sábado, 9 de janeiro de 2010

Trabalhamos para viver, jamais para morrer!


No último ano, dezenas de pessoas se suicidaram na France Telecom.


E a Renault da França já foi responsabilizada pelo suicídio de um funcionário, fato inédito na justiça européia. A alegação da família do funcionário foi excesso de estresse devido às pressões impostas pela empresa.


O referido empregado estava em reunião com seu gerente, quando a conversa "esquentou" e o empregado acabou saltando pela janela, caindo do quinto andar do prédio!


Aqui, reforço o meu ponto de vista de sempre: técnicas de gerenciamento que são simplesmente importadas dos tera-disciplinados e peta-resilientes japoneses, frequentemente causam rejeição e perigo em países latinos, pois cada cultura responde de formas diferentes às pressões no trabalho.


Adicionalmente, convém lembrarmos que os japoneses são, praticamente, "os inventores" do suicídio. Como exemplos: o Hara-kiri e os Kamikazes. Assim, fico imaginando se, juntamente com a importação das técnicas gerenciais nipônicas, os franceses acabaram importando também os suicídios?...


Mas uma coisa é bem diferente, nos dois países: enquanto que na França o suicídio é pelo excesso de trabalho e de pressão, no Japão é pela falta dele, pois para os japoneses desemprego é sinal de desonra!


O fato é que, pelo motivo que seja, morrer por causa do trabalho não faz o menor sentido. Ora, se as pessoas trabalham para viver, como elas podem transformar o trabalho em meio para morrer? Tremendo nonsense!


Hoje, percebo claramente o que meus avós e pais já diziam: "o que está faltando é Deus na vida das pessoas".


No livro bíblico de Jó, vê-se que por várias ocasiões ele desejou morrer, mas Jó nunca pensou em retirar a sua própria vida, decisão que ele sabia ser exclusiva de Deus.


(ilustração: Jó e seus amigos)


O fato é que, com a exagerada correria de hoje e com as pressões absurdas que algumas vezes são impostas aos funcionários, esses não mais conseguem dar "tempo ao tempo".


E é só "dando tempo" para si mesmo que a percepção da pessoa sobre a real magnitude e relevância de seus problemas se aprimora.


E é só "dando tempo" para si mesmo, que a pessoa consegue encontrar-se com Aquele que é...


...fonte de vida!



Um comentário:

Anônimo disse...

Em síntese:
Empresas despreparadas, geram pressão, logo, resultado aquem e maquiado.
A exmplo crianças no Japáo se suicidando por não tirar um 10 e isto é uma vergonha para a família.

Quando as empresas perceberem que a forma no trato com os empregados, e não estou falando em liderança, educação, formas de ouvir e nem ética, pois isso já deveria ser premissa no ambiente. Mas de compreensão, entender que a prioridade pode não ser a executada naquele instante e nem sempre a urgente, pois se fosse assim nunca teria espaço para os não prioritários. concluir de quem vai ser a decisão. do chefe ou do executor? Ah o tempo fica de lado s for para fazer o certo, e se o que deseja é o certo. o tempo não é o prioritário. Frtalecer a confiança no conhecimento, o aocmpnhar com plausiveis conversas. E assim em diante.
Enfim ações simples como entender algumas das teorias das filas.