quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Se Kotler falou, está falado!...



Philip Kotler fez uma palestra no HSM ExpoManagement 2010.

Kotler defende uma visão “humanizada” da comunicação e dos negócios, o que ele chama de Marketing 3.0: marketing centrado em valores (não em produtos ou em clientes).

As empresas devem se preocupar com o planeta, contribuindo para um mundo melhor. Não basta serem lucrativas e eficientes, têm que se preocupar com os outros. As empresas têm que ter causa e propósito, colaborando para darem um sentido na vida de seus funcionários, fornecedores, acionistas, clientes.

Alguma coincidência com o que vimos dizendo há anos?

Para quem tem acompanhado o nosso trabalho profissional, tem visto que o nosso discurso (inclusive com os mesmos termos), o nosso propósito e as nossas ações têm se pautado EXATAMENTE NISSO. Nem sempre, entretanto, com o devido apoio. Primeiro, porque não podemos nos comparar com o prestigiado Kotler (nem de longe!); depois, por vivermos em uma sociedade hiper-consumista, hiper-hedonista, hiper-pós-moderna, como a nossa, que só se preocupa com o próprio umbigo. Falamos sobre isso em uma palestra que demos no ano passado, e que teve como título "Sociedade Quinária".

Talvez agora, com o guru Kotler falando o que já temos pregado há muito tempo, passemos a ser mais ouvidos...

Kotler também diz que as empresas vendem experiências e não produtos ou serviços. Tudo isso também já dissemos. Só chamamos de "x.0", enquanto Kotler usa a denominação "3.0". Esses conceitos, à propósito, estão no livro "Projeto BEL: a COPEL Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe", impresso em dezembro de 2008, particularmente no Capítulo 1 - "BEL: a COPEL Telecomunicações na era x.0".



Curioso...


Nicholas Carr, pesquisador do MIT, fez a apologia do cloud computing, durante sua apresentação em evento da HSM, o ExpoManagement. Segundo ele, tudo deverá passar para"as núvens", com o tempo.

No entanto, isso não está de acordo com o que ele mesmo fala em seu livro A Grande Mudança, onde ele afirma que a tendência é "híbrida", sendo o desafio maior a decisão sobre o que passaria para "as núvens" e o que ficaria fora.

Curioso...



O mesmo polêmico pesquisador, há algum tempo, afirmou que a Internet está prejudicando as nossas atividades cerebrais. Veja mais sobre o assunto aqui.

Todos queremos ser jovens!

We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inovação exige uma equipe apaixonada


Uma pessoa, por si só, pode ter uma ideia fantástica.

Entretanto, para materializá-la é geralmente necessário que haja mais de uma pessoa, dedicando-se àquilo.

E isso me fez lembrar do Tom Jobim:

“Vou te contar... Os olhos já não podem ver... Coisas que só o coração pode entender... Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho…”

Valores

Quando o empregado pergunta ao chefe:

- O que devo fazer?


O chefe deveria responder, simplesmente, com a seguinte pergunta:


- Quais são os nossos valores?

E o empregado, então, passaria a saber o que fazer...

No meu conceito




TREINAMENTO é uma palavra que, da maneira como hoje é entendida, deve entrar em desuso.

Eu TREINO cães.

Pessoas, por outro lado, eu devo EDUCAR (ensinando os porquês e os comos).


E o rotineiro que seja automatizado.

Uma questão de foco



Gerenciar

= foco no presente.

Liderar
= foco no futuro.

Sobre o futuro



Dizem que é difícil fazer previsões, mas esta eu sei que vou acertar:

Nos próximos 5 anos, veremos mais mudanças acontecerem do que em toda a nossa vida!

Reflexão



Jamais copiarei o que alguém está fazendo.

Por que?


Justamente porque alguém já está fazendo!