quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Java X .Net: disputa acirrada no mercado nacional

As duas plataformas de desenvolvimento disputam palmo a palmo a preferência do mercado. A Sun Microsystems aposta na maior maturidade da Java. Já a arqüi-rival Microsoft, destaca as qualidades técnicas e o suporte a diversas linguagens de programação da .Net.

De um lado do ringue, com sete anos de vida e largamente empregada por fornecedores líderes de mercado como IBM e Oracle, está a Java, criada e defendida pela Sun; do outro lado, valendo-se de algumas das linguagens de programação mais difundidas no ambiente corporativo, como Visual Basic (VB), C++ e C#, temos a .Net, da Microsoft.

A boa notícia é que, com tanta concorrência, as duas tecnologias devem avançar a passos largos nos próximos anos.

Apesar de grandes esforços da Sun, mais uma vez a astronômica verba de publicidade da empresa de William Henry Gates III faz a diferença.
Uma pesquisa realizada pela PCWORLD demonstra a hegemonia da Microsoft no mercado de desenvolvimento brasileiro, possuindo mais de 50% do mercado total!!!


Linguagens de programação usadas pelas empresas nacionais

Visual Basic (VB) for Windows 50,1%

Delphi (Borland) 27,3%

Java (qualquer compilador) 17,7%

Cobol (qualquer fornecedor) 15,9%

Clipper (Computer Associates) 14,5%

C/C++ (outros compiladores) 10,3%

Java Script 7,6%

ASP 3,2%

Oracle 3,0%

Um comentário:

Marcos de Lacerda Pessoa disse...

Muito interessante, Julio! Talvez você também pudesse postar algo sobre a produção de Serviços de Valor Adicionado em telecomunicações, a partir do desenvolvimento de software (programação).