quinta-feira, 1 de março de 2007

UWB: wireless mais veloz, para curtas distâncias


O gráfico mostra diferentes tecnologias de telecomunicação sem fio, com a relação entre distâncias e taxas de transmissão.

O Bluetooth transmite baixas taxas (no máximo 2,1 Mbit/s) a curtas distâncias. Assim, é útil para, por exemplo, a sincronização de poucos dados entre um PDA e um PC, ou entre um celular e um PC.

Deste modo, não se presta à transmissão de informações mais sofisticadas, como vídeo, áudio de maior qualidade ou imagens de maior resolução.

Mas está vindo por aí o UWB (do inglês, Ultra-WideBand). Trata-se de tecnologia para transmissão mais veloz de dados (em torno de 500 Mbit/s), na faixa de 3,1 a 10,6 GHz, e que opera com um relativamente pequeno consumo de energia.

Em relação ao Bluetooth, pode-se também notar que as transmissões no UWB ocorrem dentro de uma faixa mais larga do espectro de radiofreqüências.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você já pensou ter uma apresentação PowerPoint gravada no PDA ou no SmartPhone e projetá-la diretamente pelo DataShow sem ter que fazer qualquer conexão por cabo (simplesmente usando o UWB)!

Anônimo disse...

Veja este link...

http://www.palminfocenter.com/news/8497/bluetooth-adopts-ultra-wideband-technology/