segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dependemos (completamente) da eletricidade!

Este livro é bem interessante (coloquei o link da Cultura como propaganda gratuita, pois sou grande fã da mesma, pelos serviços digitais que proporciona, pela excelência no atendimento e, obviamente, pela qualidade do seu acervo!).

O legal do livro é que não é técnico. O autor apresenta a história da eletricidade (e de suas tecnologias correlacionadas, como GPS, telefone, lâmpada,...) colocando os "protagonistas" como mocinhos ou como bandidos (ou, às vezes, como as duas coisas juntas!).

Logo no primeiro capítulo (que a Cultura deixa você baixar, gratuitamente), o autor já faz considerações sobre "o vício em Internet", dizendo que, antes de qualquer coisa,
somos viciados em eletricidade, além do que, somos extremamente dependentes da eletricidade. No caso da sua falta, “o isolamento se intensificaria. A Internet e todos os e-mails logo deixariam de operar; em seguida, as linhas telefônicas [...] a fome se instalaria primeiro nas cidades asiáticas densamente povoadas, especialmente em virtude da falta de refrigeração dos depósitos de alimentos [...] poucos teriam chances de sobreviver.”

Mas, em nenhum momento, o autor acredita que essa dependência da eletricidade (que geraria esse remoto cenário catastrófico), seja negativa (como falam que é a "dependência em Internet"!).

Interessante a abordagem!...


Nenhum comentário: