quarta-feira, 23 de abril de 2008

O "3G" e as diferentes freqüências

Talvez eu seja um dos mais fiéis clientes da TIM, minha única operadora, pelo menos até agora.

A TIM entrou oficialmente no 3G. Fui verificar os preços e são bastante competitivos, pelo menos até junho de 2008 (sim, eu li as minúsculas letrinhas no pé do plano 3G da TIM!).

Além disso, há uma enorme facilidade de migração para o 3G. O cliente atual não precisa trocar seu chip. Mas o problema, vem na compatibilidade. E embora eu tenha um aparelho que, segundo o fabricante, é compatível com a tecnologia 3G, a questão passa a ser a freqüência.

A TIM já está atendendo Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador, na freqüência de 850 MHz (a mesma usada pela Claro). Essas cidades contam com os aparelhos Nokia 6267, Nokia 5610, Nokia 6120 e Sony Ericsson K850. Já as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo usarão a freqüência de 2100 MHz (licitada, mas que depende de uma decisão da Anatel para começar a funcionar). Essas capitais terão os celulares Nokia N95, Nokia N81, Sony Ericsson W910, Nokia 6267, Nokia 5610, Sony Ericsson K850 e Nokia 6120.

Então, se você tem um aparelho que opera na freqüência 2100 e o quer utilizar a rede 3G, por exemplo, em Curitiba... Esqueça!

Porém, se o seu aparelho 3G está na freqüência compatível com a sua cidade, a transição será bem fácil, bastando uma visita à loja da operadora. Os preços dos planos se mantém os mesmos, com destaque para os 250 MB de dados incluídos.

O TIM Web, para acesso sem fio à Internet em notebooks e desktops, está com planos ilimitados com velocidades de 1 Mbps (R$ 99,90) e 7 Mbps (R$ 159,90): graças à tecnologia HSDPA, evolução da UMTS que já era considerada de terceira geração. A empresa garantiu que não vai colocar limite para download de dados.

Parece que a operadora aposta na disseminação da terceira geração para pagar a conta do investimento na rede. Com bons celulares e velocidade de acesso, os clientes tendem a usar mais a Internet e os serviços agregados, como a videochamada.

Se os 7 Mbps do HSDPA forem verdadeiros na prática, então haverá uma forte concorrência com a banda larga tradicional, por cabo ou ADSL.

Um comentário:

amilcar disse...

Boa Marcos - bem elucidativo. Dois comentarios. Um aparelho GSM que funcione em 2,1 G tem boas chances de funcionar em outras frequencias, inclusive 850. São os tais tri ou quadri band. Quanto aos 7 Mbps lembre-se que é uma banda disponivel para TODOS que estiverem utilizando o sistema naquela regiao. Claro que pode ser ampliado. E com certeza é competiçao direta com a banda larga fisica - mas sempre com uma limitação a mais.