domingo, 20 de setembro de 2009

Diferenciação

Acredito que, no cenário altamente competitivo de hoje, há alguns condicionantes que podem ajudá-lo (ou ajudá-la) a se diferenciar.

Quais seriam? Bem... Não poderei ser exaustivo (longe disso!), mas aqui vão alguns, que entendo serem relevantes.

Para início de conversa, a alegria. Em situações de muita pressão, estresse e mau-humor, é certo que não conseguimos criar. Assim, penso que o líder deve ser capaz de contagiar as pessoas que estão ao seu redor, transmitindo alegria no trabalho. A paixão (o brilho nos olhos) pelo que é feito e a "leveza" em suas decisões, podem ser determinantes para motivar a sua equipe a seguir em frente, mesmo nos momentos difíceis ou de crise.

Além disso, o líder deve procurar, juntamente com o seu time, discutir sempre "o por quê" das coisas, isto é, o motivo de cada ação. O motivo da ação é fator determinante para a motivação.

Finalmente, o líder deve ser capaz de transmitir esperança, e isso significa fazer a equipe acreditar no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,
Alegria é pessoal, tácita, um ambiente motivado(alegre) produz melhor(não necessariamente mais), mas com cumplicidade, criatividade. Cada um sabe do resultado final e aprecia o todo da obra, particularmente, referindo-se ao seu "detalhe"
A questão é? quais os fatores que levam uma pessoa a sentir-se feliz no ambiente de trabalho? Já se sabe que não se coloca em primeiro plano o $al.
Colaboração? Ética? Confiança?

:o)