quarta-feira, 4 de abril de 2007

O ensino superior no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico do país

Como a proposta deste blog é falar sobre telemática, telecom, ciência, tecnologia, inovação,... Entendo, então, que não podemos deixar de tocar no assunto Ensino Superior.


Assim, seguem algumas considerações sobre o tema:

Proliferação de cursos superiores

Houve no país uma exagerada criação de cursos superiores nos últimos 20 anos sem qualquer preocupação com o mercado regional: eles eram 110 em 1986 e hoje são cerca de 2.000! A graduação no Brasil apresenta dois terços de matriculados em ciências humanas e sociais, e somente o terço restante nas áreas ditas "hard" (Engenharias, Matemática, Informática, etc.). Dos 1.300.000 alunos universitários na graduação, apenas 200.000 estão nas Engenharias. Daí, se formarem muito poucos profissionais que poderiam encaminhar-se para o desenvolvimento de nossa C&T.

Ocorre felizmente uma restrição salutar: não se permite que as entidades mantenedoras iniciem cursos - como os de Engenharia, Informática, Medicina e Odontologia - sem infra-estrutura laboratorial adequada, o que certamente demanda investimentos elevados. No entanto, há entidades que, enfrentado menores exigências, conseguem viabilizar cursos nas áreas de ciências humanas e sociais com meios reduzidos, por considerarem estes em geral mais baratos. Assim, livres de restrições, surgem cursos dessas ciências sem bibliotecas excelentes e sem professores nem pesquisadores mais qualificados e atualizados. Além disso, a proliferação desses cursos, sem dúvida importantes, não leva em consideração as necessidades do mercado regional. Muitos são criados em função de demandas "individuais" ou de pequenos grupos. A maioria dos que os procuram está simplesmente atrás de um diploma de nível superior ou de uma elevação da cultura geral. Após formadas, essas pessoas nada ou muito pouco contribuem para o desenvolvimento sociocultural e econômico de sua região. Há que se fazer justiça às exceções: os casos reais confirmam a regra!

Despreocupação com o meio próximo

Obviamente, deve-se defender a abertura de outras fronteiras e a exploração de novos horizontes, mas não se podem perder de vista os planos de desenvolvimento regionais, estaduais e do país, ao criar novos cursos. Os temas regionais específicos devem estar entre as preocupações de cursos e universidades, para que cumpram melhor sua missão social local e, mesmo não deixando de fazer pesquisa universal, tenham liberdade para escolher suas vocações dentro da filosofia de procurar resolver os problemas do meio próximo. As próprias universidades federais precisam voltar-se mais ao contexto das regiões em que estão inseridas. Já existe consciência de que uma universidade não pode fazer tudo, e bem: é necessário concentrar-se onde as excelências já estão consolidadas e integradas às questões de relevância para a região. Em qualquer hipótese, não é admissível instituir cursos sem que se constate uma efetiva infra-estrutura mínima que garanta a qualidade deles e sem se comprovar a existência de um mercado real e de um corpo docente qualificado e atualizado.

Docência - um problema sério

No campo docente, as carências não são menores. Há professores que, depois de se tornarem titulares ou galgarem outras posições de destaque, deixam de lecionar ou de desenvolver uma atividade mais importante na universidade, delegando muitas vezes o magistério a profissionais bem menos qualificados e com menor experiência. Esse desinteresse tem inúmeras origens, das quais a mais importante talvez seja a precária remuneração dos professores que os leva a complementar sua renda com atividades alternativas. Além da necessidade de sanarem o quase eterno problema dos baixos salários, as entidades patrocinadoras deveriam encontrar um aproveitamento mais produtivo para esses professores, abrindo espaço para os mais jovens, quase sempre bastante ávidos de produzir e progredir.

Por outro lado, a recente e assustadora elevação do número de aposentadorias de professores e pesquisadores precisa ter suas causas cuidadosamente analisadas. O fato implica diretamente numa significativa perda de profissionais experientes. Independente do resultado dessas análises, urge criar mecanismos, por meio de bolsas, por exemplo, que incentivem os aposentados a continuar produzindo, orientando os mais jovens ou de alguma outra forma contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A reduzida taxa de renovação dos quadros dos professores e pesquisadores também decorre da total estabilidade de emprego em nossas instituições públicas. Esta desestimula o aumento e a melhoria da produção técnico-científica como fatores de promoção, porque o tempo de serviço passou a ser mais importante.

Mais formação técnica para mais C&T

É fundamental efetuar correções na base técnico-científica nacional, em que é muito pequena a participação das Engenharias. Estas tomam parte nos processos produtivos no Brasil 3 a 5 vezes menos que nos países mais industrializados. Aqui, os cursos de Engenharia em geral contribuem com apenas 9% dos profissionais de nível superior que se engajam no mercado de trabalho. Nos países mais desenvolvidos, os formados pelas Engenharias compõem mais de 50% do suporte técnico-científico do trabalho, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.

A instituição da área de Engenharia Mecânica foi estimulada, em tese, pelo seu papel de vetor da difusão tecnológica, com presença significativa no processo produtivo e em vista do perfil da Engenharia brasileira. Na prática, porém, essa tese não se confirma. Dos engenheiros formados no Brasil, cerca de 47% são civis, 21% eletricistas e eletrônicos, 20% mecânicos e o restante de outras modalidades. Em países como os Estados Unidos, a França, a Alemanha, o Japão e o Reino Unido, verifica-se um perfil muito diferente e mais bem distribuído: em média, 3,2% são civis e 57% mecânicos. O ponto de semelhança fica por conta da média de 22,2% de engenheiros eletricistas e eletrônicos, encontrada nos países mais industrializados.

Apesar de estarmos vivendo uma época de rápida evolução, toda a nossa estrutura universitária - dos currículos aos estágios - tem muito pouco dinamismo para um ajustamento compatível. Levam-se anos para se conseguir alterá-la. Ademais, o mercado contribui pouco para realimentar a atualização dos cursos superiores. Desse modo, verifica-se que nossas universidades apresentam um enorme descompasso entre o que a sociedade delas espera e os produtos por elas fornecidos em termos de profissionais para as áreas de C&T e, portanto, para a geração de novos conhecimentos técnico-científicos.


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