quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais sobre o controle na Rede

Falei sobre o fato de as empresas de equipamentos estarem controlando a Rede e ontem a Apple baniu vários aplicativos/conteúdos da sua loja virtual, por "serem considerados picantes demais, com fotos que podem ser consideradas obscenas".

Curiosamente, foram retirados aplicativos de fornecedores menores; o da Playboy, por exemplo, continua.

Aqui há não somente o interesse financeiro da Apple nos conteúdos que mais lhe pagam, mas é relevante o fato de que a empresa quer (neste momento de lançamento do seu novo equipamento iPad) apresentar-se aos pais dos futuros compradores (espera-se que muitos iPads serão vendidos a crianças e adolescentes) como "uma empresa responsável".

E então: a Rede está ou não ficando fechada (com a chave da porta ficando na mão dos fabricantes de equipamentos)?


- Posted from my iPhone

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Internet fechada: ela cresce assustadoramente!


Por muitos anos, temos nos preocupado com a Rede propriamente dita: quantos estão conectados a ela, qual a largura de banda, qual a taxa de compartilhamento...

Mas essa deixou de ser a questão importante! Vejamos:

Como já relatei aqui, o meu primeiro computador foi um Apple Mac. Naquela época, ainda não havia Internet. Era o Mac com o VisiCalc (a primeira planilha eletrônica), o MacWrite (para escrever), o MacDraw (para desenhos) e o MacPaint (programa de imagens e pinturas).

Mas, logo em seguida, surgiram os provedores de conteúdos: America Online e CompuServe eram os maiores. Rapidamente, esses dois angariaram milhões de usuários e viraram gigantes.

Depois vem a Internet (inicialmente com e-mail), seguida pela web que conhecemos hoje, com páginas em html.

E a web fulminou um negócio que era absolutamente promissor (o dos provedores pagos de acesso e conteúdo), à medida que ela passou a proporcionar conteúdos abertos, gratuitos e providos a partir de todos os cantos do planeta. Assim, acaba ocorrendo o que ninguém, à época, poderia prever: AOL e Compuserve foram rapidamente para o brejo.

Mas veja que curioso o que está ocorrendo hoje: Steve Jobs (o mesmo que lançou o Apple II e o Apple Mac), é o que coloca agora no mercado o iPhone e o iPad. Mas as condições desses lançamentos são, desta vez, completamente diferentes!

No passado, Jobs só percebeu que as pessoas estavam usando em seus computadores o VisiCalc, porque as vendas desses computadores dispararam por conta do aplicativo. O fundamental que eu quero dizer aqui, é que aquelas máquinas eram abertas para terceiros proverem livremente os seus aplicativos.

Hoje, a coisa é outra (bem outra!): o iPhone e o iPad são "parcialmente livres" (e, como a expressão "parcialmente livre" é uma incongruência em si, pode-se dizer que eles são verdadeiramente fechados, controlados, regulados). Quem desejar prover algum conteúdo ou aplicativo para essas plataformas, deve antes submetê-lo à aprovação da Apple, que tem toda a liberdade para aprovar ou negar a sua entrada nas plataformas. Adicionalmente, o que for comercializado ali será na base do compartilhamento de receitas, onde a Apple fica com a maior fatia.

Veja só que curioso! A abertura da rede (e dos devices) derrubou as "fechadas" AOL e CompuServe no passado. Enquanto que, hoje, os devices (lançados pelo mesmo Steve Jobs) estão agora fechando a rede novamente!!!

Essa deve ser a verdadeira discussão importante da atualizade: a Rede está ficando rapidamente fechada, passando a ser totalmente controlada pelos provedores dos devices, que decidem o que disponibilizar e que cobram o que querem pelo que for usufruído.