quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quando o silêncio fala tudo


Como entendo que o ruído (certamente o "exterior", mas falo especialmente do "interior") é hoje um dos maiores problemas da humanidade , durante uma época procurei estudar o que pude sobre questões relacionadas ao silêncio (interior).

Sobre isso, uma curiosidade que acabei descobrindo: há em inglês duas palavras que, embora pareçam sinônimas, são bem diferentes: loneliness e aloneness.

Loneliness significa solidão, ou seja, ficar isolado, solitário, sozinho. O sentido dessa palavra é normalmente negativo, pois implica tristeza.

Aloneness também indica que você se encontra isolado, mas porque VOCÊ decidiu ficar assim. A palavra tem o significado de "buscar a companhia de si próprio", sendo comumente usada em um sentido positivo (como em ficar sozinho para refletir, para meditar, para se conhecer).

Infelizmente, é possível que uma pessoa fique solitária (ou seja, alcance loneliness), mesmo estando diariamente com outras pessoas (por exemplo, no trabalho; ou até mesmo dormindo todas as noites com uma outra pessoa!).

Por outro lado, a solidão voluntária (aloneness), pode acontecer até mesmo dentro do ambiente de trabalho, naquele momento em que os colegas deixam a pessoa permanecer quieta, "na sua", "em seu canto".

Loneliness é uma praga, e um dos principais motivos para a "doença do século", a depressão. Aloneness, hoje, é uma necessidade!

Capice?

Nenhum comentário: