sábado, 30 de janeiro de 2010

Significado

[Continuando o post anterior...]

Mais do que em qualquer outra época no passado, as empresas não conseguirão se manter através dos métodos tradicionais de controle: hierarquia, câmeras, sistemas, cartões-ponto, orçamentos, etc.

Mesmo "ir trabalhar" se tornará menos relevante à medida que a tecnologia possibilite com que as pessoas trabalhem a partir de localidades remotas.

O que vai juntar tudo será cada vez mais um componente ideológico. As pessoas ainda têm uma necessidade fundamentalmente humana de pertencer a algo do qual elas possam se orgulhar. As pessoas ainda terão uma necessidade fundamental de valores e de um senso de propósito, que dê a suas vidas e a seu trabalho uma noção de meaning, de significado.

Enganam-se as empresas que não valorizam isso. Perderão funcionários (e procurarão outras justificativas para isso, em geral culpando os próprios funcionários que saem). E perderão mercado.



Fazer uma empresa, não um negócio



O Clemente Nóbrega uma vez falou que, curiosamente, "as empresas visionárias não têm muita visão".

Não são guiadas por líderes carismáticos propondo-se a guiar seu povo para a terra prometida. Nada disso!

Os líderes dessas empresas estão, muitos deles, preocupados essencialmente em articular os processos certos, em colocar no lugar a arquitetura apropriada a um empreendimento duradouro. E para isso, cuidam para que sejam "fechadas todas as pontas", de tal forma que se garanta sucesso empresarial a médio e longo prazos.

Empresas visionárias não se preocupam primeiro com o imediatismo de ganhar dinheiro liderando seus mercados. Elas se preocupam, antes de qualquer coisa, em construir um significado para o ato de trabalhar junto, em um empreendimento comum. Fazer uma empresa, não um negócio!

A meta primeira não é ter uma idéia genial para ganhar o mercado, a meta primeira é a empresa mesma. A empresa como um sistema, não apenas como um ajuntamento de pessoas.

Assim, preocupam-se com os seus empregados: seu bem-estar, seu desenvolvimento, seu progresso, seu aprendizado permanente.

E agora vem o que pode soar como o mais curioso:

Empresas visionárias fazem seus melhores movimentos por meio de experimentação, tentativa-e-erro, oportunismo, e, literalmente, por acidente. O que parece em retrospecto, uma capacidade de previsão e planejamento espetaculares, é na verdade o resultado de uma mentalidade:

"Vamos sempre tentar um monte de coisas que parecem promissoras e adotar o que funcionar melhor."

Finalmente: empresas visionárias rejeitam a lógica do “ou isso ou aquilo” e adotam lógica do “isso e aquilo”. Elas rejeitam a “tirania do OU" e dominam "a genialidade do E". Como na Física Quantíca: partícula e onda.

Paradoxo? Sim... Mas resultados espetaculares no mundo real, também!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

iPad foi anunciado e estará em breve no mercado

Lançado o tablet da Apple, com o nome de iPad.

Tela touch de 24,6 cm, bateria com 10 h de duração, Wi-Fi e/ou 3G, Bluetooth. Possibilidade de assistir a filmes, ouvir músicas, navegar na Internet,...

Interface e funções muito parecidas às do iPhone, com a diferença de que com o iPad não se pode enviar torpedos e nem fazer chamadas telefônicas.


Até há alguns anos, havia banda larga e computação nas núvens (cloud computing), mas faltavam os aparelhos para que se pudesse acessar a Internet de qualquer lugar.

Com o iPhone (lançado em 2007), a Apple colocou efetivamente a web no celular (no meu entendimento, nenhum outro aparelho celular proporciona tão boa navegação como o iPhone). Agora, a mesma Apple põe a Internet em todos os cômodos das residências, nos escritórios, nos aeroportos, onde for... E com um conforto, amplamente anunciado de ontem para hoje, como sendo espetacular!

Acaba o desconforto da telinha de um celular e também do incômodo notebook (ou laptop).

Como sempre, a Apple lançou, mas ainda não entregou. Isso tem um motivo: incentivar a produção de muitos novos aplicativos e conteúdos, especialmente nos próximos dois meses, como aconteceu com o iPhone.

O que queremos acompanhar, daqui para frente, é como o iPad alterará a mídia impressa.

Veremos...


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Confirmado!

O CEO da McGraw-Hill afirma que seus livros estarão no Tablet da Apple, que será lançado amanhã.

E diz que ele será compatível com o sistema operacional do iPhone.

Assista a entrevista aqui.

Uma proposta: o SWOT pessoal

Na chamada Análise SWOT, as empresas analisam as suas forças (Strenghts) e as suas fraquezas (Weaknesses), que constituem os seus fatores internos.

Adicionalmente, as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), que são fatores externos, isto é, aqueles pertencentes ao mercado, à concorrência, ao meio ambiente, etc.

A proposta que agora faço é a seguinte:

Por que não aplicar a Análise SWOT na nossa vida pessoal, a fim de explicitarmos (para nós mesmos) as nossas maiores forças (que devem ser cada vez mais "fortalecidas") e as principais fraquezas (a serem, progressivamente, "enfraquecidas")?

E que tal tentar isso, como rotina?!!!


Rio: uma homenagem original

E por falar em flashmob, a TAP Portugal e a Infraero homenagearam de forma diferente a cidade do Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no dia 20 de janeiro. Assista ao vídeo (em HD):

Flashmobs

Essas coreografias são fantásticas!

Provoque a inteligência!

Contra o bullying on-line

Assista a esta campanha, em que o garoto interage com elementos do website.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vídeos em 360º

A CNN está usando técnica de vídeo em 360º para registrar a tragédia no Haiti.

Veja aqui.

E veja aqui como isso é produzido.

Frase de autor desconhecido


"Santo é um pecador que jamais desiste de esforçar-se."


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