sábado, 13 de junho de 2009

Além da COMPETÊNCIA

Disseram-me que na equação que coloquei aqui, normalmente se usa o termo COMPETÊNCIA, ao invés de EXCELÊNCIA. Concordo que esse seja o termo mais usado, mas naquele post eu quis falar, de fato, em EXCELÊNCIA, que entendo estar além da COMPETÊNCIA.


Sobre a diferença entre COMPETÊNCIA e EXCELÊNCIA, gosto do seguinte exemplo:


Em uma grande empresa do Nordeste, trabalhava Álvaro, um empregado sério, dedicado, cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo, já com vinte anos de casa. Um belo dia, Álvaro vai até o dono da empresa para fazer uma reclamação.


- "Dr. Moacir, tenho trabalhado durante estes 20 anos em sua empresa com toda a dedicação e agora me sinto um tanto injustiçado. O Juca, que está conosco há somente três anos, está ganhando mais do que eu".


O patrão fingiu não ouvi-lo e foi logo dizendo:


- "Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá ajudar. Quero oferecer ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Aqui na esquina há uma barraca de frutas. Por favor, vá até lá e verifique se eles têm abacaxi".


Álvaro, sem entender, saiu da sala e foi cumprir a missão a ele designada. Em cinco minutos estava de volta.


- "Como é?", disse o patrão.


- "Verifiquei, como o senhor mandou, e eles têm os abacaxis", respondeu Álvaro.


- "E quanto custam?"


- "Isso eu não perguntei não."


- "Há outra fruta que possa substituir o abacaxi?"


- "Também não sei, não."


- "Muito bem, Álvaro. Sente-se ali e me aguarde um pouco."


O patrão pegou o telefone e mandou chamar o Juca. Quando Juca entrou na sala, o patrão foi logo dizendo.


- "Juca, quero oferecer ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Aqui na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi."


Em oito minutos, Juca estava de volta.


- "E então, Juca?", perguntou o patrão.


- "Eles têm abacaxis, sim. Têm em quantidade suficiente para todo o pessoal e, se o senhor quiser, eles também têm laranjas e bananas."


- "E o preço?", indagou o patrão.


- "Bom, o abacaxi é vendido a nove reais o quilo, a banana a três reais e a laranja a quarenta reais o cento, já descascadas. Como eu disse que a quantidade que queríamos era grande, eles me concederam um desconto de 15%. Deixei reservado o abacaxi. Caso o senhor resolva, eu confirmo."


Depois de agradecer a Juca pelas informações, o patrão dispensou-o e voltou-se para Álvaro, na cadeira ao lado:


- "Você falou alguma coisa quando entrou na minha sala hoje... O que era mesmo?"


- "Nada sério, não, patrão..."



Na verdade, o que está sendo descrito aqui não é só da administração, ou da psicologia, ou da antropologia,... Mas também é bíblico! Veja:



Assim também vós,

quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei:

Somos servos inúteis;

fizemos somente o que devíamos fazer

(Lucas 17,10).






Nenhum comentário: