quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Via Sercomtel


Clicando na figura você poderá assistir, on-line, a TV Tarobá de Londrina.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Document Freedom Day

Você já parou para pensar na "prisão tecnológica" que existe ao utilizar qualquer programa de computador para registrar qualquer documento seu?

Seja um texto, uma planilha eletrônica, uma apresentação eletrônica..., acabamos "aprisionados" pelo software que utilizamos para elaborar esses dados. Por não existir um formato padrão de documentos acabamos obrigados a viver em "ilhas" de usuários que utilizam o mesmo software. Corporações se vêem obrigadas a adquirir licenças de software de somente um determinado fornecedor para permitir a troca e colaboração de documentos entre seus funcionários.

Esse ambiente acaba por propriciar o aparecimento de um monopólio (leia-se Microsoft...) no mercado de softwares o que inibe o aparecimento de novos players neste mercado que poderiam trazer grandes inovações nas tarefas de elaboração de documentos.

O Dia da Liberdade dos Documentos (DFD, Document Freedom Day) é um dia
internacional para Libertação de Documentos com ações de base no
sentido de promover Formatos de Documento Livres e Padrões Abertos em
geral e acontecerá no dia 26 de março.

Importante destacar que o movimento defende um formato livre para documentos e não tem nada a ver com software livre. Não quero aqui entrar na polêmica de utilização e implantação de softwares livres, onde existe muita paixão e muitos argumentos nesta guerra entre software livre x software proprietário. Quero somente produzir conteúdo de forma padrão que possa ser acessado por software livre, software proprietário, em Windows, em Macintosh, em Linux sem passar por processos (que nem sempre funcionam corretamente) de conversão de padrões de documentos proprietários.

Em resumo, o que interessa é o produto e não a ferramenta utilizada para produzir esse produto.

Uma coisa é uma coisa...

Fala-se muito do que diferencia a mídia tradicional da Internet.

Entretanto, essa análise é relativamente simples de ser feita, pois a web, além da sua velocidade, possibilita interatividade (Web 2.0), personalização por (e pelo) usuário, e oferece uma fenomenal "memória" on-line. Além disso, o "hipertexto" (isto é, a característica de se poder clicar sobre um link, e, deste modo, "navegar" em um texto) é uma vantagem inigualável que a Internet nos possibilita.

Mas qual seria a diferença entre, por exemplo, um website de notícias e outro website de notícias?

Extra! Extra!...

Como o fator tempo (isto é, o "furo" de reportagem) não existe mais na Internet, pois na rede todos acessam a mesma informação praticamente de forma instantânea e simultânea, entendo que a grande diferença está na maneira (formato + conteúdo) como um determinado assunto é apresentado.

Com respeito ao formato, há sites que aproveitam as potencialidades da Internet para inovar, enquanto que outros apenas se limitam a copiar e colar textos (incluindo, eventualmente, algumas fotinhos) que são coletados das Agências de Notícias (em outras palavras, seguem o mesmo modelo adotado nas mídias tradicionais).

Quanto ao conteúdo, refiro-me aqui à forma em que a história é contada. E é isso que vai efetivamente diferenciar um site de outro, ou um blog de outro.

Sempre se pode, por exemplo, oferecer algo que:

- seja mais agradável para determinado público;

- explique a imagem de uma foto de maneira mais interessante;

- contenha hyperlinks, através dos quais o leitor, que desejar, possa se aprofundar naquele assunto;

- facilite o acesso a vídeos, a fotos passadas, a comentários diversos sobre o tema que está sendo abordado;

- cruze dados, fatos e opiniões, proporcionando ao leitor uma riqueza muito maior de informações;

- contenha comentários e opiniões por parte do responsável pela informação, com base nas suas próprias experiências de vida;

- abra novos horizontes para os leitores, propondo desafios intelectuais e estimulando a reflexão em torno de diferentes temas; e

- permita (é claro!) com que os leitores comentem e interajam de diferentes maneiras com quem produziu a informação.

Sites assim trazem "um plus a mais" para os leitores, fazendo a diferença no universo virtual! Os demais, simplesmente tentam reproduzir, virtualmente, os velhos modelos utilizados no mundo físico.

Como diz o "velho deitado":

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fora!


Há quem sustente que o plural de "forum" seja "fora".

Se você entende a lingua Inglesa falada, este forum é bastante interessante.

E também este aqui.

Ambos tratam de temas importantes, estratégicos, por meio de palestras e entrevistas com os maiores experts em cada assunto.

Os dois sites valem a pena!