domingo, 28 de junho de 2009

O grave problema da infra



Certa vez, quando ocorreu um acidente com um caminhão transportador de produtos inflamáveis, em uma estrada na qual eu viajava, tentei ligar para o número "0800" fornecido, para pedir maiores informações, mas o mesmo estava congestionado, tendo sido impossível efetuar a ligação! É o exemplo de um "0800" projetado para funcionar, somente, quando "não há qualquer problema maior"!

Traçando um paralelo, seria mais ou menos como um restaurante que fecha para o almoço: quando você mais o quer, ele não está disponível!

Pois agora, o mesmo ocorreu com o falecimento de Michael Jackson. Os sites ficaram congestionados, por muitas e muitas horas, o que demonstra que se investe muito "em Internet", mas não se está investindo o suficiente na "infra-estrutura" para suportá-la.

Leia mais sobre isso aqui (em Inglês).

Ainda a respeito do falecimento, os mecanismos para proteção a ataques foram automaticamente acionados no Google. Pela enorme quantidade de pedidos de busca pelo nome "Michael Jackson", o sistema "entendeu" que seria um ataque eletrônico e, para muitos que buscavam notícias sobre o cantor, receberam como resposta uma mensagem de erro! E isso durou por quase meia hora. Veja, a seguir, o gráfico que o Google divulgou, a respeito do aumento de tráfego:



E, aproveitando a ocasião, não podemos deixar de fazer aqui, também, a nossa homenagem ao brilhante artista (e bizarra pessoa), falecido recentemente. E nada melhor para isso do que mostrar a impressionante coreografia feita pelos presos de uma penitenciária das Filipinas. Segue o vídeo:

Pesquisar para sobreviver



Muito interessante esta entrevista (em espanhol) com o Rick Rashid, profissional que há 18 anos está à frente da área de pesquisas da Microsoft, empresa que, sozinha, investe em P&D mais do que o dobro do que Apple e Google investem, juntas!

No meu entendimento, qualquer companhia de base tecnológica que não invista (ou que não pretenda, a curto prazo, investir) seriamente em P&D é empresa imediatista, sem qualquer visão ou cuidado com o seu futuro, a sua sustentabilidade. Por que digo isso? Leia aqui.