terça-feira, 11 de março de 2008

Planos de negócios

Quando pensamos em lançar um novo produto/serviço ou mesmo quando alguém planeja montar um novo negócio, vem sempre à tona a questão do plano de negócios (o famoso business plan).

Esta reportagem (em Inglês) é excelente para quem se interessa por esse assunto. Ela questiona a validade de nos atermos demais aos planos de negócios.

Particularmente, concordo com isso. Um fato incontestável é que muitos dos negócios bilionários que surgiram na web não partiram de business plans bem elaborados. A grande maioria nem ao menos teve um business plan, quando foi criado. Ao contrário, foram simplesmente idéias de jovens que seguiram as suas intuições, acreditaram plenamente nelas, levaram-nas adiante e acabaram ficando ricos com as mesmas.

É certo, também, que o negócio não pode partir exclusivamente da tecnologia, sem que se olhe para o mercado.

Portanto, é necessário haver um mix dessas coisas.

Nos últimos 25 anos, milhares de pessoas fizeram fortunas produzindo e vendendo livros, palestras e cursos sobre planos de negócios. Toneladas de trabalhos acadêmicos foram geradas sobre esse assunto. Mas a real validade disso e o suposto atrelamento de um business plan com o sucesso do business é algo questionável. Sempre achei isso e, ao mesmo tempo, sempre me achei um peixe fora d'água por achar isso...


O fato é que, em toda parte, perde-se muito tempo com o planejamento detalhado de projetos/empreendimentos que jamais se realizam; com a elaboração de orçamentos que nunca são seguidos/obedecidos; com a preparação de planos de negócios que são baseados em projeções/estimativas que acabam, em geral, passando longe do que, de fato, acaba acontecendo.

Se todos nós já percebemos isso, por que continuamos fazendo (e dando extrema importância) a essas coisas?

Não seria melhor dispendermos esse tempo/esforço/energia simplesmente... Executando? É do que o artigo trata.

É claro que, como estamos todos habituados a seguir as cartilhas e a levar em conta o que é pregado pelos "gurus" da administração e pelos professores dos MBAs, o artigo parecerá polêmico ou até "fora do contexto".

Mas é excelente para todos nós refletirmos sobre o assunto. E, talvez, mudarmos nossas formas de pensar e agir.

Nenhum comentário: