A revolução da Web 2.0
O termo Web 2.0, criado por Tim O'Reilly, vem criando várias discussões.
Alguns dizem que não passa apenas de uma buzzword (como esse artigo). Sabemos que ainda não existe um consenso sobre o que é Web 2.0, porém ao assistir o sucesso de empresas como Google, Amazon, Yahoo e Microsoft, as quais aplicam os conceitos da Web 2.0, podemos observar que já está em prática um novo "jeito" de se fazer a Web, mudando a forma a qual "experimentamos" a Internet nos dias de hoje.
A interação do usuário na/com a Web está sempre crescendo. A informação já não vem exclusivamente centralizada e unidirecionalmente como os grandes sítios faziam nos primórdios da Internet.
Comentários... blogs... wikis... cada vez mais fazem parte de nossa vida na internet. A tecnologia visando simplicidade de uso (um dos conceitos da Web 2.0) está permitindo que as pessoas se preocupem em somente na geração de informação, sem que sejam especialistas em programação e tecnologia, contribuindo assim para ocorra uma grande explosão em fontes e canais de conhecimento (haja vista a facilidade de criação e administração de um blog como esse).
Podemos dizer que a Internet com a Web 2.0 é um meio de interativo, com uma forte possibilidade de comunicação horizontal. Como conclui esse artigo, sera que podemos chamar de Inteligência Coletiva, o objetivo principal da nova Web 2.0?
A interação do usuário na/com a Web está sempre crescendo. A informação já não vem exclusivamente centralizada e unidirecionalmente como os grandes sítios faziam nos primórdios da Internet.
Comentários... blogs... wikis... cada vez mais fazem parte de nossa vida na internet. A tecnologia visando simplicidade de uso (um dos conceitos da Web 2.0) está permitindo que as pessoas se preocupem em somente na geração de informação, sem que sejam especialistas em programação e tecnologia, contribuindo assim para ocorra uma grande explosão em fontes e canais de conhecimento (haja vista a facilidade de criação e administração de um blog como esse).
Podemos dizer que a Internet com a Web 2.0 é um meio de interativo, com uma forte possibilidade de comunicação horizontal. Como conclui esse artigo, sera que podemos chamar de Inteligência Coletiva, o objetivo principal da nova Web 2.0?
Um comentário:
Desde 1927, a revista Time vem escolhendo uma personalidade do ano (que aparece na capa de sua edição de dezembro) e já se tornou tradição especular quem vencerá.
A revista já indicou nomes controversos, como o de Adolf Hitler, em 1938, e do aiatolá Khomeini, em 1979.
O objetivo é escolher a pessoa ou pessoas que mais afetaram as notícias e nossas vidas, pelo bem ou pelo mal, e que simbolizam o que foi importante no ano.
Na última mudança de ano, a Time colocou um espelho na capa da edição de personalidade do ano. A imagem "literalmente reflete a idéia de que você, e não nós, está transformando a era da informação", disse o editor Richard Stengel.
A escolha deixou para trás candidatos de peso, como o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o da China, Hu Jintao, e o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il.
Isso reflete exatamente a grande revolução que está ocorrendo. Nós somos a web, sendo que ela está passando de um sistema que fazia simplesmente links de informações para outro que faz links de pessoas. Com isso, tudo está sendo repensado e, certamente, muito mais está para acontecer em 2007.
Assim, já podemos começar a especular: quem estará na próxima capa de fim de ano da Time?
Postar um comentário