tida como o futuro da Internet.
Nela, um componente central é a linguagem XML, que permite descrever semanticamente os dados a partir de categorias que o próprio usuário pode definir.



Mais sobre o tema, aqui.

Pto de Contato

Tudo começou com os ambientes corporativos de trabalho: os escritórios. Muita gente, durante muito tempo, realizando muito trabalho ineficiente.

Em seguida, verificou-se que o dono da empresa, ou o gerente de uma área, poderia cobrar os funcionários não pelas horas "no escritório", mas por tarefas efetivamente cumpridas. Surge, assim, o SOHO: pessoas trabalhando em suas próprias casas. Isso passou a ser realmente viável com a banda larga, nas empresas e nas residências.

Uma evolução disso é o que a mobilidade passou a proporcionar: trabalhar em qualquer lugar, a qualquer tempo (Anywhere / Anytime).



Veja, agora, um modelo inovador de trabalho: o coworking (clique aqui).

Quórum Brasil



Os internautas brasileiros ainda possuem muito receio em realizar compras e operações bancárias na Internet.

Em Salvador, a desconfiança com os bancos chega a 78%!

Como isso atrapalha bastante o uso da Internet para fins comerciais, algo precisará ser feito a respeito dessa questão:

Campanhas publicitárias, divulgação de estatísticas relacionadas à segurança para os usuários dos serviços, maior garantia aos usuários pela introdução de biometria, códigos especiais de acesso, certificações digitais, tokens,...


Ibope Nielsen

Mais de 62,3 milhões de brasileiros possuem acesso à Internet.

Os nossos internautas gastaram em média, na rede, 26 h e 15 min durante o mês de março.

Superaram UK, com 25 h; França, com 24 h, e Alemanha, com 23 h e 53 min, por cidadão.

O Brasil é o recordista na permanência!

O que, cetamente, interessa aos anunciantes.


quarta-feira, 6 de maio de 2009

Por que banda larga?

Uma das primeiras medidas do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no início de 2009 foi destinar U$ 7 bilhões para programas de incentivo à tecnologia de informação. A medida tinha como objetivo estimular a economia do país que se vê atolado em uma recessão e tem respaldo em sua própria história.

Um estudo conduzido nos Estados Unidos estimou que para cada ponto percentual de aumento na penetração da banda larga em uma área particular, o emprego aumentaria de 0,3 pontos percentuais por ano. Outro estudo concluiu que, de 2002, as comunidades dos Estados Unidos que estavam entre as primeiras a adotar a banda larga em massa experimentaram um crescimento mais rápido em empregos e número de empresas nos setores de utilização intensiva de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).

O que as lições dos Estados Unidos podem ensinar ao Brasil? Em um país em que a penetração de banda larga é de pouco mais de 5% e que atinge somente 1% da população no Nordeste, de acordo com pesquisa da IDC publicada em 2008, o investimento em TI pode significar um incremento substancial em receitas, acesso da população a novas tecnologias, além de servir como um fator de fixação da população em seus lugares de origem, evitando assim a migração interna e o aumento do inchaço das grandes metrópoles, pois o melhor acesso à banda larga pode melhorar a economia das áreas rurais, conduzindo renda, melhorando os estilos de vida e reduzindo a necessidade e o desejo de migração para as cidades.

Além disso, a conexão da população fora da área metropolitana através da banda larga também proporciona acesso ao e-government para cidadãos e empresas, e melhores oportunidades educacionais para os estudantes que podem ser apresentados à tecnologia necessária para competir e ter sucesso na economia global do século 21.

Embora essas melhorias sejam difíceis de medir, um estudo publicado pela Associação Econômica Européia em 2006 concluiu que os países em desenvolvimento com melhor infra-estrutura de TIC atraem significativamente mais negócios do exterior, de terceirização e investimentos estrangeiros.

Um dos exemplos de como a tecnologia pode ajudar economicamente as nações foi apontado em um estudo realizado em 2006, que mostra que as soluções empresariais para a Internet permitiram às empresas privadas dos Estados Unidos economizarem $155 bilhões e ajudaram empresas da França, Alemanha e Reino Unido a aumentar as receitas em $79 bilhões.

Outra pesquisa que envolveu cerca de duas mil empresas nos Estados Unidos concluiu que as soluções empresariais para a Internet resultaram em um ganho líquido de cerca de $600 bilhões até 2001 e adicionarão 0,43 pontos percentuais ao crescimento futuro da produtividade até 2011.

Embora o governo brasileiro reconheça a urgência do tema e já tenha avançado em algumas frentes, como programas para colocação de banda-larga nas escolas até 2010, criação de tele-centros bem como apoios pontuais a algumas cidades digitais, não temos no Brasil um programa de alcance nacional que viabilize o acesso massivo a banda-larga nos moldes do que foi feito com o programa “Computador para todos”.

Para lançar um programa desta envergadura o governo pode seguir o exemplo do que vem sendo feito recentemente por países como China, India, Colômbia, Chile, Comunidade Européia e adotar políticas como:

• Modificar a política existente e disponibilize os Fundos Universais de Serviços para serem uilizados para expandir os serviços de banda larga em áreas remotas e rurais.

• Agilização do processo de liberação de espectro adequado a implantação de banda-larga sustentável

• Formação de Parcerias Público-Privadas mutuamente benéficas.

É fundamental que haja prioridade e senso de urgência por parte dos governos na implementação das medidas que viabilizarão o acesso massivo à banda-larga. Deve ser buscado um balanço entre medidas estruturantes de longo prazo com alto-impacto e o pragmatismo da adoção de medidas imediatas de rápida geração de resultados.

Por isso é fundamental a mobilização e engajamento do governo, iniciativa privada e a sociedade ao redor deste tema. Além de gerar estímulo para a economia o acesso à banda larga para todos contribuirá para um Brasil mais competitivo e próspero.

(por Cássio Tietê, diretor de expansão de negócios da Intel Brasil)


Sky entra em HD

Você já teve ter assistido às propagandas da Sky HD, inclusive com a Gisele Bundchen.

Fui buscar algumas informações sobre esse novo serviço. Ei-las:

O novo decoder é muito bom, sendo igual ao da DirectTV americana. Grava no formato MPEG-4, tendo 500GB de hard drive, o que permite 50 horas na resolução de HD.

Um recurso fantástico é o de gravar à distância. Com a grade de programação, você pode agendar gravações mesmo estando longe do equipamento.

A maioria dos canais, que fazem parte de qualquer um dos pacotes, são os Standard Resolution.

Os canais HD são: ESPNHD, FOXHD, HDTheater (pertence à Discovery), SpaceHD, TNT HD, MGM HD, VoomHD, HBO (um HBO adicional, além dos que constam dos pacotes, mas em Standard Res) e HBOHD.

Mas atenção! Os programas de TV aberta em HD (os da Globo, por exemplo) não entram na Sky em HD!

Cada um que faça a sua opção. A minha, é de aguardar um pouco mais...



Na ordem do dia



O PC (microcomputador) está cada vez mais perdendo força.

À medida que as redes ganham em banda e confiabilidade, e ficam mais baratas, o que estava NO PC passará a estar NA REDE.

E é justamente por esse motivo que eu entendo que estamos saindo da era dos computadores e entrando na era da banda larga.

Banda Larga e Mobilidade. Esses são os termos que estão "na ordem do dia"!

Os telefones móveis têm ficado cada vez melhores, mais rápidos, mais baratos e com uma porção de opções que estávamos habituados a ter somente em nossos PC's. Já chegam com câmera, conexão sem fio à Internet e muitas outras utilidades que fazem com que ganhem, cada vez mais, a preferência de muitos usuários.


terça-feira, 5 de maio de 2009

O Oscar da Internet

Saíram os ganhadores do The Webby Awards, considerado o Oscar da Internet.

O evento é organizado há 13 anos pela Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências.

Veja aqui a lista completa dos nominees e dos winners, por categoria.

Apple comprando o Twitter?

A Apple está negociando a compra do Twitter, por algo em torno de US$ 700 milhões.



Entenda porque esse é tido como sendo o casamento ideal.

domingo, 3 de maio de 2009

Loja virtual da Apple

Neste final de semana, a Apple recebeu a acusação de que tem demorado muito para pagar os provedores de conteúdo da Apple Store.

Neste momento (em um domingo!), a Apple Store está fechada, no mundo todo.


Intromissão e invasão de privacidade Vs. Confiança e segurança

Hoje, somos abordados por muitas pessoas nas ruas, cruzamentos e semáforos: são distribuidores de panfletos, vendedores de balas, malabaristas de esquina, lavadores de vidros, pedintes...

Outro dia, como decidi por não abrir a janela, fui agredido verbalmente por uma pessoa que batia na janela de meu carro e me taxava de "preconceituoso com relação aos aidéticos". Preconceituoso, eu?!!! Porque não abri a janela do meu próprio carro, para alguém que eu não conhecia?!! E, ainda por cima, eu teria que "adivinhar" que a pessoa era portadora do HIV?

Coisa semelhante ocorre com os tele-operadores que nos ligam perguntando se queremos trocar de operadora de telefonia, ou trocar de cartão de crédito, ou aumentar a nossa taxa de conexão à Internet. Ou, ainda, se desejamos contribuir para a Legião da Boa Vontade, ou outra instituição filantrópica. Horários preferidos para essas chamadas? Almoço ou jantar, é claro! Outro dia, ao ser interrompido por uma ligação dessas, durante um curto intervalo de almoço, disse de imediato que não estava interessado em qualquer oferta, quando a moça, de forma bem irritada, questionou-me muito agressivamente se eu nem ao menos iria ouvir o que ela tinha a oferecer. Vem cá!... Ela é que invade o meu horário de refeição, na minha casa, sem a minha autorização, e eu é que ainda tenho que ser agredido, se não desejo (ou não tenho tempo para) ouvi-la?!!!

Um tipo adicional de intromissão, ou de invasão à privacidade, são os SPAMs. E os vírus. E tudo mais que interfere no nosso computador ou na nossa rede, sem a nossa autorização. O fato é que essas coisas amolam e causam insegurança aos usuários. De fato, algo precisa ser feito com urgência, pois do contrário as pessoas se restringirão ao uso mínimo das tecnologias, o que não é o desejado, por ninguém.



A Microsoft, agora, está com essa preocupação (com respeito à segurança) na sua pauta de assuntos importantes. Vamos ver no que isso dá, pois a iniciativa, apesar de já chegar tarde, é muito boa! Leia aqui.