terça-feira, 11 de março de 2008

Geração Y: porque isso pode ser importante para nós?

Se você ainda não ouviu falar de "Geração Y", vai ouvir!

E se não sabe exatamente o que é, aqui vai uma breve explicação:

Primeiramente, vamos definir "Baby Boomers". Esse termo é usado nos EUA para identificar as pessoas nascidas de 1946 até 1961 (alguns autores prolongam esse período para até 1964). Nessa época (pós Segunda Guerra) houve uma significativa explosão demográfica naquele país. O termo "baby boom" passou, então, a ser usado, genericamente, para identificar períodos de alto crescimento populacional, independentemente da geografia.

Geração X é a expressão usada para identificar pessoas que nasceram a partir de 1961 (ou de 1964) e durante a década 1970. As características dessa geração foram pormenorizadas em um livro escrito por Douglas Coupland (Generation X: Tales for an Accelerated Culture). Para resumir, o termo "X" foi empregado pela percepção de que essa geração específica não possui uma identidade social bem definida. Boa parte dela é constituída por pessoas apáticas, sem afeições ou sentimentos. O termo passou a ser pejorativo; mas, por outro lado, essa é a geração responsável pela evolução da Internet e pelos inúmeros progressos decorrentes dela.

Geração Y é o termo agora utilizado para referir-se às pessoas que nasceram entre 1980 a 1995. O "Y" representa uma sucessão do "X" ("após o X"). Esse termo está agora muito "na moda", principalmente pelo fato de que é essa geração que está, neste momento, definindo o resultado da eleição presidencial Americana. E os candidatos têm focado os seus discursos e programas especificamente para a Geração Y.

É uma geração diferente da anterior, sob vários aspectos. Primeiramente, porque ela não está mais tão apegada ao sucesso de suas carreiras e à competição sem limites. Ela percebe que outros valores são tão (ou mais) importantes, como a maior convivência familiar, a prática de esportes, o lazer, a busca pelo aprimoramento cultural, a preocupação com a preservação ambiental, dentre outros.


Muito interessante é o livro que a Penelope Trunk escreveu a respeito da Geração Y, dando sugestões sobre como devem ser desenvolvidas as novas carreiras e como deve ser o novo comportamento das pessoas no trabalho. O livro é bastante polêmico, pois fala de valores que são totalmente contrários àqueles com os quais as pessoas estão, hoje, habituadas a conviver.

Mas por que isso pode ser importante para nós?

Porque os ambientes empresarias, dos quais fazemos parte, estão mudando rapidamente. E as novas gerações ("Y") estão entrando nas empresas. Todos nós já passamos a conviver e a interagir com essas pessoas. E elas pensam de modo diferente. E têm ideais e formas de agir diferentes. E as empresas, inevitavelmente, se adaptarão a elas. E as que resistirem, estarão rapidamente fossilizadas. Portanto, precisamos conhecê-las.

Tudo isso está na obra da Penelope Trunk. Para quem lê em Inglês, o livro já está sendo vendido na Amazon.com. No entanto, em breve, deverá ser publicado em Português.



2 comentários:

Unknown disse...

Olá Marcos
Gostei muito do blog e do artigo! Grande abraço
André Queiroz

Luiz Lopes disse...

Parabéns, Marcos, pelos textos. Todo o material conhecido entre seus colegas de empresa será muito bem vindo por todos os internautas.