quarta-feira, 4 de abril de 2007

Estabelecendo desafios arrojados: da Space Race ao Elevador Espacial

Arthur C. Clarke focou o seu premiado livro de ficção científica The Fountains of Paradise em torno do elevador especial, um conceito que havia sido imaginado pela primeira vez no ano de 1895, por Konstantin Tsiolkovsky, quando este visitou Paris.

Na época, Tsiolkovsky imaginou um "castelo celestial" em uma órbita geoestacionária, que seria acoplado ao topo da Torre Eiffel por um cabo. As pessoas então escalariam o cabo, até chegarem ao castelo, localizado no céu.

Isso ainda é ficção científica?

Visite este site e você verá que não!

Você poderá navegar por várias horas no site e terminará perplexo com o arrojo de um projeto que tem por objetivo a construção de um elevador espacial, com a extensão de 100.000 km, e cujos investimentos iniciais estão na casa dos 20 bilhões de dólares!

Você também verá que há uma quantidade enorme de cientistas que acreditam na viabilidade do projeto e que pretendem dedicar as próximas décadas de suas vidas no propósito de torná-lo realidade.

Estabelecendo desafios para crescer

Quando John F. Kennedy assumiu o governo dos EUA, em 1961, imediatamente lançou um desafio, que à época parecia impossível: o de colocar o homem na Lua.

Ao estabelecer essa meta ambiciosa, começou o grande impulso na chamada Space Race e passou a ser registrado o maior desenvolvimento da história da C&T dos Estados Unidos, com progressos espantosos nos mais diversos campos do conhecimento.

Agora, o elevador espacial está causando um fenômeno parecido: dezenas de empresas e milhares de pessoas, das mais variadas áreas, já estão mobilizadas em torno desse novo desafio!

Vale a pena conhecer o projeto! Veja mais sobre ele aqui.


Nenhum comentário: