quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gestores centralizadores

Há quem alegue que muitos gestores com estilo centralizador conseguiram feitos espetaculares em termos de resultados. Isso até pode ser verdade; entretanto, é certo que ao mesmo tempo eles destruíram a moral de suas equipes. E, como resultado, quando esses gestores se aposentaram, os seus funcionáros nunca mais conseguiram se sobressair (pois foram, a vida toda, cruelmente abafados pela sua chefia).

O fato é que, se você já teve o "privilégio" de trabalhar com um gerente centralizador, certamente sabe bem o que é se sentir irrelevante. E então eu lhe pergunto: como é que alguém pode ser feliz e motivado, sentindo-se irrelevante?

Entendo que uma função gerencial importantíssima é fazer com que os gerenciados sintam-se que estão trabalhando, para uma causa, COM o gerente (e não PARA ele). E isso é fundamental para que se mantenha alta a moral, a motivação e o comprometimento da equipe.

Na verdade, poucas coisas são mais importantes para o funcionário do que a liberdade para criar e para poder utilizar ao máximo o seu potencial.

O gestor que castra alguma dessas coisas demonstra egoísmo, maldade e ignorância.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bernardino teria um estilo de equipe centralizador? Função de técnico, rígido,que desestimula o individual une em parte as equipes