sexta-feira, 12 de junho de 2009

Os "e-books" estão chegando!

A indústria da música está assistindo à morte do meio físico para suas obras e ao nascimento de um novo mercado baseado inteiramente nos meios digitais.

A facilidade de obter músicas pela Internet, o baixo preço e a disponibilização de catálogos "infinitos" na rede, são algumas das vantagens da digitalização.

Perdoem-me por sempre puxar a sardinha para o lado da Apple (posto que sou seu antigo admirador e usuário de seus produtos e serviços) , mas sem dúvida foi necessário o lançamento do iPod e da iTunes Store para o mercado realmente mudar!

A pergunta agora é a seguinte: a mesma coisa ocorrerá com a mídia escrita?

O lançamento do novo Kindle é um fato importante, bem como a disponibilização do Kindle para iPhone. Isso permite a fácil e rápida aquisição de livros, revistas e jornais digitais, por meio de redes Wi-Fi ou de celular, eliminando-se a necessidade do PC.

O novo Kindle usa tinta eletrônica (desenvolvida no MIT, o que originou a criação da empresa e-Ink), e esta já está virando padrão na área dos livros eletrônicos. Ela não cansa a visão (pelo seu sistema especial de iluminação) e permite com que a bateria do equipamento dure muito mais.

Além disso, recentemente (na WWDC) foi anunciado o breve lançamento do ScrollMotion: novo aplicativo na área de livros digitais para iPhones, iPods e Macs.

Acredito que, à semelhança do que já ocorre com as músicas, em pouco tempo muitas pessoas vão preferir acessar livros, revistas e jornais por dispositivos móveis. São de fácil utilização , proporcionarão maior economia ao consumidor e, cada vez mais, produzirão satisfação em seu uso.

Nenhum comentário: