sábado, 3 de março de 2007

Tenha um VoIP incrementado



Os sistemas VoIP têm evoluído bastante, os preços tem caído, e, se você quer adquirir um para seu pequeno/médio negócio, é bom saber que já poderá usufruir de algumas funcionalidades adicionais, como as seguintes:

1. Auto-atendimento: permite que seja tocada uma música de fundo (ou mensagem de voz) enquanto a ligação está em modo de espera. Além disso, possibilita navegação por um sistema em árvore por voz;

2. FMFM (“Find Me Follow Me”): possibilita a mobilidade de seus empregados. É possível configurar o telefone para, por exemplo, ele tocar inicialmente na escrivaninha do empregado; se não atender, a ligação é então direcionada para o celular do empregado, e, posteriormente, para a residência do mesmo. Alternativamente, o empregado pode programar um redirecionamento de ligações para um numero de telefone específico;

3. Conferência: atualmente, um bom sistema VoIP suporta áudio (e, talvez, vídeo) conferência. Várias pessoas podem entrar simultaneamente em conferência, em conversação VoIP, independentemente de onde elas estejam. Pode, ainda, permitir a troca de arquivos durante a conferência.

4. Convergência: um mesmo sistema pode integrar as chamadas telefônicas a: correio de voz, e-mail, mensagens instantâneas, vídeo conferências, faxes e outros tipos de comunicação. Assim, por exemplo, se você recebe uma ligação telefônica em uma situação em que não pode atende-la, o sistema pode deixar registrado, em sua caixa postal de e-mail, que aquela pessoa lhe telefonou.

Pequenos e médios empresários, hoje, podem ter acesso a essas e outras facilidades em sistemas VoIP. Portanto, esteja alerta ao escolher o seu!

sexta-feira, 2 de março de 2007

meebo.com


Se você tem várias contas de talk/chat, do tipo Yahoo!, MSN e GoogleTalk, pode logar-se automática e simultaneamente em todas elas. Basta cadastrar-se no meebo.

Personalize a sua página "home"


Uma nova maneira de personalizar a página inicial do seu navegador (browser).

Qual é a letra?

Você encontrou uma imagem com um tipo de letra legal, mas não sabe o nome da fonte que foi usada?

Pois este site resolve o problema: você sobe a imagem, ou fornece o link de onde a mesma se encontra, e o site informa que fonte é!

Não acredita? Então teste, pois funciona!!!

Os 10 blogs mais populares da internet brasileira

Se na vida real uma medida de popularidade é a quantidade de amigos, na web são os links. Me diga quantos sites linkam para o seu blog, que te direi se és popular na internet.

Já existem 1,14 milhão blogs em português segundo o technorati (o mais popular para esse tipo de serviço).

Clique aqui para ver (e talvez se surpeender..) os 10 blogs mais populares.

Clique aqui para ver um artigo sobre a crescente influência dos blogs.

por IDG

Uma revolução chamada Web 2.0

Terminou o evento da Converge sobre a Web 2.0, realizada no hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo.

Você pode ficar sabendo o que foi discutido por lá através do Blog da Conferência Web 2.0.

Bastante usados, no evento, foram os termos Cauda Longa e Sabedoria das Massas. Estão na moda!

Interessante foi a apresentação do ICOX, software de código aberto para gerenciar comunidades virtuais, e que pode ser baixado gratuitamente a partir de seu site.

Aplicativos cada vez mais on-line


Os aplicativos on-line estão cada vez fortes como opção aos usuários residenciais e até às empresas. O recente lançamento do Google Apps Premier Edition causou impacto nesse mercado.

Com a vantagem de ser totalmente hospedado pelo Google (sem instalação de hardwares e softwares e com o mímino de configuração e manutenção), a garantia de disponibilidade de 99,9%, 10 GB de armazenamento por usuário, suporte 24/7 e tudo isso por US$ 50/usuário, o novo pacote pode ser atrativo às empresas (veja comentários).

Para competir com a Google, a Adobe anunciou também oferecerá uma versão on-line do Photoshop. A princípio o serviço não será pago. A reportagem ainda relata que executivos da Adobe ainda estão procurando outras áreas de software para a Adobe oferecer serviços online.

Com essa guerra pelos dados e conteúdo, cada vez mais as operadoras de telecom sairão ganhando, pois: haja banda para tanto serviço on-line!!!

quinta-feira, 1 de março de 2007

Internet estimula automedicação


A Internet tem possibilitado uma enorme facilidade para a aquisição de comprimidos de emagrecimento.

E aí reside o perigo, pois as pessoas têm se automedicado cada vez mais, comprando medicamentos para emagrecer simplesmente com base no que encontram na web, sem a realização de qualquer exame médico e sem checarem a credibilidade das fontes.

O site da BBC está fazendo uma reportagem sobre isso hoje, inclusive mencionando o caso da modelo brasileira, Ana Carolina Reston, que morreu de anorexia.

Acontece que muitos dos medicamentos que podem ser adquiridos pela Internet possuem anfetaminas e outras drogas pesadas em sua composição, sendo que exigiriam receita médica controlada, se fossem comprados nas farmácias. Daí a preferência, de muitos, pela aquisição on-line, “facilitada”. Além disso, overdoses de medicamentos assim podem ser muito perigosas e levar a ataques de pânico ou agressividade, além de alucinações, problemas respiratórios, convulsões, coma e até morte.

E saiu hoje, também, outra matéria mostrando que o Brasil é o país líder no consumo de moderadores de apetite!

UWB: wireless mais veloz, para curtas distâncias


O gráfico mostra diferentes tecnologias de telecomunicação sem fio, com a relação entre distâncias e taxas de transmissão.

O Bluetooth transmite baixas taxas (no máximo 2,1 Mbit/s) a curtas distâncias. Assim, é útil para, por exemplo, a sincronização de poucos dados entre um PDA e um PC, ou entre um celular e um PC.

Deste modo, não se presta à transmissão de informações mais sofisticadas, como vídeo, áudio de maior qualidade ou imagens de maior resolução.

Mas está vindo por aí o UWB (do inglês, Ultra-WideBand). Trata-se de tecnologia para transmissão mais veloz de dados (em torno de 500 Mbit/s), na faixa de 3,1 a 10,6 GHz, e que opera com um relativamente pequeno consumo de energia.

Em relação ao Bluetooth, pode-se também notar que as transmissões no UWB ocorrem dentro de uma faixa mais larga do espectro de radiofreqüências.

Rails: a nova geração para programação web


Ontem me perguntaram que linguagens ou ferramentas deveriam ser aprendidas para programação web.

Hoje, não há qualquer dúvida: Ruby on Rails.

Ruby on Rails é um ambiente de desenvolvimento para a Internet (web framework), opensource, objeto-orientado, também conhecido por RoR ou, ainda, por Rails.

Com o Rails você também desenvolve aplicativos para Linux, Windows e Macintosh a partir de uma sintaxe bem simples e com muito menos códigos do que normalmente se consegue em outros ambientes de programação. Assim, o ambiente é revolucionário, pois permite altas velocidades de produção, com uma significativa redução de custos.

O site da Ruby on Rails disponibiliza, inclusive um tutorial, que mostra o desenvolvimento de um mecanismo de busca para o Flickr feito em 5 minutos apenas, ou a construção completa de um weblog feita em somente 15 minutos!

Rails: este é, certamente, o nome que crescerá neste e nos próximos anos na área de desenvolvimento de aplicativos para a web!

PS3 é sucesso, apesar do preço


Alguém comentou que o iPhone não venderia tanto, pelo alto preço que será comercializado.

Para uma contra-argumentação, tomemos o PlayStation-3.

Apesar de ser vendido por US$500 na sua configuração mais simplificada (sem contar os custos com os discos dos jogos!), o PS3 tem tido um enorme sucesso de vendas, superando consideravelmente as previsões de demanda que haviam sido feitas pela Sony.

Veja uma matéria recente sobre isso. Veja esta aqui também.



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

A CompUSA chega ao fim?


A CompUSA é uma das maiores e mais conhecidas redes de varejo de computadores e outros produtos informatizados com atuação nos EUA.

Fiquei surpreso com uma informação que recebi agora: de que ela está fechando as portas de muitas de suas lojas! A CompUSA opera, atualmente, um total de 225 lojas e os rumores são de que ela deverá fechar, nos próximos meses, pelo menos a metade delas.

Há também especulações no sentido de que ela estaria sendo comprada por alguma outra rede concorrente. Aí poderia ser, por exemplo: a BestBuy, a Fry's ou a CircuitCity.

Isso deverá ir à imprensa nos próximos dias, quando saberemos ao certo.

Nosso planeta está virando wireless?


A Sony lançou este fone de ouvido sem fio, com alta fidelidade, chamado DR-BT50.

Dispositivos (built-in ou acessórios) permitem a conexão sem fio tanto com gadgets Blutooth como não-Blutooth, como telefones celulares, computadores, aparelhos de som digitais e com o sistema de som do seu carro.

Pesa 180 gramas e a sua bateria dura até 17 horas.

Segundo Andrew Bubala, gerente de produtos de áudio da Sony, esses produtos bluetooth vão mudar completamente a sua maneira de ouvir música. Ao adicionar Blootooth com capacidade “A2DP stereo”, a Sony está expandindo enormemente as possibilidades para se ouvir música com alta qualidade, de forma hands-free e wireless.

Sensacional!

Veja a matéria completa no site da Sony.

Stumble


Em Inglês, o termo stumble pode significar tropeçar, mas também descobrir ou encontrar algo por acidente ou de forma inesperada (stumble on, upon ou across something).

E é exatamente isto que o site StumbleUpon faz: basta clicar em um botão e você assiste a um vídeo, de forma "inesperada". E a outro... e a outro... e a outro...

Ele oferece "aleatoriamamente" vídeos do YouTube, do Google e de outras fontes mais.

Minissérie no celular?!? A OI fez!


A operadora Oi lançou na segunda feira, dia 26 uma minissérie exclusiva para celulares.

Os cliente OI podem fazer download de capítulos diários da minissérie denominada “Parafina”, que tem como foco um grupo de adolescente em férias no Rio de Janeiro.


A minissérie pode não ser tão atrativa e a possibilidade de assistir vídeos em uma tela de celular, pouco estimulante, porém este parece ser o início de uma nova fase de entretenimento móvel no país.

Diariamente haverá um novo epsódio disponível para download a um custo de R$ 0,99 + tráfego de conexão de dados.

A operadora disponibiliza exemplos gratuitos dos capítulos aqui. No site existe até o resumo da próxima minissérie!! Impressionante!!

Java X .Net: disputa acirrada no mercado nacional

As duas plataformas de desenvolvimento disputam palmo a palmo a preferência do mercado. A Sun Microsystems aposta na maior maturidade da Java. Já a arqüi-rival Microsoft, destaca as qualidades técnicas e o suporte a diversas linguagens de programação da .Net.

De um lado do ringue, com sete anos de vida e largamente empregada por fornecedores líderes de mercado como IBM e Oracle, está a Java, criada e defendida pela Sun; do outro lado, valendo-se de algumas das linguagens de programação mais difundidas no ambiente corporativo, como Visual Basic (VB), C++ e C#, temos a .Net, da Microsoft.

A boa notícia é que, com tanta concorrência, as duas tecnologias devem avançar a passos largos nos próximos anos.

Apesar de grandes esforços da Sun, mais uma vez a astronômica verba de publicidade da empresa de William Henry Gates III faz a diferença.
Uma pesquisa realizada pela PCWORLD demonstra a hegemonia da Microsoft no mercado de desenvolvimento brasileiro, possuindo mais de 50% do mercado total!!!


Linguagens de programação usadas pelas empresas nacionais

Visual Basic (VB) for Windows 50,1%

Delphi (Borland) 27,3%

Java (qualquer compilador) 17,7%

Cobol (qualquer fornecedor) 15,9%

Clipper (Computer Associates) 14,5%

C/C++ (outros compiladores) 10,3%

Java Script 7,6%

ASP 3,2%

Oracle 3,0%

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Notícias WiMax


Com atualização diária, este é um bom local para se obter notícias sobre o WiMax.

Veja também estas informações sobre o WiMax no Brasil.

Ainda sobre o WiMax:

O espectro para uso da tecnologia WiMax é significativamente mais barato do que para a terceira geração (3G). Relatório da consultoria Pyramid Research mostra que as licenças para o WiMAX estão sendo vendidas por valores infinitamente menores do que os pagos pelas licenças de terceira geração, adquiridas anos atrás pelas operadoras móveis européias. O documento usa o exemplo de Londres, que teve a mais cara licença de terceira geração, vendida por US$ 3,2 milhões. “O preço por MHz por população para a licença de 3G foi 500 vezes maior do que o preço por MHz por população para a licença de WiMax”, indica o texto.

O relatório aponta uma serie de razões para o preço mais elevado para o espectro da 3G, entre os quais o fato de que as licenças para o WiMax terem sido inicialmente para coberturas regionais, enquanto os grandes players tradicionalmente miram áreas mais atrativas. Outro aspecto é que as grandes operadoras mantêm-se fiéis à tecnologia celular, ao passo que o WiMax vem atraindo empresas de menor porte.

A consultoria acredita que o espectro para o WiMax tende a se tornar mais caro a medida que o padrão móvel do WiMax ganhar popularidade, porque a tecnologia permite aumentar a capacidade de tráfego sem necessidade de um número maior de estações rádio-base.

via telecomonline

Engraxate hightech


Já existe um projeto em São Paulo para que os taxis passem a aceitar pagamento por cartão de crédito ou débito, através de um sistema denominado Taxipass.

E no Rio de Janeiro, uma cooperativa de taxis lançou seu próprio cartão.

As duas iniciativas proporcionam maior segurança, tanto para passageiros quanto para motoristas, que não precisam carregar muito dinheiro consigo.

Além disso, os equipamentos instalados nos taxis emitem um recibo detalhado, inclusive com os dados do veículo. Isso pode ser útil para aqueles que costumam esquecer pertences dentro dos taxis, pois poderão localizar o carro específico, com facilidade.

Mas a tecnologia não chega somente aos taxis:

Xu Xaine (foto), que é um engraxate que trabalha em Alphaville-SP e que atende a executivos de grandes empresas da região, também inovou na forma de pagamento.

Agora ele aceita cartões de débito e crédito (bandeira Visa) na hora de cobrar pelos seus serviços.

Para isso, ele passou a usar terminais GPRS e até ganhou uma espécie de patrocínio da Visa, que bancou seu uniforme e uma caixa para colocar os materiais.

Pela nova forma de pagamento, o profissional chega a realizar 120 transações mensais, com o faturamento de R$ 700.

Via TechGuru

Second Life: a nova febre


A rede de relacionamentos virtuais Second Life é sustentada por um batalhão de 4 mil servidores da empresa Americana Linden Lab e já arregimenta mais de 4 milhões de habitantes.

Toda essa população virtual tem estimulado enormemente as agências de publicidade de todo o planeta, que estão investindo fortunas na recriação on-line das sociedades, movidas agora por esse novo mercado virtual.

No Brasil, o interesse do setor publicitário tem sido enorme!

A DM9DDB, por exemplo, realizou a festa de fim de ano da agência na sociedade virtual, simultaneamente com o evento em uma boate paulistana.

Abel Reis, que é vice-presidente de tecnologia da Agência Click, afirma que a entrada das agências tem relação com a condução de estudos de presença na rede para posicionar marcas de maneira mais relevante ao consumidor brasileiro on-line.

A movimentação das agências brasileiras tem uma explicação: o número de brasileiros dentro do Second Life explodiu. Em apenas três meses, o Brasil pulou do 12º país mais presente na rede para o 4º, atrás apenas de Estados Unidos, França e Alemanha.

Estima-se que 5% da população do Second Life venha hoje do Brasil, o que daria mais de 200 mil brasileiros atualmente na comunidade, calcula Abel Reis, afirmando ainda que esse número é subestimado.

Segundo a Linden Lab, o Second Life movimenta atualmente um mercado de 1,2 bilhão de Liden Dollars, o equivalente a 4,8 milhões de dólares verdadeiros.

Conheça mais sobre o Second Life aqui. Alguns sites brasileiros interessantes sobre o assunto são o Grupo Second Life e o SL-Brasil.

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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A Web 2.0 em apenas 5 minutos

Michael Wesch, professor de Antropologia Cultural da Kansas State University, criou um vídeo sensacional que explica a filosofia da Web 2.0 em 5 minutos. Michael está trabalhando em uma nova versão deste vídeo em que incluirá o CSS, que não faz parte do roteiro do vídeo original.

A versão final, incluindo o CSS, está prevista para Março/2007.

Este vídeo seria ideal para uso em aulas e palestras, no entanto, devido ao dinamismo dos textos, e em inglês, seu uso fica um pouco limitado em países que não sejam de lingua inglesa. Quem sabe alguém se anima e cria algo nesta linha em português?

A revolução da Web 2.0


O termo Web 2.0, criado por Tim O'Reilly, vem criando várias discussões.

Alguns dizem que não passa apenas de uma buzzword (como esse artigo). Sabemos que ainda não existe um consenso sobre o que é Web 2.0, porém ao assistir o sucesso de empresas como Google, Amazon, Yahoo e Microsoft, as quais aplicam os conceitos da Web 2.0, podemos observar que já está em prática um novo "jeito" de se fazer a Web, mudando a forma a qual "experimentamos" a Internet nos dias de hoje.

A interação do usuário na/com a Web está sempre crescendo. A informação já não vem exclusivamente centralizada e unidirecionalmente como os grandes sítios faziam nos primórdios da Internet.

Comentários... blogs... wikis... cada vez mais fazem parte de nossa vida na internet. A tecnologia visando simplicidade de uso (um dos conceitos da Web 2.0) está permitindo que as pessoas se preocupem em somente na geração de informação, sem que sejam especialistas em programação e tecnologia, contribuindo assim para ocorra uma grande explosão em fontes e canais de conhecimento (haja vista a facilidade de criação e administração de um blog como esse).

Podemos dizer que a Internet com a Web 2.0
é um meio de interativo, com uma forte possibilidade de comunicação horizontal. Como conclui esse artigo, sera que podemos chamar de Inteligência Coletiva, o objetivo principal da nova Web 2.0?

O museu da Internet


Apesar da Internet estar relativamente há pouco tempo em nossas vidas, já existe um museu (virtual, é claro) que contém versões ao longo do tempo de inúmeros sítios da internet.

Trata-se do WayBackMachine, ou simplesmente, http://www.archive.org.

Não estão disponíveis todos os dias, mas é possível resgatar a página principal do UOL no dia 26/Mai/1998 (detalhe: vários links estão certos fazendo com que o site seja navegável) com o Guga vencendo em Roland Garros e o Romário treinando para a copa que não foi (veja aqui) ou "matar saudades" do extinto site do C@dê? em uma versão do Natal de 1996 (mais de 10 anos atrás...).

QUEM É VIVO TAMBÉM CAI


Quem está ligado em desenvolvimento tecnológico não consegue entender a liderança de mercado da Vivo, que comercializa celulares com vários recursos bloqueados e com tecnologia CDMA, considerada hoje inferior à GSM.

O quadro acima, publicado neste site, mostra como o brasileiro não é, em geral, ligado em desenvolvimento tecnológico, não priorizando suas compras com base em novidades.

Mas a queda da Vivo, apresentada no gráfico (que indica um aumento na participação da TIM e da Claro) mostra que time que está ganhando precisa ficar alerta, ou não se mantém vivo (com o perdão do trocadilho!).

As novas gerações são, sim, mais ligadas em tecnologia; e o marketing dirigido às mesmas tem sido enorme por parte das concorrentes.

A mudança de CDMA para GSM pode ter chegado tarde para a Vivo...

Mas só o tempo dirá!

Tortura chinesa


Você tem um adolescente em casa, que fica horas e horas no MSN, em jogos online ou navegando na Internet?

Pois a sorte dele (e de todos nós!!!) é que estamos no Brasil e não na China.

O governo chinês acaba de lançar um pacote de medidas contra os viciados em Internet.

O pacote inclui uma série de torturas, como choque elétrico, permanência em câmaras frias e administração de medicamentos que são normalmente usados em manicômios.

Alguns dos "viciados" são até mesmo trancados em bases militares.

Veja uma matéria sobre este assunto aqui.

Oscar 2007: eis o comercial do iPhone!

Foi produzida uma série de colagens de filmes, onde artistas conhecidos atendem o telefone...

Até que se chega ao iPhone!

Calcula-se que 40 milhões de Americanos assistiram à premiação do Oscar pela rede de televisão ABC; tendo sido estimados 200 milhões de expectadores no mundo todo, a partir da emissora de TV a cabo E!, que transmitiu o evento continuamente por 10 horas.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Apple no Oscar


Grandes negócios na área tecnológica normalmente envolvem fenomenais campanhas publicitárias.

Em 1984, a Apple utilizou o jogo final do campeonato Americano de basquete para introduzir os computadores Macintosh. A propaganda então veiculada permanece classificada como uma das principais peças de marketing já produzidas nos EUA.

Recentemente, a Apple tem focado suas propagandas em comparações entre Macs e PCs, utilizando atores conhecidos, cada um representando um desses produtos. Essas também têm sido peças publicitárias de grande sucesso.

Agora, há rumores de que a Apple vai utilizar o show do Oscar 2007, que acontecerá hoje, para anunciar o iPhone, através de publicidade feita especialmente para o evento. Ela pretende tornar essa propaganda a mais inesquecível de todas.

No ano passado, quase 40 milhões de pessoas estiveram ligadas à rede de televisão ABC para assistirem à premiação do Oscar. Neste ano, a 79a. cerimônia de entrega do prêmio máximo do cinema mundial promete superar essa marca de expectadores. E a Apple não quer perder essa chance de mostrar o iPhone para um público desse tamanho e que tem imenso potencial para querer adquirir um iPhone.

O iPhone foi introduzido pela Apple em janeiro, na exposição MacWorld, realizada na cidade de São Francisco. Além de funcionar como telefone celular, o aparelho permite acesso à Internet, ouvir músicas e assistir a vídeos. Embora ainda não lançado no mercado, o iPhone deverá ser comercializado por US$ 499 e todos os analistas têm previsto um grande sucesso de vendas.


A marca “iPhone”

Após a apresentação do iPhone em São Francisco, pelo fundador da Apple, Steve Jobs, começou uma disputa entre aquela empresa e a Cisco Systems.

A Cisco já havia lançado um outro aparelho chamado iPhone no mês anterior e declarou que era proprietária da marca desde o ano 2000, quando comprou a empresa Infogear Technology.

Nesta semana, entretanto, Apple e Cisco chegaram a um acordo: as companhias anunciaram que poderão usar o nome iPhone em seus produtos ao redor do mundo.

Pelo acordo, as empresas reconhecem os direitos de propriedade da marca, que foram garantidos, e cada lado irá suspender qualquer ação pendente relacionada ao nome iPhone. As empresas também se comprometem a trabalhar juntas em alguns setores: irão explorar oportunidades de operações conjuntas nas áreas de segurança e telecomunicações.