terça-feira, 3 de abril de 2007

Gerenciamento de Redes e Equipes para Trabalho Colaborativo Eficiente

As redes IP passaram a possibilitar com que projetos pudessem ser desenvolvidos de forma colaborativa, com a participação conjunta de profissionais situados em diferentes partes do mundo. E a língua técnica oficial passou a ser definitivamente o Inglês, desde que passou a ser adotada inclusive nos meios técnicos da China.


Tendo em vista a diferença de fuso horário entre os vários técnicos, foi criado um método, chamado de follow-the-sun (isso é, "siga o sol"). Hoje ele é utilizado nos mais diversos setores (técnicos, comerciais e financeiros, educacionais e outros), de forma a organizar e otimizar a participação de cada pessoa que esteja colaborando em um determinado projeto ou tarefa, independente de onde ela se localiza geograficamente.

Milhares de casos de trabalho colaborativo sobre redes IP podem ser citados. Mas escolhi um deles para ilustrar esse post, que é o da Adobe Systems, uma das maiores empresas de software, que possui mais de 5500 empregados espalhados pelo planeta.

Manter empregados localizados em diferentes países trabalhando "juntos" e com grande eficiência tornou-se para a Adobe uma questão vital.

Nesse sentido, a empresa montou uma infra-estrutura para realização de videoconferências sobre uma rede convergente IP, a qual tem provado ser fundamental para os negócios da Adobe. Tem sido atualmente registrada uma média de 2000 reuniões mensais feitas através de videoconferência, interligando pessoas situadas em várias dezenas de localidades.

Videoconferência passou a ser tão importante para a Adobe, que a empresa resolveu instalar uma série de salas especiais para colaboração com voz, vídeo e dados, incluindo mesas especialmente projetadas para essas salas, microfones instalados no teto e iluminação especial.

Uma curiosidade: a empresa concluiu que o som é uma parte extremamente importante na realização das videoconferências e investiu bastante em equipamentos sofisticados para redução de ecos e "homogenização" de vozes de participantes com diferentes tipos de voz.

As padronizações alcançadas pelas redes IP, pela adoção de uma língua técnica única, e os métodos do tipo follow-the-sun têm encurtado as distâncias do planeta e possibilitado um nível de colaboração e eficiência jamais vistos anteriormente.

Nenhum comentário: