sábado, 13 de junho de 2009

Educação corporativa não é treinamento!

Outro dia, contratamos um consultor na empresa onde trabalho, para atuar como um "educador corporativo". O objetivo não está em "treinar" as equipes, mas está em "educá-las". Dentro das empresas, entendo que deveria existir uma clara diferenciação entre treinamento e educação.

O treinamento (com o que as empresas normalmente se preocupam) deve estar voltado a desenvolver uma habilidade bem específica, como operar um equipamento, manter um sistema informatizado ou realizar algum procedimento rotineiro. A educação corporativa, por outro lado, deve ter por objetivo o aumento do pensamento crítico do indivíduo, a sua capacitação para aprender novos (diferentes!) conteúdos por sua própria conta (aprimorando o seu pensamento sistêmico) e a construção conjunta de novos modelos mentais. Em última análise, o treinamento capacita "o profissional", enquanto a educação desenvolve "a pessoa". E isso faz toda a diferença!

Na verdade, o consultor não vai desenvolver ninguém! Então - alguém poderia perguntar - por que o contratar? Porque ele fornecerá os meios para que cada funcionário se desenvolva. E isso é fundamental! Explico:

Primeiramente, a meu ver, o melhor programa de educação corporativa não é aquele que apresenta um imenso conteúdo a ser transmitido, mas o que desperta no funcionário o interesse e desenvolve nele o potencial de aprender.

Em segundo lugar, creio que para nós, adultos, a responsabilidade do desenvolvimento humano é, preponderantemente, de cada pessoa. É individual!

Nesse contexto, entendo que é função da empresa fornecer os meios para que se desenvolva, em cada funcionário, uma inquietude relacionada ao aprendizado. No caso específico do consultor contratado, caberá a ele despertar nos funcionários o "coração de estudante", para que possa continuar batendo pela vida toda e para que cada funcionário passe a buscar, por conta própria, o seu próprio desenvolvimento.

E quando esses dois fatores ocorrem (empresa fornecendo os meios e funcionários desejando o seu desenvolvimento pessoal e se empenhando para que ele ocorra) todos ganham: a empresa, os funcionários, os clientes e a sociedade como um todo.

Não tenho dúvida: esse é o melhor caminho para a real evolução!



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