sexta-feira, 13 de abril de 2007

Cognatos


Muito engraçada essa!!

Sabe quando você está ouvindo uma música estrangeira e jura que escutou
um trecho em português? Você volta naquele trecho, tenta escutar de novo
e não é que aquilo parece português? Será que em uma visita ao Brasil a
banda aprendeu duas ou três palavras?

Esse site contém trechinhos de músicas que são estrangeiras, mas que
nessa parte parecem ter sido cantadas em português.

http://cognatas.dromma.org/

Fonte: Dicas-L(Rubens Queiroz de Almeida) Colaboração: Cláudio Dia

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Duas notícias na área das telecomunicações no Brasil

1. Flexibilizando as regras para fusões de operadoras; e

2.
Projeto, aprovado em comissão do Senado, deverá atender 42 milhões de alunos da rede pública até 2013:

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem projeto que determina a utilização de parte dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para levar o serviço de internet de banda larga a todas as escolas públicas. O projeto vai, agora, para votação na Comissão de Educação, em caráter terminativo. Depois de sua aprovação, terá de ser enviado para votação na Câmara dos Deputados.

A proposta poderá garantir o acesso à internet a 42 milhões de alunos do ensino básico e superior da rede pública até dezembro de 2013. O cálculo do número de alunos que poderiam ser beneficiados pela medida leva em consideração o fato de que as escolas trabalham em mais de um turno.

O custo total do projeto, apresentado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), é de R$ 6 bilhões. O Fust arrecada anualmente em torno de R$ 1 bilhão. Atualmente, seus recursos são usados para a composição do superávit primário.

Mercadante propõe um computador para dez alunos

Pela proposta de Mercadante, 75% da arrecadação anual do Fust, a partir de 2008 e até 2013, seriam aplicados na implantação de acessos para a utilização de serviços de redes digitais de informação. O projeto prevê a instalação e manutenção, em cada estabelecimento, de, no mínimo, um computador com acesso à internet para cada dez alunos, por turno de ensino.

— Vivemos em um mundo em que a inclusão digital é indispensável para a cidadania — afirmou Mercadante. — Obtivemos a universalização, mas precisamos garantir a qualidade do ensino e a inserção do Brasil na sociedade do conhecimento.

O Censo Escolar de 2005 mostrou que 91,6% dos alunos de ensino básico das escolas particulares estudam em estabelecimentos que dispõem de computadores. Já nas escolas públicas, apenas 51,1% têm esse instrumento de apoio educacional.

— Trata-se de um verdadeiro quadro de exclusão digital, que é uma das faces da exclusão social — disse o petista.

(fonte)

"Auxílio a Lista" para todo o Brasil em uma só webpage

Este sistema já entrou no ar,
depois saiu,
em seguida entrou novamente,
mas saiu,
e agora volta ao ar.

O site diz "em testes até 15/4", mas não informa o que deve acontecer após essa data.

Enquanto isso, podemos utilizá-lo!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Leilão do WiMax

A indústria de eletrônicos no Brasil acredita que os leilões de freqüências WiMax e 3G devem ocorrer em 4 meses.

A avaliação é do novo presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato. O executivo pediu pressa no leilão ao assumir a presidência do órgão setorial.

A Anatel anunciou que apresentará novo edital das freqüências em maio. O edital deverá ficar sob consulta pública por ao menos 30 dias. Depois, a Anatel implementa mudanças sugeridas e pode marcar a data dos leilões.

O leilão de freqüências estava inicialmente previsto para ocorrer no segundo semestre de 2006. Ações na Justiça e erros no texto do edital, apontados pelo Tribunal de Contas da União, determinaram o cancelamento do leilão.


Via: Plantão INFO Online.

GodTube


Este novo site é especializado

em vídeos religiosos.

Pega na mentira!


KishKish é o detector de mentiras do Skype.

Vale a pena testar, até porque é grátis!



O tão aguadado WiMax móvel



Em épocas de pouca decolagem,


segunda-feira, 9 de abril de 2007

A conexão K

Eu estava para escrever um texto sobre suporte, mas acabei encontrando este aqui, que através de um exemplo real aborda tudo o que eu iria tentar dizer.


São apenas 4 pequenas colunas; sugiro que você leia todas elas, até o fim, e depois diga se algo bem parecido já não ocorreu com você...


Novo monopólio nas telecomunicações?

Após a queda do monopólio estatal das telecomunicações no Brasil ocorrida em agosto de 1995 e a privatização do setor iniciada em 1998, será que agora, cerca de 10 anos após, estamos caminhando para um monopólio privado?

Pois veja onde já está o grupo mexicano Telmex (leia-se Carlos Slim Helú, terceiro homem mais rico do planeta) no contexto das telecomunicações no Brasil:

1. Embratel: operação de telefonia a longa distância, possuindo uma extensa rede de cabos e fibras ópticas nas principais regiões metropolitanas e dominando o mercado de dados para grandes empresas. Já têm licença para operar WiMax.

2. Claro: terceira maior operadora de celular no Brasil, possuindo quase um quarto dos assinantes de celulares do país.

3. Vésper: opera telefonia fixa sem fio (WLL) em 17 estados brasileiros, com a marca "Livre".

4. StarOne: maior sistema de satélites da América Latina.

5. Net Serviços: maior operadora de TV a cabo do Brasil, a qual também comercializa telefonia IP (em parceria com a Embratel) e Internet em banda larga, com a marca "Vírtua". Hoje, é a maior empresa com serviços convergentes ("combo"), operando no país.

Adicionalmente, vem sendo comentado que Slim tem encaminhado negociações junto à Telecom Italia com vistas a comprar parte daquela companhia. Com isso, Slim abocanharia a operadora TIM (que, junto com a Claro, lhe daria praticamente a metade do mercado de celulares em operação no Brasil).

Mas, na realidade, é bem mais do que simplesmente isso: tendo em vista a atual possibilidade de convergência de inúmeros serviços através dos celulares, se Slim realmente adquirir a TIM, ninguém mais o segurará; em pouco tempo, literalmente dominará o mercado de telecom no Brasil. Esperem só para ver!

Web 2.0 nas empresas


MindMap (8Mb)