sábado, 19 de setembro de 2009

Plano de carreira?


Plano de carreira é algo que deveria ser extirpado das empresas!

Sei que o assunto é polêmico, e que agora você já deve estar assustado com a esta minha declaração. Mas explico:

Entendo e defendo a MERITOCRACIA, como o único sistema de promocões que pode ser realmente JUSTO, pois a sua implicação é que os melhores acabam ocupando as melhores posições, simplesmente porque são... OS MELHORES.

Plano de carreira é acomodação! O que a empresa precisaria ter é uma maneira de separar o joio do trigo, promovendo quem é melhor (e garantindo que aquele que for REALMENTE O MELHOR possa chegar até a Presidência da corporação). Sem coleguismos. Sem politicagem. Sem interesses pessoais. Os interesses devem ser coletivos. Devem ser EMPRESARIAIS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcos,
O assunto promoções envolve, transparência e responsabilidade com critérios empresariais e não pessoais.
Algumas empresas promovem pessoas por critério conhecimento, promovendo concursos externos sérios. Foco: depende do esforço do empregado apenas, para ganhar aquele delta. Atingiu a nota ganhou o se "delta", se não, só o ano que vem. Ou seja, o delta tem para todos, mas depende exclusivamente do empregado que tem que conciliar a produtividade com o estudo. Ou seja, evita-se deixar dependências de decisões por interesses de terceiros.

Anônimo disse...

Marcos
Também concordo com a meritocracia embora ache que ela sempre vem poluída de alguma politicagem ou tendenciosidade para benefício de algum conhecido ou amigo. Mas se houver um meio de aplicá-la de forma justa realmente seria a melhor coisa.

Alba