quarta-feira, 21 de maio de 2008

Fator de desenvolvimento e competitividade?


A nossa universidade se descuidou!


Ao invés de voltar-se para a construção e reconstrução do conhecimento, tem-se bastado, em geral, na sua mera transmissão.

Adormeceu sobre o discurso da inovação histórica, recaindo em uma contradição, que é a de pretender inovar sem inovar-se.

Dois lapsos mais frontais:

1. produz pouco conhecimento próprio, chegando a inventar modelos dedicados apenas ao repasse caricaturado de conhecimento; e

2. oferece ao mercado recursos humanos apenas mal e mal apetrechados, do que decorre a já corrente percepção de que, entrando numa empresa moderna, precisam aprender "tudo de novo".

Se ela não se renovar rapidamente, para que venha a ser o carro-chefe da inovação no país; e se não se adequar às necessidades de mercado, poderá ser engolida por uma geração muito mais prática, altamente objetiva e que entende e valoriza a inovação como fator de desenvolvimento e como ingrediente essencial para a competitividade empresarial.


domingo, 18 de maio de 2008

Sincronismo

Se fosse fazer uma estatística, acho que chegaria à conclusão de que as mensagens que mais recebo em minha caixa postal são as que falam de "sincronismo".

As pessoas gostam daquilo que não entendem direito e, em especial, do que lhes parece místico.

Jung falava de sincronismo. Diz-se que é sincronismo quando certo incidente ocorre a uma certa pessoa, numa certa altura, de tal maneira que adquire para ela um significado especial, revelando importantes ligações na vida dessa pessoa. Qualquer outro observador do mesmo incidente considerá-lo-ía um acidente do acaso, sem qualquer sentido em particular. Para esse obsevador, não há qualquer ligação sincrônica no acontecimento e por isso, não significa nada para si.

Fritjof Capra também fala de sincronismo. O que ele não fala é de Deus, que "opera tudo em todos". E, quando quer falar, o faz por meio de conceitos obscuros como o de um "Universo que conspira" para que alguma coisa aconteça.

Mas deixemos Capra de lado. Ele lembra ocultismo e esoterismo. E sincronismo, para mim, é simplesmente o que mostra o filminho a seguir.