quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Palavras sobre as palavras

As palavras muitas vezes atrapalham, sendo sempre bastante difícil que as elas reflitam, com exatidão, toda a riqueza dos nossos pensamentos e das nossas emoções. Isso explica porque, freqüentemente, ficamos "girando" em torno delas. Tal fenômeno não ocorreria se fosse fácil a expressão das idéias através de palavras, quando o entendimento poderia ficar estabelecido muito mais rapidamente.

Penso que em várias ocasiões, por não colocamos a devida quantidade de "vírgulas" no entendimento das palavras, paramos com o raciocínio no "meio" do caminho, e assim não podemos enxergar além, nas entrelinhas, nem sob a ótica do pensamento que o emissor desejou expressar. Adicionalmente, em diversas ocasiões damos mais importância à grafia do texto, ou à forma e ao tom com que ele é dito, ou à linguística propriamente dita, do que à reflexão que deveríamos fazer para chegarmos ao significado pretendido.


Um outro aspecto, sobre o mesmo assunto:

Às vezes nós falamos sem pensar. Mas você já tentou fazer o contrário: pensar sem o uso de palavras? Pois acredite: isso é plenamente possível! Uma criança, antes de aprender a falar, pensa. E um adulto que tenha sido criado sem contato humano (como o Tarzã, por exemplo), obviamente pensa. O pensamento é feito com base em imagens mentais.
E o pensar, sem falar, é um ótimo exercício!

Tente também rezar, sem se valer de palavras. Este é um estágio bastante elevado de oração (em relação à oração que é falada ou pensada por meio de palavras). Você simplesmente permanece em SILÊNCIO, apenas CONTEMPLANDO Deus, em uma disposição de GRATIDÃO e de ENTREGA. Posso garantir: tal experiência pode ser difícil no início, mas é quando a pessoa se encontra mais próxima do Criador, pois não haverá mais nada (nem palavras) entre ela e Ele.




Nenhum comentário: