Então, todo gestor é um bom gestor?
Não! Porque os gestores, em geral, estão apenas olhando para o que está ocorrendo, lendo a realidade que se manifesta diretamente aos seus olhos.
Mas nunca é no nível dos acontecimentos que vamos descobrir o essencial! É no nível do que "está por trás" que o relevante se esconde.
Portanto, é um padrão não evidente que precisa ser identificado.
E isso é mais complicado, pois exige muito mais.
E é por isso que as empresas estão hoje tão carentes de gestão (entenda-se, aqui, gestão estratégica, empreendedora, inovadora).
Neste ponto, alguém poderia perguntar: "mas o que seria relevante, ou essencial, na minha empresa?".
E a resposta é uma só: NÃO SEI!
Ninguém, de fora da empresa, pode realmente saber. E é por esse motivo que não acredito na eficácia de ferramentas trazidas de fora. E aqui, cabe a repetição: essas ferramentas podem corrigir o periférico, mas jamais atuarão no essencial!
"Qual seria, então, o segredo para descobrir o que é relevante? Há alguma ferramenta ou metodologia?".
Na minha opinião, só há uma coisa a fazer: SELECIONAR PESSOAS COMPETENTES e HUMILDES o suficiente para saberem que o que é fundamental hoje, poderá não ser amanhã. O relevante é dinâmico: ele muda ao longo do caminho. Assim, essas pessoas deverão ser capazes de MANTEREM-SE EVOLUINDO CRIATIVAMENTE. E elas, se bem geridas, ajudarão a identificar o que realmente é relevante hoje, amanhã e depois.
Se alguém discordar, ou souber de algo diferente disso, por favor se manifeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário