quarta-feira, 23 de abril de 2008

Por que Antropologia e Filosofia nas empresas?

Há quem estranhe estarmos tratando de temas antropológicos e filosóficos em um blog voltado às TICs.

A minha fundamentação é a seguinte: essas áreas do conhecimento deverão ser cada vez mais essenciais à compreensão das empresas e de seus mercados, e ao conseqüente planejamento de seu futuro. E isso é especialmente significativo nos casos em que a evolução ocorre de forma mais dinâmica, como no mercado das TICs

Descobrindo e revelando hábitos e costumes dos consumidores, a Antropologia e a Filosofia já vêm sendo utilizadas por grandes empresas (em especial nos países mais desenvolvidos da Europa), para o planejamento de novos produtos e serviços.

Toda empresa possui uma "cultura" que está mais ou menos oculta e que, na verdade, a define e a diferencia das demais.

Essa cultura é formada pelo conjunto das tradições (o passado), das necessidades (o presente) e das aspirações (o futuro) da empresa e de seus gerentes.

É só por meio do maior conhecimento dessa cultura que a empresa pode crescer com segurança e tranqüilidade, aproveitando as razões de seu sucesso e alterando o que deve ser modificado (ou complementado), mas sem romper com os valores culturais fundamentais, da empresa e das pessoas.

Identificando e respeitando os valores culturais (nem sempre explícitos), as pessoas que a compõem, e que com ela se relacionam, podem colocar muito mais energia e dedicação ao que fazem, conduzindo a empresa a um sucesso maior.

Essa deve ser a base do uso da Antropologia e da Filosofia nas empresas: observação para compreender os valores e crenças de seus empregados, gerentes, fornecedores, acionistas e clientes, para, assim, trabalhar com o seu futuro.

O que pode garantir o sucesso de uma empresa amanhã é a questão fundamental que a Antropologia e da Filosofia nas empresas deve buscar responder. Afinal, infelizmente muitas empresas esquecem elas são feitas pelas pessoas e para as pessoas!

Sem modelos pré-definidos, a Antropologia e a Filosofia devem buscar identificar e reforçar os pontos fortes e os indicadores positivos da empresa, do ponto de vista dos clientes, do mercado, dos colaboradores, dos fornecedores, da comunidade... A, a partir disso, desenvolver projetos inovadores que a farão vencer os desafios da competitividade, de forma segura e harmoniosa.

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