segunda-feira, 26 de março de 2007

Quando a ficção se torna realidade

Como a Lei de Moore está mais vigente do que nunca, o preço do Wi-Fi continuará caindo.

Assim, em pouco tempo todos os computadores já virão com Wi-Fi embutido.

E, com isso, vai sendo formada uma impressionante infra-estrutura de rede sem fio, sem que para isso tenha havido grandes investimentos por parte de alguma grande empresa do setor, ou de governo.

Quando isso ocorrer, as residências terão acesso contínuo e sem fio à Internet, a qual chegará em laptops e PDAs.

Pensemos, então, no que ocorrerá com a telefonia, que por meio de um aparelho desses, com conexão Internet wireless, poderá inclusive ser "telefonia IP"; e além disso, o usuário poderá dispor de outras vantagens como acesso à sua lista de contatos pessoais, a catalogos telefônicos e, até mesmo, à imagem on-line da pessoa que está do outro lado "da linha" (essa será a implantação definitiva do vídeofone, que costumeiramente aparecia nos filmes de ficção que assistíamos quando crianças!).

E isso tudo deverá ocorrer em um tempo muito menor do que podemos imaginar (provavelmente, em menos de 5 anos, que é o prazo médio de atualização tecnológica)! Mas tal coisa não significa, entretanto, que os telefones tradicionais serão varridos de nossas residências nos próximos 5 anos.

Por outro lado, os serviços IP serão mais baratos, mais seguros e disponibilizados em maior banda. E, quando a população usuária se der conta disso tudo, aprenderá a usar os já existentes sites de direcionamento de ligações telefônicas (do tipo pc-telephone).

Assim, quase que naturalmente, deixaremos de usar nossa telefonia tradicional, pelo menos da maneira como o fazemos hoje.

Ficção científica?

Bem... Dentro de poucos anos saberemos!

2 comentários:

Kati Güez disse...

Isto já é uma realidade. Muitas empresas já usam o Volp, seu telefone onde quer que vc está! Para tornar-se uma realidade aos cidadãos, é apenas uma questão de tempo.Na minha opinião, é um tendência sem volta.

Marcos de Lacerda Pessoa disse...

Concordo plenamente, sendo que ao postar a mensagem eu estava pensando em meu filho, que com apenas 15 anos de idade (e, portanto, sem formação técnica em telemática), faz coisas absolutamente surpreendente em uma rede sem fio!

E quando percebemos que isso ocorre na população leiga é porque estamos de fato vivendo uma revolução que altera as formas de fazer e de pensar!