segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Por uma causa

As pessoas gostam de participar de CAUSAS importantes. E, elas mesmas, sentem-se importantes com isso.


O comprometimento com cada tarefa é maior quando existe a clara percepção do SIGNIFICADO e do VALOR do trabalho a ser desenvolvido.


Cabe ao LÍDER esclarecer, discutir, informar e, assim, auxiliar as pessoas a perceberem a relevância do que deve ser feito e os BENEFÍCIOS MAIS NOBRES a serem alcançados.


Liderar é elevar espíritos”, dizia Peter Drucker.


Assim, gerentes que colocam os subordinados para baixo e que não se preocupam em propor CAUSAS a serem entendidas e abraçadas por todos, podem ser “chefes”; jamais, lideres.




Um comentário:

Anônimo disse...

De acordo Pessoa,

Pena que muitos não sabem a diferença entre Líderança e Gerencia, afinal o Gerente Líder é Líder ou gerente? e o verso? Sempre digo que é viável um Líder absorver uma gerência de fato do que um gerente ser um líder.
Muitas pessoas gostam de estar em projetos relevantes, na foto, brigando para estar no centro dela de preferência(sentar no banco da frente), que aliás, normalmente acabam em frustações, pela falta de humildade em começar pequeno. Estas pessoas aproximam-se de chefes.
O Lider, preocupa-se com os pedaços. Em juntar as partes, para isso, precisa de quem ajude e não de quem faça. (Tem diferença). As pessoas estão afastadas do líder, pois estão sinérgicas com ele, o elo é o esforço para o resultado do "todos por um e um por todos".
Gerente, cuida do cotidiano, dos controles, Líderes cuidam em eliminar controles e transformá-los em rotina.
Enfim, Líderes está relacionado a pessoas e gerentes a "números", burocracias, a loops que levam o tempo a passar.
Líderes são mais necessários e úteis.