terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Notícias WiMax


Com atualização diária, este é um bom local para se obter notícias sobre o WiMax.

Veja também estas informações sobre o WiMax no Brasil.

Ainda sobre o WiMax:

O espectro para uso da tecnologia WiMax é significativamente mais barato do que para a terceira geração (3G). Relatório da consultoria Pyramid Research mostra que as licenças para o WiMAX estão sendo vendidas por valores infinitamente menores do que os pagos pelas licenças de terceira geração, adquiridas anos atrás pelas operadoras móveis européias. O documento usa o exemplo de Londres, que teve a mais cara licença de terceira geração, vendida por US$ 3,2 milhões. “O preço por MHz por população para a licença de 3G foi 500 vezes maior do que o preço por MHz por população para a licença de WiMax”, indica o texto.

O relatório aponta uma serie de razões para o preço mais elevado para o espectro da 3G, entre os quais o fato de que as licenças para o WiMax terem sido inicialmente para coberturas regionais, enquanto os grandes players tradicionalmente miram áreas mais atrativas. Outro aspecto é que as grandes operadoras mantêm-se fiéis à tecnologia celular, ao passo que o WiMax vem atraindo empresas de menor porte.

A consultoria acredita que o espectro para o WiMax tende a se tornar mais caro a medida que o padrão móvel do WiMax ganhar popularidade, porque a tecnologia permite aumentar a capacidade de tráfego sem necessidade de um número maior de estações rádio-base.

via telecomonline

Nenhum comentário: