quarta-feira, 28 de março de 2007

Conheça melhor o seu quarteirão

Hoje pela manhã foi lançada mais uma comunidade virtual, o StreetAdvisor. Trata-se de um local em que você pode "atribuir notas" para o seu quarteirão e encontrar os seus vizinhos.


Se isso pegar, vai ser importante para as Prefeituras, pois as pessoas darão as suas opiniões sobre diversos aspectos do quarteirão, como coleta de lixo, limpeza, segurança, iluminação, saúde, pavimentação.

Há, também, um lugar em que você pode subir vídeo-tours da sua rua. Isso pode ser útil às pessoas que estão procurando mudar-se para uma determinada rua ou bairro.

O site pode funcionar, presumindo-se que as pessoas serão imparciais nas suas avaliações e que os corretores de imóveis não comecem a elogiar ruas onde eles possuem propriedades à venda (ou colocar comentários depreciativos para as demais ruas).

O site provê, ainda, muitas outras facilidades. Tem, por exemplo, um mecanismo Wiki; e oferece a possibilidade de localizar serviços próximos de sua casa (ou, você mesmo, pode inserí-los em um mapa).

Vai ser igualmente útil para aqueles quarteirões que são constituídos por prédios, onde as pessoas moram por vários anos e mal se conhecem. Ao conhecer melhor seus vizinhos, você poderá encontrar alguém que dê aulas de violão para o seu filho; outra pessoa que faça docinhos para a sua festa; ou quem esteja vendendo exatamente o carro que você quer comprar. Tudo pertinho de sua casa!

Poderá, ainda, ser formado um sistema de vigilância, em que uns vizinhos alertam os outros se houver alguma pessoa ou situação suspeita na redondeza.

Finalmente, poderá ser um espaço para as fofocas da vizinhança (e, talvez, esse venha a ser o maior atrativo para o site!).


Nenhum comentário: